terça-feira, 30 de novembro de 2010

MARCHA DA PREVENÇÃO EM OLIVEIRA/MG

Oliveira/MG - A formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas em Oliveira/MG ocorreu no dia 26 de novembro/2010, iniciando-se com uma "Marcha da Prevenção" realizada pelos formandos, que percorreram a Rua Dr. Coelho de Moura, centro, com destino ao Poliesportivo onde foi realizada a solenidade de formatura.
O desfile preventivo contou com a participação da Fanfarra da Escola Estadual Professor Pinheiro Campos que abrilhantou o evento.
Os alunos chamaram atenção da comunidade Oliveirense pelo entusiasmo e empolgação com o Proerd.

A presença do mascote “PM Amigo Legal” foi marcante e agradou tanto as crianças quanto os adultos.


O Proerd foi aplicado para 574 alunos da rede municipal e estadual de Oliveira.



FONTE: Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

domingo, 21 de novembro de 2010

POLICIAIS CEARENSES REALIZAM TRABALHO DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS

(19/11/2010) - Na tentativa de minimizar a violência, policiais do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) realizam trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes. Eles desenvolvem atividades como cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outras, para alertar sobre os riscos de entrar no mundo das drogas.

De acordo com o fundador do Proerd no Estado, coronel da Polícia Militar (PM) Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, atualmente na reserva, o programa foi implantado no ano 2000 no Ceará e em março desde ano o Proerd completou dez anos de existência estadual. “Ao longo deste tempo cerca de 130 mil alunos, de 96 municípios, encontram-se orientados contra as drogas”, afirma o fundador.

Ives Felipe, de 11 anos, aluno da 6ª série do Colégio 21 de Abril, que participou do curso oferecido pelo Proerd no primeiro semestre de 2010, mesmo com a pouca idade, considera as drogas um atraso de vida e afirma querer ficar longe delas.

As aulas, de prevenção e orientação sobre os diversos aspectos das drogas, são ministradas por policiais militares fardados a alunos do 5º e 6º anos, com faixa etária de 9 a 12 anos de idade. Ao final do curso é realizada uma formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de “Aluno Proerd”.

Além do programa coordenado pela PM, policiais civis da Dipre também realizam atividades de conscientização acerca da problemática das drogas, suas possíveis causas e consequências, individuais e coletivas, com fundamentos científicos.

O delegado da divisão, Germano Camelo, afirma que eles tratam de outros temas como tabagismo, alcoolismo, legislação sobre drogas e valorização da vida, onde o público-alvo destes trabalhos são jovens entre 12 anos e 18 anos, educadores e familiares. Diferentemente do Proerd as palestras, oficinas, debates e cursos desenvolvidos pela Dipre estão presentes não apenas nas escolas, mas em universidades, ONGs e demais instituições.

A Dipre forma multiplicadores para desenvolver ações preventivas de combate à violência e ao uso indevido de drogas dentro das comunidades, com carga horária de no mínimo 40 horas. Até o final de 2010, serão formados mais de mil profissionais em todo Estado, ressalta o delegado Camelo. Ele destaca que o papel do multiplicador é sensibilizar a população sobre os temas citados, com a finalidade de preservar a saúde e proteger, principalmente, a criança e o adolescente. Seja uma liderança comunitária ou religiosa, um morador do bairro, ou seja, qualquer pessoa pode se tornar um multiplicador, lembra Camelo.

Saiba mais:

O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de Drug Abuse Resistance Education (Dare), em parceria com o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia, para ser implantado nas escolas.

Hoje o Proerd está presente em aproximadamente 50 Países. O Ceará foi quinto Estado a implantar o programa. Foram formados 249 instrutores, todos policiais militares, para ministrar o curso. A Dipre com seu trabalho já beneficiou mais de 50 mil pessoas.

A escola que tiver interesse em participar do Proerd, seja pública ou particular, pode procurar diretamente o programa.

Mais informações:

Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd): 85 - 3101.3551

Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre): 3101.7416

Fonte: Assessoria de Imprensa da SSPDS - Marcos Cavalcante / Joslen Herbster (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 - 3101.6518)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BOA ESPERANÇA/MG EM FESTA COM O PROERD


A Polícia Militar na cidade de Boa Esperança/MG realizou no dia 22 de Outubro de 2010 no Ginásio do Colégio São José, a formatura de 900 alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistências às Drogas), o evento contou com a participação de pais dos alunos, professores, diretores e demais autoridades civis, militares e religiosas.

O PROERD é um programa desenvolvido pela Polícia Militar, tendo como público alvo alunos matriculados no 5º ano de toda rede escolar, e tem como finalidade conscientizar crianças e adolescentes dos males causados pelo uso de substâncias entorpecentes, bem como da violência que atinge a sociedade e que está diretamente relacionado às Drogas.

Neste ano de 2010 o programa atingiu aproximadamente 900 alunos, que após intensa preparação com palestras, encontros e atividades realizadas pelos policiais militares instrutores do PROERD, agora se encontram orientados para lidar com alguns problemas relacionados a DROGAS e VIOLENCIA.

Durante o evento, houve premiação pela melhor redação, que abordou como tema assuntos inerentes ao programa. Houve também o sorteio de uma bicicleta como forma de incentivo aos formandos.

A formatura contou com a presença de aproximadamente 3 mil pessoas, além do prestígio de algumas autoridades civis da cidade e membros de entidades religiosas.

Ao final, ao som da música do PROERD que todos os alunos entoam sempre com motivação e alegria, deu-se o encerramento dessa festa maravilhosa, que celebra mais crianças longe das drogas e dentro da escola.

Parabéns aos formandos!