quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PM MINEIRO É HOMENAGEADO EM SANTA CATARINA/SC

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd da Polícia Militar de Minas Gerais foi homenageado em Santa Catarina. O Coordenador Operacional e Metodológico do programa, Capitão Hudson Ferraz, foi agraciado com a medalha instituída pelo Decreto Estadual nº 2818/2009, destinada a condecorar pessoas físicas e jurídicas civis, personalidades, órgãos públicos nacionais ou estrangeiros, e militares estaduais e das Forças Armadas, que tenham contribuído ao engrandecimento do Proerd.

O Capitão Ferraz foi condecorado durante o 11º Seminário Estadual, que contou com a participação de 273 instrutores de Santa Catarina e de 25 policiais militares dos Estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.
A Coordenadora Executiva do Proerd em Santa catarina, Capitão Gabriela Rafaela Xavier Lins, disse que a PMMG desenvolve um excelente trabalho no Estado. "Temos uma grande parceria com Minas Gerais e, claro, não poderíamos deixar de homenagear o Capitão Ferraz que realiza um programa excepcional. Em Minas, os militares que atuam no programa têm um grande incentivo do governo e isso é de fundamental importância para o bom andamento do Proerd."
Para o Oficial, receber a comenda significou coroar um trabalho desenvolvido ao longo dos anos no estado mineiro. "Estou na coordenação desde 2002 e este reconhecimento demonstra como o Proerd é referência no país.", destacou o Cap Ferraz, que lembrou ainda que os militares de Santa catarina desenvolvem seus trabalhos no Proerd baseado em um treinamento aplicado em Minas Gerais, o projeto "Caindo na Real."

CAINDO NA REAL

O projeto representa mais de 20 anos de pesquisa do Projeto de Estratégias de Resistência às Drogas (Drug Resistance Strategies - DRS) que descreveram o processo de oferta de drogas, respondendo a questionamentos - "quem, o quê, onde, como e porque" - além de descrever meios eficazes para a juventude recusar ou resistir a essas ofertas.

No Caindo na Real, os jovens com idade entre 12 e 14 anos, participam de uma abordagem multicultural baseada na escola, sendo incorporados ao currículo valores que focam a orientação familiar, o respeito, o tratamento pessoal e simpatia. O projeto é composto de 10 lições, que utilizam atividades lúdicas de modo a envolver os alunos em sua própria aprendizagem, orientando habilidades de resistência, avaliação de riscos, tomada de decisões, suporte social, resolução de conflitos, questões legais e condutas diante do fenômeno das drogas, utilizando como recursos a mobilização de estudantes, suas famílias e comunidades.




LEIA O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O PROERD


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COMUNIDADE FESTEJA O PROERD EM SANTANA DO JACARÉ/MG

Santana do Jacaré/MG – Em 06/12/10 ocorreu na Escola Municipal João Alves Duca a solenidade de formatura de 65 alunos do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.
Foram premiados 03 alunos que fizeram uma redação referente a prevenção ao uso/abuso de drogas.
Em certo momento do evento, os alunos prestaram o juramento como ocorrem em toda formatura do Proerd, para consolidar o compromisso de continuarem afastados das drogas e violência.
A Cabo PM Silvana com uma breve reflexão fez passar a todos presentes a importância do PROERD na vida da comunidade e principalmente naquele município. A Escola Municipal João Alves Duca e toda comunidade agradeceu a PMMG por esse excelente programa de prevenção que vem auxiliando a comunidade nas questões afetas ao uso e abuso de drogas.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

PMMG FORMA NOVOS INSTRUTORES DO PROERD

Belo Horizonte/MG (06/12/10) - Diante de autoridades militares e civis e parentes de policiais, o Subsecretario Estadual Antidrogas, Clóvis Benevides, disse, na tarde da última sexta-feira, 3, que o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd "é a maior iniciativa de prevenção de drogas do Brasil". A declaração foi feita na cerimônia, no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte, durante a formatura de 31 militares no Curso de Instrutores do Proerd.

Além de Clóvis Benevides, a solenidade contou com as presenças do comandante do Policiamento da Capital - CPC, Coronel Cícero Nunes, da subdiretora da Diretoria de Apoio Operacional, Tenente-Coronel Neuza Maria Aparecida Mendes, do presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Aloísio Andrade e de Antônio Carlos Cabral Aguiar, representante da Conspiração Mineira pela Educação.
Para ingressar no curso, com duração de duas semanas, os militares passam por uma rigorosa seleção, como explica o Coordenador, Capitão Hudson Ferraz. "Os policiais são avaliados diariamente no curso, pois temos que analisar quem se enquadra no perfil para atuar no programa. Hoje temos uma procura muito grande de militares para ingressar na atividade e temos o compromisso de formar os melhores para dar continuidade ao sucesso do Proerd."

Neste processo de avaliação, além do Capitão Ferraz, cinco PMs, que atuam como mentores, participam. São eles: Sargentos Arantes, Nésia, Kerlston e Alexandre e a Cabo Kelly. Todos auxiliam na formação dos novos instrutores para garantir que os policiais militares designados tenham as habilidades apropriadas, sejam comprometidos com a prevenção do uso de substâncias, sejam bons modelos de comportamento e tenham vocação e dedicação para trabalhar com crianças.

EMOÇÃO
Antes de começar o seu discurso, o Coronel Cícero Nunes, disse que em todas as formaturas do Proerd ele sempre se emociona e que nesta não foi diferente. O responsável pela emoção foi o Assessor de Imprensa, Capitão Gedir Rocha, que também concluiu o curso. O Oficial fez um discurso para lembrar a trajetória dos militares que participaram e ainda reforçou como a presença de PMs em escolas enriquece a Instituição.

O Capitão também fez várias citações. Lembrou, Martin Luther King, Antoine de Saint-Exupéry e muitos outros para exemplificar a importância do projeto. Mas foi citando a redação do seu filho, Rafael, que o militar, com a voz embargada, emocionou a todos. O garoto, que é aluno do Proerd, escreveu em seu texto que "o programa nos ajudará no futuro para tomar decisões, pois me ensinou que as drogas a violência podem nos levar à morte." O jovem finalizou dizendo que ama o Proerd.

ANJOS DA ESCOLA
Durante a cerimônia, o representante da Conspiração Mineira pela Educação, Antônio Carlos Cabral Aguiar, classificou os militares como "Anjos da Escola" e disse estar honrado em poder contar com a Polícia Militar como parceira. Finalizando os elogios, Antônio Carlos ainda fez uma homenagem a Corporação e prestou uma continência ao Coronel Cícero.

Aloísio Andrade, do Conselho Estadual Antidrogas, também ressaltou a força do programa nas escolas e no combate ao uso de drogas. Ele ainda lembrou como é importante o papel da PM, que lida com os limites, nas Instituições e destacou que os militares são altamente capacitados para lidar com crianças e adolescentes.

Clóvis Benevides teceu diversos elogios ao Proerd e destacou a coragem dos policiais em lidar com um assunto tão sério de maneira tão eficaz."Não há no estado ou no país, uma intervenção que trate desse tema com tanta seriedade. Temos em Minas, uma Polícia Militar cidadã". Ele ainda disse que o modelo Proerd mais organizado do Brasil é o adotado na PMMG.

"Quero agradecer a cada um de vocês que são voluntários em uma causa tão nobre. Vocês que disseram sim ao Proerd e com muita dedicação e entusiasmo concluíram um curso muito exigente e com padrões muito diferenciados." Assim a Tenente-Coronel Neuza definiu o empenho dos militares e destacou o profissionalismo do curso.
O Coronel Cícero lembrou ainda, em suas palavras, como o Proerd tem a capacidade de "tocar as crianças, os jovens e também os familiares" e fez referência aos parentes dos militares que estavam presentes na formatura. Ele ainda destacou os números do programa, que já formou mais de dois milhões de alunos e também os desafios que os policiais enfrentam diariamente para formar os jovens.

DEPOIMENTOS - MENTORES
"Estou há sete anos no Proerd e é o quarto curso que atuo como mentora. Acredito na prevenção como a melhor forma de combater a violência. Portanto, quanto maior o número de militares atuando no programa, mais crianças serão beneficiadas."
Sargento Nésia Côrrea, 16º BPM

"É a primeira vez que atuo como mentora e a responsabilidade aumenta bastante, porque agora treinaremos militares que serão multiplicadores do Proerd. Estou muito realizada com o trabalho desenvolvido."
Cabo Kelly - CPC

"Acredito que existe também uma mudança de paradigma na tropa. No curso, temos muitos militares novos, que acabaram de ingressar na Corporação e que já reconhecem a importância do Proerd."
Sargento Arantes - 22º BPM

"Tenho 15 anos de Polícia Militar e seis deles foram dedicados ao Proerd. O que percebo é que a cada ano o curso melhora mais e as exigências aumentam."
Sargento Kerlston - 22º BPM

NOVOS INSTRUTORES
"Tenho três anos de PMMG e sempre quis fazer parte do Proerd. Já conhecia sua eficácia antes mesmo de entrar para a tropa. O curso me surpreendeu de forma bastante positiva."
Soldado Bruno Torquetti - 5º BPM

"Sou mãe da Camila Aparecida e vim prestigiar o evento. Acho o Proerd uma coisa maravilhosa e fico muito feliz de minha filha fazer parte deste programa."
Maria Aparecida Barbosa

"Como sou formada em pedagogia, já tenho uma grande afinidade com as salas de aula. O curso é muito completo e me sinto preparada para lidar com os jovens."
Soldado Camila Aparecida - 1º BPM


Créditos: (Sheila de Ângelis)

Fonte: http://www.pmmg.mg.gov.br/


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ALUNO LAVRENSE É PREMIADO NO CONCURSO DE REDAÇÃO EM BH.

Belo Horizonte/MG - A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por intermédio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas, divulgou em 02/12/10 a relação dos vencedores do "13º Concurso de Redação, Frases e Desenhos - Viva Feliz sem drogas", com o tema: "Esportes 10 X Drogas 0 – Neste jogo quem ganha é você". Na relação dos vencedores publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais constava o nome de um aluno lavrense que muito bem representou a cidade dos ipês e das escolas. Trata-se Wendell Alcântara Silva (Escola Municipal Padre Dehon).

A solenidade de premiação ocorreu hoje (06/12), às 09 horas, no auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1600, bairro Lourdes, Belo Horizonte).
Na categoria Redação, Carlos Gomes Oliveira (Escola Municipal Cônego Sequeira- Belo Horizonte) ficou com o 1º lugar, Wendell Alcântara Silva (Escola Municipal Padre Dehon - Lavras), conquistou o 2º lugar e Rúbia Maria Santos de Souza (Escola Municipal Zulma Rocha Santos - São Gonçalo do Rio Preto) ficou com o 3º lugar.

O aluno Wendell fez o Proerd no 1.º semestre de 2.010 com o Soldado Rodrigues (foto) que juntamente com a Diretora e Professora da Escola Municipal Padre Dehon compareceram em BH para receberem a premiação (extensivo ao educandário, à educadora e ao policial instrutor do Proerd).

sábado, 4 de dezembro de 2010

FORMATURA PROERD EM CANA VERDE/MG

Cana Verde/MG (04/12/10) - Ocorreu no dia 03/12/10 a solenidade de entrega dos certificados do Proerd, para os alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Waldivino José Freire, onde foram premiados com uma medalha do Proerd, os alunos que se destacaram durante as aulas e obtiveram êxito na confecção da redação Proerd, com o seguinte tema: “Com o Proerd eu aprendi que...”, de onde foi escolhida a melhor redação de cada turma.
Foram premiados também os alunos dos livros mais completos e bem cuidados de cada turma, sendo um menino e uma menina.
Receberam o certificado de conclusão do curso aproximadamente 80 alunos, encerrando-se assim mais ano de trabalhos naquele município, com êxito e a sensação do dever cumprido, levando assim mais uma vez o conhecimento a esses alunos, que sem dúvida estarão à partir de agora, preparados para vivenciarem as pressões por parte dos amigos em relação ao uso de drogas.