sexta-feira, 28 de outubro de 2011

POLÍCIA MILITAR PARTICIPA DE FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE ÁLCOOL E DROGAS

Aconteceu em Nepomuceno/MG entre os dias 24 e 26 de outubro, o I Fórum de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas.


O evento promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas de Nepomuceno – COMAD, ocorreu nas dependências do CEFET.

A abertura do Fórum em 24/10 contou com a apresentação de uma peça teatral (“Ainda”) que emocionou todos os presentes e serviu como tema para debates sobre as questões afetas ao uso/abuso de drogas na sociedade contemporânea.

No 2º dia do Fórum (25/10) o primeiro tema da noite foi “Dependência Química: Desafio e compromisso”. A mesa foi composta pela representante da Secretaria Municipal da Saúde (Dra. Cleucimara Camilo – Psicóloga e Mestre em Saúde Mental), também pelo Sr. Ricardo Gattini, do Departamento de Políticas Públicas de Nepomuceno, pela Secretária Municipal de Educação, Sra. Maria José Soares Pereira e também pela Secretária de Cultura e Esporte, Sra. Darcy Piva Dessimoni. A mediadora dos debates foi a Sra. Ludmila Barbosa Rodrigues, Secretária Municipal de Saúde de Alfenas/MG.

Em seguida, ocorreu a apresentação do segundo tema da noite:“Desafios e Compromissos na Legislação Brasileira e na sua aplicação”. A mesa foi composta pelo Juiz de Direito da Comarca de Nepomuceno, Dr. Dênis Ferreira Mendes; pelo Vereador e Delegado representante da Polícia Civil, Dr. João Bosco da Silva Penha e também pelo representante da Polícia Militar, Capitão PM José Deon da Silva (Master Proerd e Especialista em Dependência Química pela UFSJ). O mediador foi o Dr. Carlos Rodrigues Masson, Presidente da OAB de Nepomuceno/MG.

No 3º e último dia do evento (26/10) iniciou-se com o tema: “Dependência química na rede de proteção – desafio e compromisso”, contando com a participação da Coordenadora do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Assistente Social Mariana Braga; do Coordenador do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Assistente Social Beltessar Dias de Carvalho; do representante do Conselho Tutelar, Sr. Cesar Pedroso e da Coordenadora do Projeto “Pró Jovem”, Assistente Social Gisele Ferreira dos Santos. A mediação ficou a cargo da Assistente Social do CEFET Mariana Coelho.

Para o encerramento de tão importante evento, a 4ª mesa de debates foi composta pela Secretaria Municipal da Promoção da Cidadania de Lavras/MG, Sra. Belkis Eriana Amaral de Souza; pela Presidente do COMAD de Nepomuceno/MG, Sra. Cláudia Maria de Cristo (Técnica em Dependência Química e Terapeuta em aconselhamento individual e Familiar) e com a participação do Presidente do COMUDA/SP – Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Alcool e Drogas e Coordenador de Atenção às Drogas da cidade de São Paulo (PMSP) – Especialista em Dependência Química, Dr. José Florentino dos Santos Filho.

Ainda esteve presente em todos os momentos do evento, o Prefeito Municipal, Sr. Marcos Memento, além de representantes do Poder Legislativo e outros segmentos sociais de Nepomuceno e região, os quais entenderam a importância de tão significativo evento. Interessante foi a manifestação de um participante que estava na platéia e disse que "(...) apesar de todos dizerem que a guerra contra as drogas está perdida, aqui em Nepomuceno podemos fazer diferente e eu acredito nisso!" O cidadão consciente foi ovacionado por todos.

Drogas: uma questão a ser tratada por toda sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Zico participa de gravação de vídeo da PM


Muriaé/MG (24/10/11) Na manhã de hoje, o ex-jogador de futebol, Zico, esteve presente na cidade, para gravar um vídeo educacional para as crianças que se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas- Proerd do 47º Batalhão.

Atual treinador de futebol, Zico esteve na cidade para inaugurar o seu projeto "Zico é 10" em parceria com o governo do Estado e o município de Muriaé.

O ex-jogador recebeu das mãos do instrutor Cabo Madriaga e de o aluno Oliveiro José, da Escola Municipal Gilberto José Tânus Braz, um Kit com camisa, cartilha e carteirinha Proerd.


PROERD

O Programa foi implantado inicialmente em Uberlândia, em 1998, em algumas escolas da rede pública municipal, em caráter experimental, sendo estendido para as cidades de Diamantina, Varginha, Divinópolis, Ipatinga e Montes Claros, com instrutores formados pela Polícia Militar de Minas Gerais. Atualmente, o Proerd está instalado nas 18 Regiões de Polícia Militar e já atendeu a cerca de 2 milhões de jovens.

Fonte:
www.pmmg.mg.gov.br

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PROERD PARTICIPA DO DESFILE EM ALFENAS/MG

Em Alfenas/MG, na data de 15 de Outubro de 2011, em comemoração ao aniversário do município, a PMMG desfilou representada pelos Instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas), através do 1º Sgt PM Duarte e o 3º Sgt PM Jaime, os quais coordenaram o evento com o intuito de demonstrar os trabalhos realizados pela Instituição e homenageando as autoridades Militares, Civis e o público presente, sendo uma ótima oportunidade para as crianças demonstrarem muita dedicação e esforço, no sentido de mostrar a todos que os jovens podem praticar atividades saudáveis longe das drogas e da violência.
A participação foi muito elogiada, uma vez que ficou evidenciada a união das três forças: Escola, Polícia Militar e a Família. Com grande alegria os integrantes do pelotão do desfile, conseguiram emocionar as pessoas que a todo instante, aplaudiam e ficava evidenciado, no acompanhamento da canção do PROERD, grito de guerra, os sinais de positivo da platéia que transmitia o agradecimento e o reconhecimento do trabalho preventivo.
Faixas foram mostradas lembrando as escolas municipais, estaduais e particulares de ensino. Houve também a participação de membros do Projeto “Golaço Futuro Cidadão”, o qual é realizado nas dependências da 18ª Cia PM Ind, destacando que através do esporte e com disciplina, o dia de cada um será melhor.

O retorno foi muito satisfatório, com a divulgação à sociedade, solicitando o empenho dos Pais, a fim de serem os espelhos e os exemplos para os filhos, sendo convidados para participarem do curso PROERD para Pais, que será ministrado nas escolas.

Fonte: 18ª Cia PM Ind

sábado, 15 de outubro de 2011

AOS MESTRES... COM CARINHO.


“DE TANTOS CAMINHOS, ESCOLHESTES O MAIS BELO: O MAGISTÉRIO. FIZESTES DESTA ESCOLHA UM ORÁCULO SAGRADO, BUSCANDO O TOTAL... TRANSMITINDO A ESSÊNCIA... TRAZENDO EM TEUS SERES OS TRIUNFOS NECESSÁRIOS: SABEDORIA, AMOR, DEDICAÇÃO. TALVEZ, PELA LABUTA ÁRDUA DO COTIDIANO, NÃO SE APERCEBERAM... ADOTAM TANTAS ALMAS QUE OS ADMIRAM! FIZERAM DE UMA SIMPLES SALA DE AULA, UM TEMPLO ATENIENSE DE GRANDE SABEDORIA E BUSCA DOS PORQUÊS... E COM A FORÇA DO CORAÇÃO DESTES BUSCANTES, PROCURAREMOS TRILHAR... TOMANDO COMO EXEMPLO SEUS CAMINHOS ‘DO SEMPRE QUERER SABER MAIS.”(ANA MARIA PASSOS)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PM AMIGO LEGAL E DARE, FAZEM A FESTA NO DIA DAS CRIANÇAS.


Barbacena/MG (14/10/11) - Na quarta feira, dia 12, o “DARE”, mascote do Proerd e o “PM Amigo Legal”, estiveram no Bairro São José, em um evento realizado por uma igreja, animando as crianças e distribuindo cartilhas educativas da Polícia Militar.
Festa, cama elástica, pipoca , algodão doce e segurança pública. A Igreja do Evangelho Quadrangular de Barbacena, realizou evento destinado às crianças, com palestras para os pais, atividades educativas, recreativas e de evangelização.A polícia militar esteve muito bem representada pelo PM Amigo Legal, e pelo DARE, mascote do PROERD, que contagiaram as crianças. Muitas pediam um abraço, uma foto e se identificavam com o PM Amigo Legal, dizendo: "Quando crescer vou ser policial!".
Os personagens promoveram uma interação com as mais de 800 pessoas que participaram do Congresso de Crianças, proporcionando segurança e diversão às centenas de crianças que participaram da festa. (3º Sgt.Madeira)
Fonte: www.pmmg.mg.gov.br/13rpm
Imagens: 3º Sgt Madeira

POLICIAIS MILITARES FAZEM ALERTA SOBRE O PERIGO DAS DROGAS EM PEÇA TEATRAL


Itabira/MG (11/10/11) - Cerca de duas mil pessoas assistiram à peça Mundo das Drogas, encenada nas cidades de João Monlevade, Itabira e Carmésia por 10 policiais militares do 26º Batalhão, dentro do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente. Paralelamente, foram realizadas atividades alusivas ao combate e ao uso de drogas, prostituição e violência sexual contra crianças e adolescentes.

Conforme os organizadores, na peça, os policiais militares mostram o perigo que os entorpecentes representam para pessoas de todas as idades e para onde a pessoa é levada, se fizer a escolha errada.

“O teatro interativo tem por finalidade conscientizar, sensibilizar e orientar adolescentes, familiares, comunidade escolar e sociedade, sobre os malefícios que o envolvimento com as drogas representa para a comunidade e até para a Nação”, destaca o Sargento Adílson Sá, um dos atores.

O policial militar explica que, nas encenações, é mostrado, de forma prática e o mais próximo da realidade possível, os passos dados por uma pessoa que faz a opção errada de viver e entra no mundo das drogas.

A peça é apresentada em várias sessões diárias, através de um narrador, que percorre, juntamente com o público, os oitos cenários estrategicamente produzidos para fazer rir, chorar, alertar e conscientizar sobre as questões apresentadas.

O título, Mundo das Drogas, se refere às situações que envolvem o uso de drogas, dentre eles: o usuário, a família, a escola, o trabalho policial militar e a sociedade. Alerta para os riscos das escolhas e da busca desenfreada pelo prazer sem pensar nas consequências. Ao longo da apresentação, são passadas dicas de prevenção, de tratamento e de serviços de proteção.

Mais de 1.600 pessoas, principalmente estudantes, já viram o Mundo das Drogas, nas cidades de Itabira e Carmésia. “A reação das pessoas nos deixa a nítida impressão que estamos no caminho certo”, observa o Sargento Adílson Sá. (Alexandre França)

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PROJETO CAPACITAR PARA PREVENIR - MULTIPLICADORES DA CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA DO CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS.

Crissiumal/RS - Aconteceu no dia 29 de Setembro, o II Encontro do COMAD Juvenil, que faz parte do Projeto Capacitar para Prevenir – Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida, do Conselho Municipal Antidrogas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, no período da manhã na sala de reuniões da HCC.

Dando sequência ao primeiro encontro, os alunos entregaram a tarefa que receberam para realizar em casa. Em seguida foi dada inicio ao processo de escolha da diretoria do COMAD Juvenil, com uma dinâmica de apresentação em forma de entrevista em dupla, onde já possibilitou de cada aluno expressar seu interesse em fazer parte da diretoria.

Foi feita divisão em dois grupos, onde teve a chapa 01 – Chapa Feminina e Chapa 02 – Crissiumal Contra as Drogas, com indicação dos membros e apresentação das propostas para os membros do COMAD, que foram responsáveis pela votação.

Ficando assim definidos a Diretoria do COMAD Juvenil:
Presidente: Alessandra Erthal – Representante da Escola Madre Paulina
Vice Presidente: Tiane Heineck – Representante da Escola São Sebastião
Secretária: Ana Karolina Hammes de Amorim – Representante da Escola Rotermund
Vice Secretária: Maila Andrieli Reckziegel Bohn – Representante da Escola Egon Trentini

Estiveram presentes a Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social Irene Teresinha Drumm, que enfatizou a importância do Projeto para o nosso município, uma vez que trabalha com a prevenção ao uso de drogas com o público jovem. Onde conta com o apoio dos membros do Conselho que são parceiros nesta luta, o Presidente do COMAD Pastor Valmir Krummenauer, Psicóloga Rose Maili Johann - Vice presidente do COMAD representante Secretaria Municipal de Saúde, Luciane Fatima Schneider - Secretária do COMAD representante do grupo de jovens CLJ, Juiza Dra Maria Aline Cazali Oliveira representante do Poder Judiciário, Delegada Dra Beatrice Dider de Almeida representante Polícia Civil, Advogado Christian Stürmer representante do Lions Clube, Clarice Morais representante Conselho Tutelar, João Osmar Malossi - representante Caixa Econômica Federal, Enfermeira Deise Baron responsável pela Ala AD do Hospital de Caridade, Psicóloga Scheila Grüger representante Hospital de Caridade e Fabio Kalicheski representante Associação Comercial e Industrial.


Fonte: COMAD - Crissiumal/RS

domingo, 9 de outubro de 2011

PROERD RECEBE PRÊMIO ASSIS CHATEUBRIAND


Alfenas/MG - Na noite do último dia 4, o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd da 18ª Companhia Independente (Alfenas) recebeu no Prêmio Assis Chateaubriand no VIII Fórum Regional de Responsabilidade Social.

O evento nas instalações do Teatro Capitólio na cidade de Varginha, o Núcleo de Estudos Universitários de Responsabilidade Social –NETSU; Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas e Diretoria Regional da TV Alterosa realizaram o VIII Fórum Regional de Responsabilidade Social, ocasião em que 20 Instituições receberam o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social - 2011 pela excelência dos projetos apresentados decorrente da relevância social regional no sul e sudoeste de Minas Gerais.

O VIII Fórum Regional de Responsabilidade Social foi aberto à participação de Empresas Públicas e Privadas, Instituições do Terceiro Setor Associações e Fundações, bem como ONGs Organizações Não-governamentais e OSCIPs - Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, com Projetos Sociais Regionais em andamento.

Durante o evento ocorreu apresentação visual dos projetos selecionados no VIII Fórum Regional de Responsabilidade Social, e posteriormente, em programação a ser definida pela TV Alterosa irá divulgar “in loco” as ações sociais desenvolvidas nos respectivos projetos.

O Pelotão de Polícia Militar de Campos Gerais, apresentou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) que foi apreciado pela Comissão Acadêmica interdisciplinar, sendo reconhecida a sua relevância social dentre os mais de 150 projetos inscritos, ficando presente entre os 20 projetos agraciados.

Este prêmio recebido foi à resposta aos trabalhos desenvolvidos por todos os instrutores do Proerd da área da 18ª Companhia de Polícia Militar Independente, Sargento Duarte, Sargento Jaime; Sargento Lourival; Cabo Devanir, Soldado Valdemir, Soldado Gilberto e de forma respeitosa ao Cabo Luiz Antonio dos Santos Instrutor do 5º Pelotão.

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

POLÍCIA MILITAR, ESCOLA E FAMÍLIA: BRILHO DO SABER


Em Alfenas/MG, dia 30 de Setembro de 2011, os alunos do Centro Educacional Brilho do Saber, deslocaram até a sede da 18ª Cia PM Ind, para fazerem uma visita e conhecer as dependências da Instituição Militar, como guia e orientador o 3º Sgt PM Jaime - Instrutor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas), proferiu palavras de motivação às crianças e proporcionou aos visitantes, uma palestra como destaques os seguintes assuntos: a importância da preservação do meio ambiente, segurança pública com envolvimento de toda sociedade, sinalização de trânsito - ensinando a todos a ajudarem os Pais (condutores de veículos), lembrando-os sobre a importância de respeitar o semáforo, faixa de pedestre, uso de cadeirinha e o cinto de segurança e a valorização dos professores, no sentido de aproveitarem o tempo na escola com muita sabedoria e inteligência, fazendo atividades saudáveis, lembrando sempre da família e respeitando os amiguinhos.

Durante as atividades foi divulgado o Projeto Social: “Golaço Futuro Cidadão”, desempenhado pela Polícia Militar.

O evento teve o apoio quanto ao transporte da Auto Escola Silvana, sendo que colocou a disposição para outras oportunidades, o proprietário Vereador Jairinho, deste município.

Ficando evidenciado a demonstração das três forças: Escola, Polícia Militar e a família, com a união de todos os responsáveis, os quais enviaram juntamente com seus filhos, lanches diversificados, finalizando com um grande e prazeroso piquenique.

Visando a prática de esportes, as crianças jogaram futebol, com acompanhamento do referido graduado e das professoras.

A diretora Silmara, manifestou agradecimento e elogios, colocando sua escola para ser um local de parceria, falando perante aos alunos que a Polícia Militar deve ser vista como uma companheira do dia a dia.

Fonte: Coord. Proerd 18.ª Cia PM Ind

domingo, 2 de outubro de 2011

ALUNOS PRESTAM HOMENAGEM AO INSTRUTOR PROERDIANO


Em Alfenas/MG, na Escola Estadual Samuel Engel, houve uma homenagem, através de iniciativa da Professora Marisa, juntamente com os alunos dos 6º anos, os quais participaram do curso do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, demonstrando a importância das três forças: Escola, Polícia Militar e a Família.

Através das ações levadas a efeito no campo da prevenção, ficou evidenciado que a Polícia Militar promove exercício de responsabilidade social, procurando dentro de sala de aula, colocar em prática às atividades preventivas, com ótimos ensinamentos, com palavras proferidas pelo 3º Sgt PM Jaime, de incentivo e mostrando aos jovens, que cada um deve lembrar do modelo de tomada de decisão que aprenderam durante o programa, reforçando a auto estima, pensando que o melhor caminho é não se envolver com às drogas e a violência.

Os trabalhos desempenhados foram elogiados por todos da escola, com grande satisfação da parceria e unindo se em prol da sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 18ª Cia PM Ind

sábado, 1 de outubro de 2011

PROERD NA PROMOÇÃO DA PAZ SOCIAL


Alfenas/MG, dia 22 de setembro de 2011, o 3º Sgt PM Jaime - Instrutor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), ministrou uma palestra de prevenção às drogas, em atendimento a pedido da comunidade do Jardim das Alterosas.

Tal atividade preventiva uniu as forças com profissionais de assistência social, com o objetivo de discutir vários assuntos, com destaque entre eles: responsabilidades e deveres por parte dos jovens, os efeitos prejudiciais quanto ao uso de cigarro e da bebida alcoólica; o papel do cidadão perante a sociedade e como viver em um ambiente saudável longe das drogas e da violência.

O retorno foi positivo e a Polícia Militar foi elogiada pelo compromisso com a comunidade local.

Houve uma troca de informações por todo público, pensando fazer do evento um sucesso, ficando evidenciado a participação das pessoas e da Instituição Militar na promoção da paz social.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 18.ª Cia PM Ind