terça-feira, 29 de novembro de 2011

Companhia Independente de Três Corações forma 1.500 alunos no PROERD

Três Corações/MG - Sob o clima de muita alegria e participação, a 16ª Companhia Independente fechou com chave de ouro as atividades realizadas nas Escolas Estudais, Municipais e Particulares, que receberam o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD no ano de 2011.

Uma noite onde vários talentos foram mostrados, dentre eles a execução do Hino Nacional Brasileiro, feito pelo saxofonista Sd PM Daniel Oliveira Queiroz e a apresentação de números musicais feita pela da Banda Tricordiana composta somente por crianças e adolescentes que freqüentam o projeto do renomeado Braz Chediack. Sob a regência do maestro Carlos Alberto, a apresentação contagiou todos os presentes.

Mil e quinhentas crianças de 15 Escolas, familiares e autoridades civis e militares lotaram o Ginásio Poliesportivo do Pelezão em Três Corações/MG e este ano, comemorando 09 anos do Programa, a Polícia Militar preparou uma surpresa, que encheu os olhos não só das crianças, mas das autoridades e familiares que prestigiaram o evento.

Com apoio do Corpo de Bombeiros, desceram de tirolesa o Mascote do PROERD e o PM Amigo Legal que juntos enceraram a solenidade cantando a Canção do PROERD.

Polícia Militar, prevenindo e cuidando do futuro!

Fonte: www.pmmg.portalregional.mg.gov.br

Encontro com os pais dos alunos membros do COMAD Juvenil

Crissiumal/RS - Aconteceu na noite de quinta-feira da semana passada, dia 24/11, na sala de reuniões do Hospital de Caridade um encontro com os pais dos alunos membros do COMAD Juvenil.

O encontro ainda teve a participação dos seguintes membros do COMAD: João Osmar Malossi representando a Caixa Econômica Federal e Lions Clube; Janice Erbes representante do Sicredi; a secretária do COMAD Luciane Schneider representando CLJ da Igreja Católica, que apresentou as atividades do COMAD Juvenil; Enfermeira Elizete da Silva representando o Hospital de Caridade de Crissiumal, que é parceiro de todas as atividades desenvolvidas pelo COMAD e que cede sua equipe de técnicos para ações de capacitação, palestras e oficinas da Campanha de Valorização da Vida do COMAD, onde abordou sobre os tipos de drogas seus efeitos e consequência aos pais.

Ainda contou com a presença da Assistente Social Fernanda Cavalheiro representando a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a qual abordou sobre as ações desenvolvidas com os adolescentes, que é uma proposta de educação preventiva que envolve tanto a aquisição de conhecimentos quanto o treino de habilidades e a formação de atitudes, onde a divulgação de informações corretas sobre as drogas, sua natureza, seus efeitos, dependência é importante para os jovens, sem terrorismos ou falsos moralismos. 
Falar sobre assunto de drogas inicia em casa com os pais, pois tem que haver o entendimento de que pais e professores são agentes educacionais diferentes, mas agindo sobre o mesmo educando; uma vez que experimentar ou não uma droga, passar a consumir ocasionalmente ou não, são decisões ante as quais se deparam os jovens de hoje, mais cedo ou mais tarde.

A vida de hoje permite ao jovem uma autonomia e liberdade cada vez mais precoce para tomar muitas decisões, pequenas ou grandes, no seu cotidiano, e ele nem sempre esta pronto para isso. O que reforça a importância do dialogo pais e filhos sobre o assunto, trabalhado pelo Presidente do COMAD Pastor Valmir Krummenauer da Igreja Batista, parceira nesta luta de prevenção ao uso de drogas. (Luciane Schneider - Secretária do COMAD)


Fonte: COMAD - Conselho Municipal Antidrogas - Crissiumal - RS

COMAD Juvenil encerra atividades do ano de 2011

Crissiumal/RS - O Projeto Capacitar para Prevenir - Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida do Conselho Municipal Antidrogas, encerrou as atividades com alunos do COMAD Juvenil, na última quarta-feira, dia 23/11.


As ações desenvolvidas com os adolescentes das escolas Alcido Brust, Egon Trentini, La Salle, Madre Paulina, Ponche Verde, Riachuelo, Rocha Pombo, Rotermund, São Sebastião, Tuiuti, Júlio Correa da Mota e Uruguai visaram proporcionar nos quatro encontros realizados neste ano a formação dos adolescentes, no que diz respeito a informações corretas sobre as drogas, sua natureza, seus efeitos e dependência. Pois é um direito dos jovens em ter informações, uma vez que ninguém pode se defender adequadamente do que não conhece.

Com essa formação aos adolescentes com apoio da escola, pais e principalmente dos membros do COMAD que são representantes das Secretarias da Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, Poder Judiciário, Ministério Público, Policia Civil e Militar, ACI, Lions Clube, Grupo de Jovens CLJ, Conselho Tutelar, Igreja Batista e Evangélica Congregacional, Sicredi e Caixa Econômica Federal e Hospital de Caridade, foi criado o Conselho Municipal Antidrogas Juvenil.

O COMAD Juvenil é composto por 24 adolescentes, onde além da formação, foram trabalhadas ações de organização e elaboração de propostas para os mesmos desenvolver no ano de 2012 com as crianças e adolescentes das escolas das quais participam.

Para ano de 2012 serão ações de formação do teatro sobre a prevenção ao uso de drogas com adolescentes, elaboração de palestra e oficinas para jovens e criação folder personalizado do COMAD Juvenil.

A avaliação dos membros COMAD foi positiva em relação a participação, envolvimento das escolas na prevenção ao uso de drogas, onde será revista a possibilidade de ampliação de vagas para os adolescentes no ano de 2012. (Luciane Schneider – Secretária do COMAD)

Fonte: COMAD - Conselho Municipal Antidrogas - Crissiumal - RS

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Proerdiano participa de palestra sobre prevenção durante Sipat


Alfenas/MG – Em 10 de novembro de 2011, representando a 18ª Cia PM Ind, o 3º Sgt PM Jaime (Instrutor do PROERD - Programa Educacional de Resistência às drogas), deslocou até a empresa - SINTERAMA - localizada no distrito industrial, com o objetivo de ministrar uma palestra de prevenção às drogas.

Na ocasião, o Policial Militar tratou sobre diversos assuntos, destacando: as consequências do uso do cigarro, esclarecendo quanto aos efeitos prejudiciais à saúde, a bebida alcoólica - lembrando das responsabilidades e deveres de cada pessoa e demonstrando um caminho melhor longe das drogas e da violência.

Considerando que o evento comemorava a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho), o policial procurou enfatizar a importância de colocar em prática os meios necessários e equipamentos para desempenharem seus trabalhos, pensando na segurança individual e coletiva, sendo falado a todo instante que os adultos são os espelhos e os exemplos para as nossas crianças.

O momento serviu para ouvir o comentário de um cidadão no final da palestra, que disse através do que aprendeu, fará o possível para largar de fumar cigarro, pensando que deverá mudar alguns comportamentos, promovendo uma vida melhor para toda sua família.

Foi feito o sorteio de uma camiseta do PROERD e manifestado o interesse da empresa em fazer parceria.

Ficou demonstrado a força de todos na Promoção da Paz Social, com agradecimentos por parte do presidente da empresa e colocando a disposição para outros eventos.

Fonte: 18ª Cia PM Ind

sábado, 26 de novembro de 2011

Formatura do PROERD é sucesso em São Bento Abade/MG

Três palavras podem resumir a solenidade de formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizada na noite do dia 09-11-2011 em São Bento Abade: Alegria, participação e glamour.

Cento e vinte e seis alunos que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Paulo Afonso Vilela passaram pelo Programa de prevenção desenvolvido pela Polícia Militar.

Bastante participativas e principalmente envolvidas pelo Programa, o resultado não poderia ser diferente.

Durante a solenidade, 15 crianças foram homenageadas e premiadas, por se destacarem das demais em virtude da participação durante às aulas e pela produção de textos.

Na ocasião o Comandante da 16ª Cia PM Ind, Major PM Leander Tostes de Castro Souza falou da importância da prevenção e da postura adotada pela Polícia Militar, que vem desenvolvendo suas atividades de olho no futuro, reforçando a fundamental a participação da Escola e principalmente do envolvimento da família.

Para encerrar a solenidade com chave de ouro, entraram no Salão de Eventos, o mascote do PROERD e o PM Amigo Legal, que juntos deixaram as crianças deslumbradas.
Polícia Militar, a prevenção, faz a diferença!

Fonte: ACO 16ª Cia PM Ind

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Proerd realiza formatura especial em Sete Lagoas/MG

Sete Lagoas/MG (17/11/11) A presença de autoridades norte-americanas, representantes do D.A.R.E (Drug Abuse Resistence Education) deu um brilho especial à formatura de 600 alunos, em Sete Lagoas. Durante a formatura da 16ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, no último sábado, dia 12, familiares e estudantes se emocionaram no Ginásio Poliesportivo do 25º Batalhão de Polícia Militar.

Além do Comandante da unidade, Tenente-Coronel Sílvio Augusto de Carvalho, a solenidade contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio Rogério Teixeira (Toninho Rogério), o Presidente da Frente Parlamentar de Luta Contra as Drogas, Vereador Milton Saraiva, o chefe da Gabinete da Prefeitura Municipal, Adilson Izabel, representando o prefeito municipal, um representante do Comando do 4º GAAA, e as diretoras das seis escolas das redes municipal e estadual de ensino.

Nesta cerimônia especial, um aluno do programa homenageou os visitantes com a leitura, em inglês, de uma redação e entregou uma lembrança a eles. Na oportunidade, o representante do prefeito passou às mãos das autoridades norte-americanas uma lembrança da cidade.

Em momento de emoção, as crianças firmaram o compromisso de se manterem longes das drogas, fator considerado preponderante pelo Comandante da unidade, para o sucesso do programa. "O objetivo principal do Proerd é afastar as crianças e os adolescentes das drogas e violência mas, para isso, é preciso uma força-tarefa envolvendo também as famílias", disse o Ten-Cel Sílvio Augusto.

Ao concluir o curso ministrado pelos instrutores militares, os alunos proerdianos recebem um certificado de conclusão do programa, que materializa o juramento realizado durante a formatura.

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

domingo, 13 de novembro de 2011

POLICIAIS MILITARES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROERD EM MINAS GERAIS.

Belo Horizonte/MG - Aconteceu no período de 07 a 11 de novembro/2011 o Seminário Internacional de atualização DARE/Proerd destinado aos Policiais Militares brasileiros que aplicam o PROERDPrograma Educacional de Resistência às Drogas.

O evento ocorreu nas dependências do Hotel do Sol e contou com a presença da equipe de Policiais americanos da Fundação D.A.R.E América que vieram pessoalmente retransmitir os conhecimentos do novo currículo previsto para o 8.º ano (antiga 7.ª série) a diversos Policiais Militares de norte a sul do Brasil.

A capacitação foi organizada pela PMMG através da DAOP-Diretoria de Apoio Operacional e além da participação da equipe do Centro de Treinamento Proerd da PMMG, recebeu a visita de integrantes de outras instituições policiais militares (Polícia Militar do Rio Grande do Norte – Polícia Militar do Distrito Federal – Polícia Militar de Goiás – Polícia Militar do Rio de Janeiro – Polícia Militar do Paraná – Polícia Militar de Santa Catarina e Brigada Militar do Rio Grande do Sul).

Além de treinar os Policiais Militares nos novos currículos do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd, o seminário objetivou renovar a chancela internacional da PMMG com o Centro de Treinamento Internacional, com a presença de Mike Kuhlman, Diretor do DARE para as Américas, África e Europa.

O coordenador do treinamento foi o Policial Bobby Robinson, que juntamente com sua equipe de mentores, repassou o conteúdo do novo currículo (“Caindo na Real”) aos Policiais Militares facilitadores do PROERD no Brasil, os quais brevemente irão multiplicar o treinamento aos demais instrutores proerdianos.

No decorrer da semana, a Polícia Militar de Minas Gerais, aproveitou o evento para promover um intercâmbio de segurança cidadã aos policiais visitantes. Assim, a equipe de policiais americanos e de outros estados da federação foram levados até ao Jardim América, onde ocorre a aplicação do Projeto Juventude e Polícia.

O Projeto Juventude e Polícia está sendo aplicado na Escola Municipal Oswaldo Cruz – EMOC, através de cinco oficinas (Teatro, basquete, dança, grafite e percussão).


Na oportunidade, os policiais visitantes (brasileiros e norte-americanos) puderam experimentar a sensação de participar de um grupo de percussionistas, sendo regidos pelo Sgt Jonhy que coordena a oficina de percussão para várias crianças e adolescentes daquela comunidade. 

Ao final os participantes do Projeto foram ovacionados pelos visitantes que ficaram entusiasmados com tamanha interação entre Polícia e Comunidade.

Na sexta-feira, o Comandante Geral da PMMG – Coronel Renato, esteve presente ao encerramento da capacitação onde falou da grande importância da aplicação do PROERD como ferramenta de prevenção.

Fonte e imagens: PMMG