sábado, 18 de fevereiro de 2012

O carnaval chegou e com ele os abusos de álcool


O carnaval chegou e com ele os abusos de álcool. As consequências são as mais graves possíveis. No trânsito, nos bailes, nos clubes, e nas ruas, o uso do álcool causa problemas graves, como acidentes e brigas que elevam o número de ocorrências policiais, entradas em hospitais, aumento das vítimas e do número de crime com vítimas.

As bebidas alcoólicas ainda são responsáveis pela maioria dos incidentes na época de carnaval. O chamado "porre" é muito comum. A justificativa é o extravasamento de alegria ou até das tristezas. Nesta época, o motivo é o que menos importa.

No início quando a quantidade ingerida ainda é pequena, a pessoa fica eufórica e falante. Conforme os níveis alcoólicos no sangue aumentam, há perda de controle, liberação da agressividade, a fala fica enrolada e a visão dupla. Se a ingestão de álcool for rápida e a concentração no sangue se elevar muito, instala-se uma fase de anestesia, sonolência e perda da consciência (coma).

As náuseas e os vômitos também são comuns após os exageros com o álcool. Também não podemos esquecer que a "ressaca" é outra desagradável consequência daqueles mais exagerados.

Dirigir alcoolizado é perigoso para quem guia e para quem transita. As vítimas nesta época de festa são muitas, às vezes fatais.

Faça festa, porém de maneira saudável e consciente.

Fonte: Luciane Schneider – Secretária do COMAD Crissiumal/SC

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nova Cmt do 8º BPM se reúne com Instrutores do Proerd.

Lavras/MG (03/02) – Aconteceu nesta manhã uma reunião entre os Policiais Militares Instrutores do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas que atuam na área do 8º BPM, composta por 25 cidades.

A reunião antecedendo ao início do semestre letivo, tem como objetivo o nivelamento de conhecimento dos proerdianos, visando cumprimento de metas, aplicação de aulas, palestras e planejamento da grade curricular.

Antes de finalizar o encontro, a nova Comandante do 8º BPM – Tenente Coronel Rosângela de Souza Freitas, fez questão de comparecer perante os Instrutores proerdianos para conhecer um pouco da realidade de cada um deles na aplicação do Proerd em suas respectivas localidades.

A Comandante do 8º BPM falou sobre a importância da atividade preventiva realizada pelo Proerd, que alia a prática da polícia de proximidade junto a comunidade escolar e acaba por estar presente em todos setores da sociedade, uma vez que o público alvo são as crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares.

A Tenente Coronel Rosângela hipotecou todo apoio a aplicação do Proerd e ainda informou aos presentes sobre a indicação de mais alguns Policiais Militares para realização do Curso de Formação de Instrutores previsto para ocorrer em breve, conforme vagas disponibilizadas pelo Comando Geral da PMMG através da Coordenadoria Estadual do Proerd.

Polícia Militar, investindo na prevenção primária para manter nossas crianças e adolescentes longe das drogas e violência.

Fonte: ACO 8º BPM