sábado, 30 de junho de 2012

Ações preventivas em Candeias/MG, durante a Semana Sobre Drogas.


Em virtude das comemorações da Semana sobre drogas na área do 8º BPM, no decorrer da semana, entre os dias 25 e 29/06, na cidade de Candeias/MG, os Policiais Militares daquele Pelotão PM em conjunto com o COMAD (Conselho Municipal Sobre Drogas) e outras entidades, realizaram diversas atividades preventivas, tudo com o intuito de alertar, conscientizar as pessoas sobre os cuidados acerca do uso/abuso de drogas.
Assim,  foram realizadas blitzen educativas, alternando pelas Ruas André Pulhês, Praça Getúlio Vargas, Rua Bastos Neto e Avenida 17 de Dezembro. Em algumas ocasiões houve a participação de integrantes do COMAD/Candeias-MG.
Ainda como parte da mobilização, foi realizada uma palestra para cerca de 400 alunos da Escola Estadual Presidente Kennedy, visando informar o público juvenil sobre algumas consequencias do uso/abuso de drogas.
Conforme afirmou o Cap Deon (Assessor de Prevenção ao Uso/Abuso de Drogas do NPA/8): “É sabido que somente uma palestra ou ações isoladas não são suficientes para desestimular o uso/abuso de drogas, mas eventos desta natureza são de suma importância para despertar na sociedade o senso de responsabilidade compartilhada e quem sabe outros segmentos também se mobilizem em ações preventivas, em conjunto com a Polícia Militar e demais entidades... independentemente de datas ou campanhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 8º BPM
Fotos: Pel PM de Candeias/MG

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Comunidade de Abre Campo/MG se mobiliza durante a Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas.


Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação ao alto indicie de consumo abusivo de drogas (lícitas e ilícitas), com a finalidade de contribuir com a transformação dessa triste realidade, através de uma campanha com foco, sobretudo, nos jovens, a fim de que estes possam ser agentes multiplicadores dessa luta profética contra as drogas, acontece de 19 a 26 de junho a Semana Nacional contra as drogas.

A Semana Nacional Antidrogas surgiu em 1999, em comemoração ao primeiro aniversário da SENAD – SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS, criada em 19 de Junho de 1998. Essa Semana tem por objetivo principal a conscientização e a mobilização da sociedade brasileira, no que diz respeito aos problemas e às atividades de redução da demanda e oferta das drogas.
 
No dia 25/06/12, às 19:00, no auditório da Escola Estadual Abre Campo, foram realizadas várias atividades preventivas em Comemoração à Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas.

A Polícia Militar convidou vários órgãos e entidades para participar do evento. O Delegado Dr.º Carlos e a Defensora Pública Dr.ª Nilza falaram sobre prevenção às Drogas.

A Polícia Militar foi representada pelo Tenente João Batista e pelo Sargento Wanderson (Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas).

O evento ainda teve representantes da Escola Estadual Abre Campo, Escola Estadual Dom Bosco, Escola Estadual José Grossi, Escola Municipal Pouso Alto, Conselho Tutelar, Prefeitura Municipal, Presídio Abre Campo – SUAPI, CRAS, Vereadores, Loja Maçônica, AA (Alcoólicos Anônimos), Grupo LIVAN, representantes da imprensa, líderes religiosos, comerciantes, pais e alunos.

Além de informações preventivas sobre Drogas, os participantes do evento ainda assistiram a duas apresentações de teatros, uma foi apresentada pelos alunos da Escola Estadual José Grossi (turmas do 5º ano – professoras Sônia e Maria Aparecida) e a outra pelo Grupo de Jovens.

A vice-diretora da Escola Estadual Dom Bosco, Cristina, exibiu um vídeo dos alunos do PROERD, e falou da importância do Programa. Os alunos da Escola Estadual Abre Campo, coordenados pela professora Eliete, fizeram vários trabalhos relacionados às Drogas, abordando a importância da Prevenção.

Os representantes do AA (Alcoólicos Anônimos) e grupo LIVAM (Libertação, Vida e Amor) abrilhantaram o evento. A Polícia Militar agradece a participação de todos.

Fonte e imagens: 3º Sgt Wanderson – Instrutor Proerd

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ações preventivas em Nepomuceno/MG


 Em virtude da Semana Nacional Sobre Drogas, aconteceu no dia 21/06 uma palestra realizada pelo Instrutor proerdiano Sd Cláudio Manoel, lotado no Pelotão de Nepomuceno/MG.
 O evento ocorreu no auditório do CEFET e contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre lideranças comunitárias, educadores, pais e do espectador Sr. Hamiltom Enrique Siqueira - Conselheiro Estadual Anti-Drogas.
 O tema exposto foi: “A educação, educadores, pais e alunos na prevenção”. Durante a palestra o Sd Manoel apresentou métodos e experiências exitosas no Brasil e levando um desafio para Nepomuceno: Promover a prevenção.

Fonte e imagens: Sd Manoel/Instrutor Proerd

Alunos do Proerd visitam 8º BPM


Por ocasião do aniversário do 8º BPM, foi lançado um concurso de redação aos alunos do Proerd da área do Batalhão.
Esse concurso despertou o interesse dos proerdianos em conhecerem um pouco mais a história do 8º BPM, tanto é que os alunos de Nepomuceno fizeram questão de realizar uma excursão até a sede do 8º BPM para saber sobre essa unidade policial militar, pioneira do sul de minas.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nepomuceno, no período de 1 a 15 de junho, cerca de 400 alunos, de 18 turmas do 5º ano, de 8 escolas (públicas e particular da zona urbana e rural) puderam viajar até a cidade de Lavras e se encantaram com o passeio pela Guarnição Policial Militar de Lavras.
Durante o passeio à Guarnição Policial Militar de Lavras, os alunos proerdianos conheceram um pouco da atividade de caserna no 8º BPM (cursos, treinamentos, desfiles); visitaram as instalações onde conheceram a Praça de Esportes, Banda de Música, Canil, Cavalaria; posteriormente foram até a sede da 6ª Cia Ind MAT conhecer a Transitolândia e Ecolândia, onde lancharam.
 Segundo o Sd Manoel (Instrutor do Proerd que acompanhou todos os passeios): “A visitação ao 8º BPM serviu para aproximar ainda mais a comunidade e a Polícia Militar, pois para a maioria dos alunos, foi uma grande oportunidade de conhecer sobre o serviço da Polícia Militar e alguns desses alunos demonstraram interesse em ingressar na corporação”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 8º BPM
Imagens: Sd Manoel/Instrutor do Proerd

Família, Escola e PMMG unidos em prol da prevenção


Alfenas/MG (21/06/12), na sede da Escola Estadual Dirce Moura Leite, juntamente com representantes das escolas particulares: Centro Educacional Brilho do Saber e escola Nosso Amiguinho, visando a comemoração da Semana Nacional sobre drogas, na ocasião foi ministrado uma palestra de Prevenção ao uso e abuso de drogas aos pais e/ou responsáveis dos alunos do 5º ano das referidas escolas.

O momento serviu para se tratar de diversos assuntos, dentre eles destacaram os seguintes: responsabilidades e deveres por parte dos jovens; os pais como exemplos e espelhos para seus filhos; respeito e cidadania; resgate da autoridade da família; esclarecimentos quanto às conseqüências do uso de cigarro, bebida alcoólica e outras drogas; as bases da amizade e o diálogo como uma ferramenta necessária no cotidiano das pessoas.

Houve uma grande participação por parte dos presentes, os quais, inclusive, se prontificaram em  rever e ou mudar alguns comportamentos perante os filhos, pensando em viver de maneira saudável, procurando melhorar o ambiente em casa.

De acordo com os pais presentes na reunião, as crianças estão aguardando o dia da formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas), com muita ansiedade e se preparando, para colocarem em prática o que aprenderam e estão aprendendo durante as aulas  desenvolvidas e aplicadas pelo Instrutor 3º Sgt PM Jaime.

Fonte e imagens: Sgt Jaime/Instrutor Proerd