quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Proerd: uma evolução constante!

Entre os dias 02 e 04 de setembro, foi realizada uma reunião de nivelamento na Comunidade Terapêutica Adequar, em Betim/MG, onde a Equipe de Treinamento do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas – se atualizou para ministrar aulas e treinamentos baseados no novo currículo para o 5° ano do ensino fundamental.
Personagens do novo currículo Proerd 5º ano

Participaram da reunião o Capitão Deon, da cidade de Perdões, e a Tenente Bianca, de Varginha, que ficarão com a responsabilidade de atualizar os instrutores da 6ª Região da Polícia Militar. Além dos Policiais Militares mineiros do Proerd, JCC e Patrulha Escolar, também participaram Policiais Militares do Rio Grande do Sul (Brigada Militar), Paraná, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte.
Maj Ferraz apresenta o novo currículo aos Policiais Militares

Desde 1983, o programa D.A.R.E./Proerd tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são o diferencial desse Programa. 
Cloves Benevides - Subsecretário Estadual de Políticas sobre drogas/MG

O Currículo Proerd “Caindo na REAL” para o 5º ano do Ensino Fundamental mantém esse compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para se fazer escolhas seguras e responsáveis. 
Casal de Pastores dirigentes da Clínica ADEQUAR

Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do jovem cidadão. 
Integrantes da Brigada Militar saboreando um chimarrão, tchê!

Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, o currículo promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção. 
PM do Rio Grande do Norte e PM Orientador do JCC-Proerd/MG 

O Novo Currículo Proerd “Caindo na REAL” para o 5º ano foi projetado com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (Socio-Emotional Learning Theory - SEL). A teoria SEL identifica as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo: 

-autoconhecimento e auto-gerenciamento; 
-tomada de decisão responsável; 
-compreensão dos outros (alteridade);
-habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal; 
-lidar com desafios e responsabilidades. 

O novo currículo para o 5° ano começará a ser aplicado nas escolas em Minas Gerais no ano de 2014.

Proerd e Polícia Militar: Nossas crianças longe das drogas!