sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ITUTINGA CONFRATERNIZA O PROERD

(Mãe e filho, formandos do Proerd em Itutinga/MG)
Itutinga/MG (27/08/10) – Aconteceu nesta noite (18:30) mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, que foi aplicado pelo Policial Instrutor (Sgt Aílton) naquela hospitaleira localidade.
O evento ocorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Itutinga e contou com a presença do Prefeito Municipal (Sr. Fabiano Ribeiro do Vale), do Secretário Municipal de Educação (Sr. Tiago Carvalho Pio); do Coordenador do Proerd/8.º BPM (Cap PM José Deon da Silva), do Cmt da 112.ª Cia PM (1.º Ten PM Rodrigo de Fátima Afonso), do Cmt do Pelotão de Itumirim (1.º Sgt PM Tony Marlowee), do Cmt do Destacamento PM de Itutinga (3.º Sgt PM James Gonçalves), da direção escolar, professores, pais, além de outras lideranças comunitárias que compareceram para prestigiar o evento.


(Mesa de personalidades)

(Prefeito Fabiano elogia a PMMG e o Proerd)
(Apoio das Professoras é fundamental)
Cerca de 70 alunos do 5.º ano da Escola Municipal Erinéia de Carvalho e mais 15 adultos (pais da comunidade) concluíram os respectivos currículos do Proerd e ali receberam seus certificados.

(Momento da leitura das redações)


PROERD – ATUANDO PARA PROMOVER A RESILIÊNCIA AO USO/ABUSO DE DROGAS.

(A família unida compareceu para participar do evento.)


Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CARRANCAS COMEMORA A FORMATURA PROERD

Carrancas/MG (20/08/10) – A comunidade se reuniu em festa para celebrar a formatura do PROERDPrograma Educacional de Resistência às Drogas, cuja solenidade teve início a partir de 20:00 no Salão de eventos da “Escola Estadual Sara Kubitschek.”

(Leitura de redação)

(Leitura de redação)

(Alunos prestam homenagem ao Policial Proerd)

Estiveram presentes várias autoridades locais, representantes da comunidade, além, é claro dos alunos do 5.º ano da Escola Municipal “Maria da Graça Souza” que receberam os certificados do Policial Proerd (Sgt Aílton).

(Alunos prestam juramento)

Também receberam os certicados, 18 adultos que participaram pela primeira vez em Carrancas do PROERD PAIS (Currículo Parent Program).


PROERDATUANDO PARA PROMOVER A RESILIÊNCIA AO USO/ABUSO DE DROGAS.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESCOLA VENCEDORA DO CONCURSO CAIXINHA DO PROERD

ENTENDA:

Existe em cada turma de alunos do 5.º ANO do ensino fundamental em que estásendo aplicado o PROERD (Programa Educacional de Resistência a Drogas), uma caixinha, normalmente uma caixinha de sapatos decoradas pelos próprios alunos, para que alunos possam fazer perguntas ou simplesmente desabafam alguns problemas pessoais. Apenas o instrutor do Proerd tem acesso ao conteúdo.

É um meio de comunicação entre os alunos e o instrutor.

Este mecanismo é tão eficiente que os alunos, confiando na instrutora, chega a relatar casos dignos de investigação policial.

Como forma de interação, a instrutora do PROERD em Oliveira/MG instituiu um concurso para fomentar o interesse pela caixinha, realizando um concurso para elegar a "CAIXINHA DO PROERD", mais bonita, mais bem decorada, e que tivesse a particiapação e o envolvimento maciço dos alunos, entre as escolas participantes, sendo votado pela internet, especificamente neste blog chegando a escola vencedora.

Escolas Participantes:
Escola Estadual Francisco Fernandes
Escola Estadual Desembargador Continentino
Escola Estadual Margarida Silva Santos
Escola Municipal Djalma Pinheiro Chagas
Escola Municipal Carlos Pinheiro Chagas
Escola Municipal Cristo Redentor
Escola Municipal dos Martins
Escola Municipal Maria Loreto dos Santos
Escola Municipal Gabriel Passos

A Escola Vencedora foi:
ESCOLA MUNICIPAL MARIA LORETO DOS SANTOS

A Polícia Militar está feliz pela participação de todas as Escolas, e é neste contexto que estamos lutando para criar uma sociedade mais justa, e principalmente com muita paz.

As crianças de hoje serão nossos governantes, médicos, advogados, policiais, promotores e juízes do futuro. Parabéns especialmente para a Diretora Sirlene Silveira Tavares Cunha e a Professora Adriana Ribeiro Silveira da Escola Maria Loreto dos Santos pelo empenho.


sábado, 7 de agosto de 2010

MAIS DE 800 ALUNOS NA FORMATURA PROERD EM LAVRAS/MG

Lavras/MG (07/08/10) – O destaque para esta tarde festiva do sábado, onde o Ginásio da UFLA foi palco de um grande show, recepcionando mais de 800 alunos que receberam o certificado de conclusão do PROERDPrograma Educacional de Resistência às Drogas.
O Comando do 8.º Batalhão da Polícia Militar e as escolas CNEC, CEC Objetivo, Colégio Universitário Unilavras, Firmino Costa, Álvaro Botelho, José Serafim, Paulo Lourenço Menicucci, Francisco Sales, Pe. Dehon, Umbelina Azevedo Avellar, Cinira de Carvalho, CAIC, Vicentina de Abreu Silva, Paulo de Souza, Lafaiete Pereira, Guilherme Henrique de Carvalho e Paulo Menicucci promoveram a formatura do Programa Educacional de Resistência às DrogasPROERD, com a participação de mais de 800 alunos. Sendo que também cerca de 20 pais que concluíram o currículo PROERD para Pais.
Estavam presentes o Ten Cel PM Luis Rogério de Assis, Comandante do 8.º BPM; a Ten Cel PM Rosângela de Souza Freitas, Comandante da 6.ª Cia Ind MAT; o Major PM Francisco de Assis Oliveira, Sub comandante da Unidade, entre outras ilustres autoridades do meio civil e militar, os quais prestigiaram os jovens lavrenses naquele que foi um dia singular em suas vidas.

Abrindo a formatura, os presentes acompanharam um vídeo explicativo, o qual fazia menção do PROERD como programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.

O programa atendeu as crianças no 5.º ano, antiga 4.ª série, do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. Também durante o período das aulas, buscou-se oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles possam confiar.

O PROERD permitiu às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.” Salientou o Sd Rodrigues, um dos instrutores do Programa em Lavras.

O PROERD foi aplicado em parceria nas escolas e direcionado para crianças de 09 a 12 anos. Durante 10 semanas, com uma hora aula ministrada por semana, ao longo de um semestre letivo, os Instrutores PROERD, Cabo PM Audrey Roberto de Oliveira e Soldado PM Eduardo de Oliveira Rodrigues, auxiliados pelo Livro do Estudante PROERD, contaram com a ativa participação dos professores, os quais atuaram como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula.

As lições objetivaram o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

O sucesso do programa dependeu de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Instituição Polícia Militar.” Informou o Cb Audrey.

Como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação, tendo como tema: “Drogas, tô fora!”, de onde foram escolhidas e premiadas durante a formatura as melhores redações de cada turma.

A aluna Mylene Silva Ladislao da Escola Municipal Francisco Sales teve sua redação escolhida como a melhor de todo o semestre, a qual procedeu a leitura para todos os presentes.

Seguindo as atividades do evento, o aluno Thiago Barreto Gabriel prestou o juramento PROERD em um momento singular.
Muita emoção sentiram as crianças quando da chegada do PM Amigo Legal, símbolo da amizade e consideração que a Polícia Militar tem com os menores. Destaque também para o momento em que todas as crianças a uma só voz, cantaram a canção do PROERD.
Após a entrega dos certificados e das homenagens aos professores, o Comandante do 8.° Batalhão, agradeceu e cumprimentou a todos os envolvidos na realização do evento, destacando a atuação do PROERD desde sua estréia na cidade de Lavras, em 2003, assistindo desde então mais de 45.000 jovens em toda área do 8.º BPM.

A semente foi lançada, agora os pais devem cultivar o rebento de tão importante planta.” Informou o Ten Cel Luis Rogério.

Matéria veiculada na TV Universitária/UFLA

PROERD: Criança consciente, adulto saudável!
Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM