terça-feira, 4 de agosto de 2009

Subsecretaria Antidrogas lança curso de Especialização em Dependência Química

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas e Universidade Federal de São João Del Rei abrirá 300 vagas para o Curso de Especialização em Dependência Química. As vagas oferecidas serão destinadas aos funcionários e servidores públicos com formação de nível superior, das Secretarias de Estado da Educação, Saúde, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Comunidades Terapêuticas integrantes da RCSSDQ (Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico) e dos Conselhos Municipais Antidrogas integrantes da RICOMAD (Rede Integrada de Conselhos Municipais Antidrogas).
O Curso de Especialização em Dependência Química tem como objetivo formar recursos humanos estratégicos para os sistemas públicos de saúde em nível de pós-graduação oferecendo aos alunos conhecimentos de ponta sobre os vários aspectos da dependência química tendo por base a mais recente literatura internacional. Proporcionar recursos para que os interessados possam atuar em tratamento, prevenção, políticas públicas ou pesquisa relacionada ao álcool, drogas e tabaco.Durante o curso, serão abordados os temas “introdução ao estudo da dependência química”; “neurobiologia, ações e complicações do uso das substâncias psicoativas”, “tratamento da dependência química”; “organização de serviços em dependência química”, “prevenção em dependência química” e “políticas públicas em álcool e drogas”.
No final do curso será apresentada pelo aluno uma monografia e/ou um projeto voltado para a área de dependência química para a instituição a qual faz parte. Para seleção, o servidor e/ou parceiros interessados devem apresentar um anteprojeto ao Secretário de Estado e Presidentes de Conselhos Municipais Antidrogas e Comunidades Terapêuticas à qual pertence, e as secretarias e/ou instituições enviarão todos os anteprojetos anexados em um oficio e encaminharão a Subsecretaria de Políticas Antidrogas/CREAD até o dia 7 de agosto de 2009. (rua Tupinambás, 314 - Centro, Belo Horizonte - CEP: 30.120.070 ). Informações no site www.omid.mg.gov.br ou telefone (31) 3274-1989. SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO:1. FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina (2007). Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8ª Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG.2. GIL, Antonio Carlos (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª Ed. São Paulo: Atlas.3. MAY, Tim (2004). Pesquisa social. Questões, métodos e processos. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed.

Um comentário:

  1. Tenho o sonho de colocar no mercado uma revista bimestral, de distribuição gratuita. Preparar folhetos e folders para distribuição. Enfim trabalhar pela conscientização de que as drogas não nos levam a nada.
    Hoje tenho um livro escrito sobre o assunto, dependência química e estou em busca de parceria para poder editar o livro.
    Minha vontade é colocar este livro no mercado a um custo baixo, para estar dentro das possibilidades da grande maioria das pessoas que se interessar por ele. Tenho o desejo ainda de doar Livros para todas as escolas púbicas de governador Valadares e região. E, com o dinheiro conseguido com a venda dos livros desta primeira edição, editar mais livros e repetir o mesmo processo em outra cidade polo microrregional, por exemplo, Ipatinga, distribuir livros por todas as escolas publicas da cidade e da região do vale do aço, e assim sucessivamente. Para alcançar todas as cidades polo e, se possível todas as demais cidades do estado, colocando assim, pelo menos um exemplar de meu livro, gratuitamente, em todas as escolas de Minas Gerais.
    Mas para fazer isso preciso do apoio de pessoas visionárias como eu, que acreditam ser possível através da educação, colocar nossas crianças e adolescentes a salvo deste grande mal que é a dependência química.
    Empresários do seguimento industrial, comercial, prestação de serviços, profissionais liberais, igrejas, lideres religiosos, políticos, todos, todos estão convidados para estarem participando desta luta. Para dar início a esta empreitada eu preciso hoje de R$ 6.000,00. Estando ai embutidos os gastos com revisão, edição de texto, taxas de inscrição da obra junto a Biblioteca Nacional, arte final e impressão de 2.000 cópias do livro, número que eu julgo suficiente para estar atendendo a todas as escolas da microrregião da qual Governador Valadares é a cidade polo e dar continuidade a esta luta, editando novos livros e fazendo o mesmo trabalho em outra microrregião.
    Pois como digo em meu livro:
    ...Pois o enfrentamento do crack não é de particular interesse, senão um dever de todos para com todos. Para que todos saiam ganhando e possamos viver em cidades mais justas e com plenitude de paz social...
    E desde já agradeço a boa vontade de ter lido este texto até aqui e esperançoso que juntos possamos colocar este livro a disposição do público.
    Atenciosamente,
    Alvaro Reis.

    alvarodejord@hotmail.com
    alvarocamisas@hotmail.com
    http://www.facebook.com/alvaro.reis.1460

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado pela participação!