sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dez anos de aplicação do PROERD em Lavras/MG e no 8º BPM

Hoje (05/07) completam-se 10 anos da primeira formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD na cidade de Lavras e no 8º BPM. Cerca de 280 alunos de 9 escolas lavrenses receberam as aulas de prevenção ao uso de drogas entre os meses de fevereiro e julho de 2003. 

A chegada do PROERD em Lavras no ano de 2003 demonstrou que a Polícia Militar de Minas Gerais iniciava um ciclo de educação preventiva inédita na área de atuação do 8º BPM. A princípio, o fato de ver um Policial Militar, fardado, interagindo com o público estudantil em locais públicos (escolas, praças, ginásios, etc), causou uma certa estranheza na sociedade local e também entre o público interno da PMMG; mas a primeira formatura do PROERD serviu como um “quebra gelo”, pois na época o Ginásio do LTC ficou lotado e a comunidade lavrense testemunhou  o início de uma estratégia de prevenção primária realizada pela PMMG, no ambiente escolar, tendo como público alvo as crianças e adolescentes. 
Primeira formatura PROERD do 8 BPM em Lavras - 050703

Os alunos das primeiras turmas do PROERD atualmente estão na faixa etária de 20 a 21 anos; alguns já se casaram, outros estão no mercado de trabalho e muitos continuam estudando (cursos técnicos ou universitários) e alguns deles inclusive participaram de uma pesquisa sobre a “Análise do PROERD em Lavras.” (SILVA, 2013).

Com o decorrer dos anos, a equipe do PROERD no 8º BPM aumentou o número de Instrutores, os quais passaram a atuar em diversas cidades e disseminando a cultura de prevenção ativa entre o público estudantil. Nesses anos também ocorreram diversos workshop, seminários, congressos e conferências que contribuíram para a atualização dos currículos. Atualmente o PROERD é aplicado nos currículos de Educação Infantil, 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e PROERD Pais. Provavelmente no 2º semestre de 2013 ocorrerá nova atualização do currículo do 5º ano.

Desde fevereiro de 2003 até julho de 2013 na cidade de Lavras foram atendidos  17.994 alunos do PROERD nos 5º e 7º anos; já em toda área do 8º BPM, composta de 25 cidades, foram atendidos  69.272 alunos  entre 2003 e 2013. 

Recentemente, por ocasião do Curso de Especialização em Segurança Pública realizado pela Academia de Polícia Militar (APM) e Fundação João Pinheiro (FJP), foi realizada uma pesquisa analisando o PROERD na cidade de Lavras entre 2003 e 2012. Para consecução do trabalho acadêmico utilizou-se a pesquisa por amostragem proporcional estratificada entre os alunos e ex-alunos do PROERD. Vejamos alguns resultados:

A nota média geral atribuída pelos alunos e ex-alunos ao PROERD foi 9,44;  quanto à atuação do Policial Militar como Instrutor do PROERD em sala de aula,  76% dos pesquisados julgaram “ótimo”; 91% dos respondentes alegaram não terem usado algum tipo de droga nos últimos 30 dias antecedendo a pesquisa. Ressalta-se que dos 9% que alegou ter usado drogas, prevaleceu a bebida alcoólica (principalmente entre ex-alunos que atualmente estão com 19 anos e na maioria do 3º ano do ensino médio e universitários). Dentre os respondentes, 90% não se envolveram em ocorrências policiais; dos 10% que tiveram algum envolvimento em ocorrência, somente 2,92% foram autores de atos infracionais diversos, os demais (7,08%) foram vítimas ou testemunhas.

Após consulta, verificou-se que 16 ex-alunos do PROERD praticaram 25 atos infracionais, sendo que quatro desses jovens contribuíram com 13 atos infracionais (portanto eram bastante reincidentes). Dentre os 25 atos infracionais cometidos pelos ex-alunos do PROERD, somente 3 são relativos ao consumo de drogas e 3 referentes ao tráfico de drogas.

Entre 2003 e 2012 na cidade de Lavras/MG a Polícia Militar registrou 236 ocorrências relativas ao uso de drogas envolvendo crianças e adolescentes, dos quais, somente  1,27%  tiveram aulas do PROERD. No mesmo período foram registradas 207 ocorrências de tráfico ilícito de drogas envolvendo crianças e adolescentes, sendo que apenas 1,44% foram de alunos/ex-alunos do PROERD.

Ainda foram pesquisados alguns diretores e professores de escolas que tiveram o PROERD em Lavras entre 2003 e 2012, sendo que a nota média geral dada ao programa pelos educadores foi de 9,61, sendo que 98% dos respondentes acham que o PROERD deve continuar a ser aplicado nas escolas, pois auxilia na socialização secundária e  67%  dos respondentes afirmaram que nas escolas não há outro programa ou projeto de prevenção ao uso indevido de drogas, exceto o PROERD e 92% afirmou que nenhuma outra instituição (exceto PMMG através do PROERD) realiza regularmente algum tipo de intervenção preventiva na escola do respondente.

Desta forma, somando-se as notas atribuídas pelos alunos (9,44) e educadores (9,61), nesses 10 anos de aplicação em Lavras/MG, o PROERD recebeu uma nota média de avaliação de 9,52.

O estudo cientifico sobre o PROERD em Lavras foi muito importante para se analisar a qualidade e eficiência desse programa de prevenção primária, no entanto, o fato mais relevante é o apoio, a credibilidade, a parceria e a legitimidade que a comunidade lavrense e da região confiou a Polícia Militar, acolhendo os Instrutores proerdianos de braços abertos em todos os educandários, para que a atividade de prevenção ao uso de drogas chegasse até ao público infanto-juvenil.

PROERDesforço cooperativo entre Família – Escola e Polícia, para conscientizar nossas crianças e adolescentes sobre as drogas!

Fonte e foto: Núcleo de Prevenção Ativa do 8º BPM
Logotipos criados por Sd Almeida e Sd Ferreira
Dados da pesquisa retirados da monografia: “Análise do PROERD em Lavras/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado pela participação!