terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PMMG FORMA NOVOS INSTRUTORES DO PROERD

Belo Horizonte/MG (06/12/10) - Diante de autoridades militares e civis e parentes de policiais, o Subsecretario Estadual Antidrogas, Clóvis Benevides, disse, na tarde da última sexta-feira, 3, que o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd "é a maior iniciativa de prevenção de drogas do Brasil". A declaração foi feita na cerimônia, no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte, durante a formatura de 31 militares no Curso de Instrutores do Proerd.

Além de Clóvis Benevides, a solenidade contou com as presenças do comandante do Policiamento da Capital - CPC, Coronel Cícero Nunes, da subdiretora da Diretoria de Apoio Operacional, Tenente-Coronel Neuza Maria Aparecida Mendes, do presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Aloísio Andrade e de Antônio Carlos Cabral Aguiar, representante da Conspiração Mineira pela Educação.
Para ingressar no curso, com duração de duas semanas, os militares passam por uma rigorosa seleção, como explica o Coordenador, Capitão Hudson Ferraz. "Os policiais são avaliados diariamente no curso, pois temos que analisar quem se enquadra no perfil para atuar no programa. Hoje temos uma procura muito grande de militares para ingressar na atividade e temos o compromisso de formar os melhores para dar continuidade ao sucesso do Proerd."

Neste processo de avaliação, além do Capitão Ferraz, cinco PMs, que atuam como mentores, participam. São eles: Sargentos Arantes, Nésia, Kerlston e Alexandre e a Cabo Kelly. Todos auxiliam na formação dos novos instrutores para garantir que os policiais militares designados tenham as habilidades apropriadas, sejam comprometidos com a prevenção do uso de substâncias, sejam bons modelos de comportamento e tenham vocação e dedicação para trabalhar com crianças.

EMOÇÃO
Antes de começar o seu discurso, o Coronel Cícero Nunes, disse que em todas as formaturas do Proerd ele sempre se emociona e que nesta não foi diferente. O responsável pela emoção foi o Assessor de Imprensa, Capitão Gedir Rocha, que também concluiu o curso. O Oficial fez um discurso para lembrar a trajetória dos militares que participaram e ainda reforçou como a presença de PMs em escolas enriquece a Instituição.

O Capitão também fez várias citações. Lembrou, Martin Luther King, Antoine de Saint-Exupéry e muitos outros para exemplificar a importância do projeto. Mas foi citando a redação do seu filho, Rafael, que o militar, com a voz embargada, emocionou a todos. O garoto, que é aluno do Proerd, escreveu em seu texto que "o programa nos ajudará no futuro para tomar decisões, pois me ensinou que as drogas a violência podem nos levar à morte." O jovem finalizou dizendo que ama o Proerd.

ANJOS DA ESCOLA
Durante a cerimônia, o representante da Conspiração Mineira pela Educação, Antônio Carlos Cabral Aguiar, classificou os militares como "Anjos da Escola" e disse estar honrado em poder contar com a Polícia Militar como parceira. Finalizando os elogios, Antônio Carlos ainda fez uma homenagem a Corporação e prestou uma continência ao Coronel Cícero.

Aloísio Andrade, do Conselho Estadual Antidrogas, também ressaltou a força do programa nas escolas e no combate ao uso de drogas. Ele ainda lembrou como é importante o papel da PM, que lida com os limites, nas Instituições e destacou que os militares são altamente capacitados para lidar com crianças e adolescentes.

Clóvis Benevides teceu diversos elogios ao Proerd e destacou a coragem dos policiais em lidar com um assunto tão sério de maneira tão eficaz."Não há no estado ou no país, uma intervenção que trate desse tema com tanta seriedade. Temos em Minas, uma Polícia Militar cidadã". Ele ainda disse que o modelo Proerd mais organizado do Brasil é o adotado na PMMG.

"Quero agradecer a cada um de vocês que são voluntários em uma causa tão nobre. Vocês que disseram sim ao Proerd e com muita dedicação e entusiasmo concluíram um curso muito exigente e com padrões muito diferenciados." Assim a Tenente-Coronel Neuza definiu o empenho dos militares e destacou o profissionalismo do curso.
O Coronel Cícero lembrou ainda, em suas palavras, como o Proerd tem a capacidade de "tocar as crianças, os jovens e também os familiares" e fez referência aos parentes dos militares que estavam presentes na formatura. Ele ainda destacou os números do programa, que já formou mais de dois milhões de alunos e também os desafios que os policiais enfrentam diariamente para formar os jovens.

DEPOIMENTOS - MENTORES
"Estou há sete anos no Proerd e é o quarto curso que atuo como mentora. Acredito na prevenção como a melhor forma de combater a violência. Portanto, quanto maior o número de militares atuando no programa, mais crianças serão beneficiadas."
Sargento Nésia Côrrea, 16º BPM

"É a primeira vez que atuo como mentora e a responsabilidade aumenta bastante, porque agora treinaremos militares que serão multiplicadores do Proerd. Estou muito realizada com o trabalho desenvolvido."
Cabo Kelly - CPC

"Acredito que existe também uma mudança de paradigma na tropa. No curso, temos muitos militares novos, que acabaram de ingressar na Corporação e que já reconhecem a importância do Proerd."
Sargento Arantes - 22º BPM

"Tenho 15 anos de Polícia Militar e seis deles foram dedicados ao Proerd. O que percebo é que a cada ano o curso melhora mais e as exigências aumentam."
Sargento Kerlston - 22º BPM

NOVOS INSTRUTORES
"Tenho três anos de PMMG e sempre quis fazer parte do Proerd. Já conhecia sua eficácia antes mesmo de entrar para a tropa. O curso me surpreendeu de forma bastante positiva."
Soldado Bruno Torquetti - 5º BPM

"Sou mãe da Camila Aparecida e vim prestigiar o evento. Acho o Proerd uma coisa maravilhosa e fico muito feliz de minha filha fazer parte deste programa."
Maria Aparecida Barbosa

"Como sou formada em pedagogia, já tenho uma grande afinidade com as salas de aula. O curso é muito completo e me sinto preparada para lidar com os jovens."
Soldado Camila Aparecida - 1º BPM


Créditos: (Sheila de Ângelis)

Fonte: http://www.pmmg.mg.gov.br/


Um comentário:

  1. meu nome é ulisses tenho10anos e estudo na escola santa clara embu-guaçu em são paulo onde tenho aula de proerd(programa educacional ressistencia drogas e violencia)com a policiá maria oliveira e adimiro muito esta profisão de ensinar as crianças que a drogas são coisas que não presta

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Obrigado pela participação!