terça-feira, 27 de março de 2012

PMMG realiza Seminário Estadual do PROERD em Minas Gerais.



No ano de 2010, o projeto D.A.R.E. reformulou o Currículo Educacional Proerd orientado ao público adolescente, de modo a manter uma metodologia e informações científicas atualizadas, direcionadas para uma reflexão qualificada de jovens sobre os malefícios do consumo de drogas. Essa nova matriz foi totalmente traduzida e adaptada à realidade brasileira por meio da Diretoria de Apoio Operacional, o que projetou a PMMG no cenário nacional e internacional.


Acreditando neste novo formato, a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), por meio Superintendência de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema Defesa Social, destinou recursos orçamentários para a formação de 108 novos instrutores Proerd para todo o Estado.

Igualmente, a SEDS destinou recursos para a realização do Seminário Estadual de Atualização Proerd nos dias 27 e 28 de março, que visou aperfeiçoar instrutores credenciados para atuar no novo currículo para adolescentes do 7º ano do Ensino Fundamental, versão intitulada Caindo na REAL, como também, orientar sobre diretrizes estaduais de prevenção da demanda e da oferta de drogas. O evento contou com a participação de 450 policiais militares instrutores do Estado de Minas Gerais, Mato Grosso e Acre, bem como os Gestores (P/3) e Auxiliares do Proerd das 18 Regiões da PMMG.

A cerimônia oficial do Seminário, ocorrida às 19 horas do dia 27/03/2012 no Dayrell Hotel, em Belo Horizonte/MG, foi presidida pelo Coronel PM Brito, Chefe do Estado-Maior da PMMG, e acompanhada pelo Coronel PM Cláudio, Coordenador Estadual do Proerd de Minas Gerais, e diversas autoridades civis e militares.

A solenidade foi iniciada pela apresentação do projeto Juventude e Polícia, em atuação conjunta com jovens formados em suas oficinas e que, atualmente, compõe a Entidade “Bloco Show”.

Abrilhantando o evento, os participantes assistiram à emocionante apresentação das alunas do Proerd Laíssa e Laiane, da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, da cidade de Sete Lagoas, com a canção “conquistando o impossível”.

Na oportunidade, a Coordenação Estadual do Proerd da PMMG homenageou seus colaboradores com a entrega da placa intitulada "Amigo do Proerd". Os agraciados foram:

• José Francisco da Silva - Gestor de Avaliação da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social;

• Raquel Elizabete de Souza Santos – Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica/Secretaria de Estado de Educação;

• Clóves Eduardo Benevides – Subsecretário de Políticas sobre Drogas da Seds;

• Aloísio Andrade – Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead);

• Zuleide de Moura Morais – Gerente da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social;

• Eduardo Costa – Jornalista da Rádio Itatiaia.

Fonte: Site do Proerd MG – disponível em https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/proerd/conteudo.action?conteudo=24135&tipoConteudo=noticia

Fotos e vídeo: PM integrante do Seminário.

quinta-feira, 15 de março de 2012

O PROERD em Minas Gerais passa por um momento histórico: um ex-aluno se torna instrutor do programa de prevenção.

Varginha/MG (15/03/12) - Dentre tantos Policiais Militares matriculados no curso de Instrutores do Proerd, um jovem Policial Militar despertou a curiosidade dos demais – era o Soldado PM Lucas Brenner, 21 anos, oriundo do 23º BPM/Divinópolis.


Entrevista concedida a TV Princesa - Varginha/MG

Segundo o Sd Lucas, aos 10 anos (2001), quando cursava a 4ª série (atual 5º ano) em Divinópolis/MG, recebeu aulas do Proerd através da Cb Vanilda. O garoto gostou tanto das aulas do Proerd e sonhou que um dia poderia ser Policial Militar e também ministrar aquelas lições tão interessantes.

O tempo passou... e no início de 2009 o ex-aluno do Proerd, Lucas Brenner, após passar por todas as fases do concurso, ingressou nas fileiras da Polícia Militar de Minas Gerais e realizou o CTSP-Curso Técnico de Segurança Pública, formando-se Soldado PM.


Depoimento concedido a um integrante da equipe.

Mas o sonho ainda continuava... até que neste ano de 2012, se inscreveu como voluntário para o processo de seleção de candidatos ao Curso de Instrutores do Proerd. O Soldado foi indicado para o curso e demonstrou toda dedicação e entusiasmo para ser um Policial Instrutor do Proerd, conseguindo concluir com o êxito todas as etapas da capacitação.


Policial Lucas em seu primeiro contato com alunos em sala de aula - momento mágico!

Assim, em Minas Gerais, ocorreu um fato histórico no campo da prevenção primária do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas: No Curso de Instrutores em Varginha/MG, formou-se o primeiro Instrutor Proerd da nova geração de ex-alunos do Proerd. Enfim, a semente da prevenção germinou e começa a produzir seus frutos.

Policial Lucas realiza visitação aos alunos da educação infantil


Policial Lucas, durante estágio, acompanha alunos no horário de recreação.

Fonte: Equipe de Treinamento Proerd PMMG

segunda-feira, 5 de março de 2012

Varginha sedia o II Curso de Instrutores Proerd na região Sul de Minas.

E.Tzinho recepciona o mascote D.A.R.E em Varginha/MG

Varginha/MG (05/03/12) - Teve início nesta manhã o 2º Curso de Formação de Instrutores do ProerdPrograma Educacional de Resistência às Drogas. O 1º Curso de Instrutores Proerd no Sul de Minas ocorreu praticamente no mesmo período no ano de 2007; cinco anos após, através de gestão da PMMG/DAOp junto a SEDS/MG, propiciou a realização de três curso desta modalidade no Estado de Minas Gerais (um ocorrerá em Sete Lagoas/MG, outro em Varginha/MG e em data a ser definida terá também mais um curso em BH).
Cel Luis Rogério fala aos discentes do curso.

O Comandante da Sexta Região de Polícia Militar (6ª RPM), Cel PM Luis Rogério de Assis, grande admirador e incentivador do Proerd, fez questão de participar da abertura do curso. Em sua fala, apresentou alguns dados estatísticos extraídos de duas monografias realizadas em 2001 e 2005 (Ten Bianca e Ten Jane), que comprovaram a efetividade do Proerd junto ao público infanto-juvenil. O Cel Rogério desejou um ótimo curso aos militares e ratificou a importância da prevenção primária para aumentar a resiliência das crianças e adolescentes nas questões afetas ao uso/abuso de drogas.
Militares matriculados no curso, oriundos de diversas regiões de MG.

O diferencial desse curso de instrutores Proerd é que engloba muitos Policiais Militares oriundos de diversas regiões do Estado de Minas Gerais (Triângulo, Zona da Mata, Campos da Vertente, Centro Oeste, Sul e Sudoeste de Minas, etc).

A 6ª RPM, através do 24º BPM/Varginha foram os anfitriões dos militares matriculados no curso de instrutores e graças a parceria com o SEST/SENAT (que cedeu o espaço para a realização das aulas) e o retiro espiritual “Cenáculo” da Igreja Católica (que hospedou os discentes), foi possível a realização de tão importante capacitação.
Equipe de treinamento se prepara para as atividades do curso.

A equipe de treinamento também foi composta por Policiais Militares (Másteres e Mentores) de diversas regiões do Estado de Minas Gerais. O Coordenador/Facilitador do Curso foi o Cap PM Jovânio (2º BPM/Juiz de Fora) que após a fala do Cmt Regional (Cel Rogério) deu continuidade à capacitação dos 37 Policiais Militares.