quinta-feira, 27 de junho de 2013

Campo Belo comemora a Semana Nacional e Estadual de Prevenção às drogas


Em comemoração a Semana Nacional e Estadual de prevenção às drogas, a Polícia Militar, juntamente com o COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre drogas), Escolas municipais, estaduais e particulares, PROVIN – Projeto Vida Nova, Território Aliança, com apoio da sociedade, realizaram diversas ações durante a semana, como palestras, teatro, dança. 

O território Aliança que é vinculado ao PROVIN – Projeto Vida Nova, lançou o tema “Quem se informa não usa drogas” e também desenvolveu ações na I Semana de Combate às Drogas de Campo Belo.

Em destaque no dia 27 de Junho na parte da manhã foi a caminhada de enfrentamento às drogas, onde as crianças e adolescentes carregaram cartazes com dizeres sobre os malefícios das drogas.

A caminhada contou com a participação de diversos setores da sociedade e aproximadamente 400 crianças e adolescentes. 

Toda a comunidade apoiou e aplaudiu a ação.

Fonte e fotos: NCO 161 Cia PM

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alunos do Proerd dão show em mais uma formatura em Cristais/MG

Ocorreu em Cristais/MG, na última quarta-feira (26/06) os instrutores PROERD (Programa Educacional de Resistência a drogas), Cabo Silvana, Cabo Emerson em conjunto com os Professores das Escolas Estaduais Antero Maia e Padre Celso Pinheiro, realizaram a formatura de seis turmas do 5º ano do ensino fundamental.


Com muita vibração e alegria os alunos cantaram e dançaram o hino do PROERD e receberam seus diplomas.


O Capitão Rodrigo de Fátima Afonso, Comandante da 161ª Cia PM de Campo Belo e os instrutores do PROERD, receberam homenagens.

A formatura terminou com uma bela demonstração de carinho entre professores, instrutores do PROERD e alunos.


A Polícia Militar agradece a todos que colaboraram com o PROERD e contribuíram para que nossas crianças fiquem longe das drogas.

Fonte: NCO 161 Cia PM

Caminhada da Paz contra o crack e outras drogas em Nepomuceno/MG

No último  sábado (22/06), foi realizada a “Caminhada da paz contra o crack e outras drogas" na cidade de Nepomuceno sob a coordenação do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas – COMAD, através de sua Presidente, Sra. Cláudia Maria de Cristo (que também é uma integrante do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas - CONEAD-MG).

Mobilização em Nepomuceno reuniu mais de 2.000 pessoas

O evento foi  idealizado pelo Cabo Manoel – Instrutor do PROERD e contou com apoio de diversos órgãos, entidades e conselhos de Nepomuceno, tais como: CONSEP - Conselho Comunitário de Segurança Pública; OAB - Ordem dos Advogados do Brasil; Prefeitura Municipal; Conselho Tutelar;  líderes religiosos e voluntários de diversas áreas do comércio local e escolas municipais, estaduais e particulares.

Caminhada pela paz uniu diversas entidades em Nepomuceno

Compareceram aproximadamente mais de 2.000 pessoas que bradavam o grito ‘’VIDA SIM, DROGAS NÃO!’’. A caminhada percorreu por todas as ruas do centro da cidade e contou com a participação de crianças do Núcleo Educacional Curumim; Projeto Minas Olímpica, com as quais o Cabo Manoel faz um trabalho voluntário com aulas de percussão, música e artes; daí as crianças se apresentaram com uma banda de percussão montada com 120 alunos dos dois órgãos citados, que por onde passavam balançavam a multidão que aderiam à caminhada. 


Cb Manoel - Instrutor do Proerd e voluntário no grupo de percussão

Foi também apresentada uma peça teatral composta pelos alunos PROERD da Escola Estadual Licas de Lima em um palco montado com toda infraestrutura de som e imagem que emocionou a todos os presentes. 

Alunos do Proerd atuam em peça teatral de prevenção

Durante o trajeto da caminhada foi o ponto mais emocionante foi o ABRAÇO DA PAZ que foi realizado em torno da Praça Cônego Menezes local onde se nos finais de semana ocorrem os encontros da juventude nepomucenense; na oportunidade todos entoaram com muita emoção  o hino nacional e a canção do PROERD.

Abraço da paz - participantes abraçam a Pça. central da cidade

Ao final do evento foram oferecidos algodão doce, lanches, refrigerantes, pipoca, cama elástica, balões e diversas outras brincadeiras às crianças participantes.

Evento mobilizou toda comunidade

A caminhada foi um ponto histórico na cidade de Nepomuceno e ficará marcada para sempre na memória das crianças, adolescentes, jovens e demais participantes.

O comandante do pelotão de Nepomuceno, Tenente Josirlei esteve presente a toda a caminhada e durante o seu planejamento, sendo participante ativo do COMAD e CONSEP. O comandante deste pelotão demonstrou total interesse e apoio às ações de prevenção.

Fonte e fotos: NCO Pel Nepomuceno

sábado, 8 de junho de 2013

O ECA e sua função na contemporaneidade

Os padrões de educação e criação de filhos tem mudado ao longo dos anos. Para cercear essa mudança muitas vezes inapropriada foi constituída leis que admoestam a convivência dos menores.

O Estatuto da Criança e do Adolescente veio para proteger os filhos das mudanças, uma vez que alguns pais estão oferecendo maus exemplos e toda sorte de violações morais, ao invés de desenvolver as capacidades dos filhos para que eles venham a se tornar cidadãos éticos na sociedade. A família está perdida e acaba achando que a escola é que tem que educar seus filhos. A família é responsável pela educação, pela moral, pelo repasse de valores e a escola, pela formação de habilidades para competências na vida adulta.

Neste contexto, nós que nos importamos e que priorizamos nossos filhos, o melhor que podemos fazer é sermos consistentes na formação dos menores, sendo que o limite, o respeito e o repasse de valores, sempre favorecem a conscientização cidadã.

Mas, nada disto terá qualquer significado se não for mediado pelo exemplo dos adultos; nossos filhos são frutos do meio, porém é na relação familiar que os verdadeiros valores se formam e se consolidam.

De nada adianta os pais darem limites, como assistir à tevê só em determinadas horas, cobrar respeito ao próximo, exigir que não falem palavrão, se eles burlam as leis e os valores morais e adotam uma postura ainda pior a que recriminam: "faça o que eu falo, mais não faça o que eu faço", esse discurso não cola mais.

Suas atitudes valem mais que mil palavras. Busque ações simples e concretas que possam ajudar seu filho a assumir responsabilidades de forma coesa e correta!

Lembre-se: "a palavra convence, o exemplo arrasta". Seja um modelo a ser seguido.

Polícia Militar, educar para não precisar reprimir!

Fonte: ACO 8º BPM
Imagem ilustrativa da internet