O Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd da Polícia Militar de Minas Gerais foi homenageado em Santa Catarina. O Coordenador Operacional e Metodológico do programa, Capitão Hudson Ferraz, foi agraciado com a medalha instituída pelo Decreto Estadual nº 2818/2009, destinada a condecorar pessoas físicas e jurídicas civis, personalidades, órgãos públicos nacionais ou estrangeiros, e militares estaduais e das Forças Armadas, que tenham contribuído ao engrandecimento do Proerd.O Capitão Ferraz foi condecorado durante o 11º Seminário Estadual, que contou com a participação de 273 instrutores de Santa Catarina e de 25 policiais militares dos Estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.
A Coordenadora Executiva do Proerd em Santa catarina, Capitão Gabriela Rafaela Xavier Lins, disse que a PMMG desenvolve um excelente trabalho no Estado. "Temos uma grande parceria com Minas Gerais e, claro, não poderíamos deixar de homenagear o Capitão Ferraz que realiza um programa excepcional. Em Minas, os militares que atuam no programa têm um grande incentivo do governo e isso é de fundamental importância para o bom andamento do Proerd."
Para o Oficial, receber a comenda significou coroar um trabalho desenvolvido ao longo dos anos no estado mineiro. "Estou na coordenação desde 2002 e este reconhecimento demonstra como o Proerd é referência no país.", destacou o Cap Ferraz, que lembrou ainda que os militares de Santa catarina desenvolvem seus trabalhos no Proerd baseado em um treinamento aplicado em Minas Gerais, o projeto "Caindo na Real."CAINDO NA REAL
O projeto representa mais de 20 anos de pesquisa do Projeto de Estratégias de Resistência às Drogas (Drug Resistance Strategies - DRS) que descreveram o processo de oferta de drogas, respondendo a questionamentos - "quem, o quê, onde, como e porque" - além de descrever meios eficazes para a juventude recusar ou resistir a essas ofertas.
No Caindo na Real, os jovens com idade entre 12 e 14 anos, participam de uma abordagem multicultural baseada na escola, sendo incorporados ao currículo valores que focam a orientação familiar, o respeito, o tratamento pessoal e simpatia. O projeto é composto de 10 lições, que utilizam atividades lúdicas de modo a envolver os alunos em sua própria aprendizagem, orientando habilidades de resistência, avaliação de riscos, tomada de decisões, suporte social, resolução de conflitos, questões legais e condutas diante do fenômeno das drogas, utilizando como recursos a mobilização de estudantes, suas famílias e comunidades.
Fonte: http://www.pmmg.mg.gov.br/


Foram premiados 03 alunos que fizeram uma redação referente a prevenção ao uso/abuso de drogas.
Em certo momento do evento, os alunos prestaram o juramento como ocorrem em toda formatura do Proerd, para consolidar o compromisso de continuarem afastados das drogas e violência.
A Cabo PM Silvana com uma breve reflexão fez passar a todos presentes a importância do PROERD na vida da comunidade e principalmente naquele município.
A Escola Municipal João Alves Duca e toda comunidade agradeceu a PMMG por esse excelente programa de prevenção que vem auxiliando a comunidade nas questões afetas ao uso e abuso de drogas.

Para ingressar no curso, com duração de duas semanas, os militares passam por uma rigorosa seleção, como explica o Coordenador, Capitão Hudson Ferraz. "Os policiais são avaliados diariamente no curso, pois temos que analisar quem se enquadra no perfil para atuar no programa. Hoje temos uma procura muito grande de militares para ingressar na atividade e temos o compromisso de formar os melhores para dar continuidade ao sucesso do Proerd."
O Coronel Cícero lembrou ainda, em suas palavras, como o Proerd tem a capacidade de "tocar as crianças, os jovens e também os familiares" e fez referência aos parentes dos militares que estavam presentes na formatura. Ele ainda destacou os números do programa, que já formou mais de dois milhões de alunos e também os desafios que os policiais enfrentam diariamente para formar os jovens.
Na relação dos vencedores publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais constava o nome de um aluno lavrense que muito bem representou a cidade dos ipês e das escolas. Trata-se Wendell Alcântara Silva (Escola Municipal Padre Dehon).
Foram premiados também os alunos dos livros mais completos e bem cuidados de cada turma, sendo um menino e uma menina.
Receberam o certificado de conclusão do curso aproximadamente 80 alunos, encerrando-se assim mais ano de trabalhos naquele município, com êxito e a sensação do dever cumprido, levando assim mais uma vez o conhecimento a esses alunos, que sem dúvida estarão à partir de agora, preparados para vivenciarem as pressões por parte dos amigos em relação ao uso de drogas.


O Comandante da 118ª Cia PM, Cap Adenilson Damasceno do Amaral, em suas palavras, ressaltou a importância do PROERD na educação das crianças, preparando-as para resistirem as drogas e à violência, bem como que a Polícia Militar se destaca no papel principal ligado à prevenção, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias, ajudando a promover a paz social e esperando que todos sejam multiplicadores dos ensinamentos adquiridos com Proerd.
Encerrando a entrevista, Claudiele deixou uma mensagem de incentivo a todos aqueles que assim como ela, acreditam nos seus sonhos, dizendo: “Não desistam de lutar por seus objetivos, sejam eles quais forem....” e enfatizou: “...as drogas jamais deixam as pessoas realizadas!” 

O evento ocorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Itutinga e contou com a presença do Prefeito Municipal (Sr. Fabiano Ribeiro do Vale), do Secretário Municipal de Educação (Sr. Tiago Carvalho Pio); do Coordenador do Proerd/8.º BPM (Cap PM José Deon da Silva), do Cmt da 112.ª Cia PM (1.º Ten PM Rodrigo de Fátima Afonso), do Cmt do Pelotão de Itumirim (1.º Sgt PM Tony Marlowee), do Cmt do Destacamento PM de Itutinga (3.º Sgt PM James Gonçalves), da direção escolar, professores, pais, além de outras lideranças comunitárias que compareceram para prestigiar o evento. 







