quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PM MINEIRO É HOMENAGEADO EM SANTA CATARINA/SC

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd da Polícia Militar de Minas Gerais foi homenageado em Santa Catarina. O Coordenador Operacional e Metodológico do programa, Capitão Hudson Ferraz, foi agraciado com a medalha instituída pelo Decreto Estadual nº 2818/2009, destinada a condecorar pessoas físicas e jurídicas civis, personalidades, órgãos públicos nacionais ou estrangeiros, e militares estaduais e das Forças Armadas, que tenham contribuído ao engrandecimento do Proerd.

O Capitão Ferraz foi condecorado durante o 11º Seminário Estadual, que contou com a participação de 273 instrutores de Santa Catarina e de 25 policiais militares dos Estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.
A Coordenadora Executiva do Proerd em Santa catarina, Capitão Gabriela Rafaela Xavier Lins, disse que a PMMG desenvolve um excelente trabalho no Estado. "Temos uma grande parceria com Minas Gerais e, claro, não poderíamos deixar de homenagear o Capitão Ferraz que realiza um programa excepcional. Em Minas, os militares que atuam no programa têm um grande incentivo do governo e isso é de fundamental importância para o bom andamento do Proerd."
Para o Oficial, receber a comenda significou coroar um trabalho desenvolvido ao longo dos anos no estado mineiro. "Estou na coordenação desde 2002 e este reconhecimento demonstra como o Proerd é referência no país.", destacou o Cap Ferraz, que lembrou ainda que os militares de Santa catarina desenvolvem seus trabalhos no Proerd baseado em um treinamento aplicado em Minas Gerais, o projeto "Caindo na Real."

CAINDO NA REAL

O projeto representa mais de 20 anos de pesquisa do Projeto de Estratégias de Resistência às Drogas (Drug Resistance Strategies - DRS) que descreveram o processo de oferta de drogas, respondendo a questionamentos - "quem, o quê, onde, como e porque" - além de descrever meios eficazes para a juventude recusar ou resistir a essas ofertas.

No Caindo na Real, os jovens com idade entre 12 e 14 anos, participam de uma abordagem multicultural baseada na escola, sendo incorporados ao currículo valores que focam a orientação familiar, o respeito, o tratamento pessoal e simpatia. O projeto é composto de 10 lições, que utilizam atividades lúdicas de modo a envolver os alunos em sua própria aprendizagem, orientando habilidades de resistência, avaliação de riscos, tomada de decisões, suporte social, resolução de conflitos, questões legais e condutas diante do fenômeno das drogas, utilizando como recursos a mobilização de estudantes, suas famílias e comunidades.




LEIA O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O PROERD


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COMUNIDADE FESTEJA O PROERD EM SANTANA DO JACARÉ/MG

Santana do Jacaré/MG – Em 06/12/10 ocorreu na Escola Municipal João Alves Duca a solenidade de formatura de 65 alunos do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.
Foram premiados 03 alunos que fizeram uma redação referente a prevenção ao uso/abuso de drogas.
Em certo momento do evento, os alunos prestaram o juramento como ocorrem em toda formatura do Proerd, para consolidar o compromisso de continuarem afastados das drogas e violência.
A Cabo PM Silvana com uma breve reflexão fez passar a todos presentes a importância do PROERD na vida da comunidade e principalmente naquele município. A Escola Municipal João Alves Duca e toda comunidade agradeceu a PMMG por esse excelente programa de prevenção que vem auxiliando a comunidade nas questões afetas ao uso e abuso de drogas.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

PMMG FORMA NOVOS INSTRUTORES DO PROERD

Belo Horizonte/MG (06/12/10) - Diante de autoridades militares e civis e parentes de policiais, o Subsecretario Estadual Antidrogas, Clóvis Benevides, disse, na tarde da última sexta-feira, 3, que o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd "é a maior iniciativa de prevenção de drogas do Brasil". A declaração foi feita na cerimônia, no Palácio dos Despachos, em Belo Horizonte, durante a formatura de 31 militares no Curso de Instrutores do Proerd.

Além de Clóvis Benevides, a solenidade contou com as presenças do comandante do Policiamento da Capital - CPC, Coronel Cícero Nunes, da subdiretora da Diretoria de Apoio Operacional, Tenente-Coronel Neuza Maria Aparecida Mendes, do presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Aloísio Andrade e de Antônio Carlos Cabral Aguiar, representante da Conspiração Mineira pela Educação.
Para ingressar no curso, com duração de duas semanas, os militares passam por uma rigorosa seleção, como explica o Coordenador, Capitão Hudson Ferraz. "Os policiais são avaliados diariamente no curso, pois temos que analisar quem se enquadra no perfil para atuar no programa. Hoje temos uma procura muito grande de militares para ingressar na atividade e temos o compromisso de formar os melhores para dar continuidade ao sucesso do Proerd."

Neste processo de avaliação, além do Capitão Ferraz, cinco PMs, que atuam como mentores, participam. São eles: Sargentos Arantes, Nésia, Kerlston e Alexandre e a Cabo Kelly. Todos auxiliam na formação dos novos instrutores para garantir que os policiais militares designados tenham as habilidades apropriadas, sejam comprometidos com a prevenção do uso de substâncias, sejam bons modelos de comportamento e tenham vocação e dedicação para trabalhar com crianças.

EMOÇÃO
Antes de começar o seu discurso, o Coronel Cícero Nunes, disse que em todas as formaturas do Proerd ele sempre se emociona e que nesta não foi diferente. O responsável pela emoção foi o Assessor de Imprensa, Capitão Gedir Rocha, que também concluiu o curso. O Oficial fez um discurso para lembrar a trajetória dos militares que participaram e ainda reforçou como a presença de PMs em escolas enriquece a Instituição.

O Capitão também fez várias citações. Lembrou, Martin Luther King, Antoine de Saint-Exupéry e muitos outros para exemplificar a importância do projeto. Mas foi citando a redação do seu filho, Rafael, que o militar, com a voz embargada, emocionou a todos. O garoto, que é aluno do Proerd, escreveu em seu texto que "o programa nos ajudará no futuro para tomar decisões, pois me ensinou que as drogas a violência podem nos levar à morte." O jovem finalizou dizendo que ama o Proerd.

ANJOS DA ESCOLA
Durante a cerimônia, o representante da Conspiração Mineira pela Educação, Antônio Carlos Cabral Aguiar, classificou os militares como "Anjos da Escola" e disse estar honrado em poder contar com a Polícia Militar como parceira. Finalizando os elogios, Antônio Carlos ainda fez uma homenagem a Corporação e prestou uma continência ao Coronel Cícero.

Aloísio Andrade, do Conselho Estadual Antidrogas, também ressaltou a força do programa nas escolas e no combate ao uso de drogas. Ele ainda lembrou como é importante o papel da PM, que lida com os limites, nas Instituições e destacou que os militares são altamente capacitados para lidar com crianças e adolescentes.

Clóvis Benevides teceu diversos elogios ao Proerd e destacou a coragem dos policiais em lidar com um assunto tão sério de maneira tão eficaz."Não há no estado ou no país, uma intervenção que trate desse tema com tanta seriedade. Temos em Minas, uma Polícia Militar cidadã". Ele ainda disse que o modelo Proerd mais organizado do Brasil é o adotado na PMMG.

"Quero agradecer a cada um de vocês que são voluntários em uma causa tão nobre. Vocês que disseram sim ao Proerd e com muita dedicação e entusiasmo concluíram um curso muito exigente e com padrões muito diferenciados." Assim a Tenente-Coronel Neuza definiu o empenho dos militares e destacou o profissionalismo do curso.
O Coronel Cícero lembrou ainda, em suas palavras, como o Proerd tem a capacidade de "tocar as crianças, os jovens e também os familiares" e fez referência aos parentes dos militares que estavam presentes na formatura. Ele ainda destacou os números do programa, que já formou mais de dois milhões de alunos e também os desafios que os policiais enfrentam diariamente para formar os jovens.

DEPOIMENTOS - MENTORES
"Estou há sete anos no Proerd e é o quarto curso que atuo como mentora. Acredito na prevenção como a melhor forma de combater a violência. Portanto, quanto maior o número de militares atuando no programa, mais crianças serão beneficiadas."
Sargento Nésia Côrrea, 16º BPM

"É a primeira vez que atuo como mentora e a responsabilidade aumenta bastante, porque agora treinaremos militares que serão multiplicadores do Proerd. Estou muito realizada com o trabalho desenvolvido."
Cabo Kelly - CPC

"Acredito que existe também uma mudança de paradigma na tropa. No curso, temos muitos militares novos, que acabaram de ingressar na Corporação e que já reconhecem a importância do Proerd."
Sargento Arantes - 22º BPM

"Tenho 15 anos de Polícia Militar e seis deles foram dedicados ao Proerd. O que percebo é que a cada ano o curso melhora mais e as exigências aumentam."
Sargento Kerlston - 22º BPM

NOVOS INSTRUTORES
"Tenho três anos de PMMG e sempre quis fazer parte do Proerd. Já conhecia sua eficácia antes mesmo de entrar para a tropa. O curso me surpreendeu de forma bastante positiva."
Soldado Bruno Torquetti - 5º BPM

"Sou mãe da Camila Aparecida e vim prestigiar o evento. Acho o Proerd uma coisa maravilhosa e fico muito feliz de minha filha fazer parte deste programa."
Maria Aparecida Barbosa

"Como sou formada em pedagogia, já tenho uma grande afinidade com as salas de aula. O curso é muito completo e me sinto preparada para lidar com os jovens."
Soldado Camila Aparecida - 1º BPM


Créditos: (Sheila de Ângelis)

Fonte: http://www.pmmg.mg.gov.br/


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ALUNO LAVRENSE É PREMIADO NO CONCURSO DE REDAÇÃO EM BH.

Belo Horizonte/MG - A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por intermédio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas, divulgou em 02/12/10 a relação dos vencedores do "13º Concurso de Redação, Frases e Desenhos - Viva Feliz sem drogas", com o tema: "Esportes 10 X Drogas 0 – Neste jogo quem ganha é você". Na relação dos vencedores publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais constava o nome de um aluno lavrense que muito bem representou a cidade dos ipês e das escolas. Trata-se Wendell Alcântara Silva (Escola Municipal Padre Dehon).

A solenidade de premiação ocorreu hoje (06/12), às 09 horas, no auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1600, bairro Lourdes, Belo Horizonte).
Na categoria Redação, Carlos Gomes Oliveira (Escola Municipal Cônego Sequeira- Belo Horizonte) ficou com o 1º lugar, Wendell Alcântara Silva (Escola Municipal Padre Dehon - Lavras), conquistou o 2º lugar e Rúbia Maria Santos de Souza (Escola Municipal Zulma Rocha Santos - São Gonçalo do Rio Preto) ficou com o 3º lugar.

O aluno Wendell fez o Proerd no 1.º semestre de 2.010 com o Soldado Rodrigues (foto) que juntamente com a Diretora e Professora da Escola Municipal Padre Dehon compareceram em BH para receberem a premiação (extensivo ao educandário, à educadora e ao policial instrutor do Proerd).

sábado, 4 de dezembro de 2010

FORMATURA PROERD EM CANA VERDE/MG

Cana Verde/MG (04/12/10) - Ocorreu no dia 03/12/10 a solenidade de entrega dos certificados do Proerd, para os alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Waldivino José Freire, onde foram premiados com uma medalha do Proerd, os alunos que se destacaram durante as aulas e obtiveram êxito na confecção da redação Proerd, com o seguinte tema: “Com o Proerd eu aprendi que...”, de onde foi escolhida a melhor redação de cada turma.
Foram premiados também os alunos dos livros mais completos e bem cuidados de cada turma, sendo um menino e uma menina.
Receberam o certificado de conclusão do curso aproximadamente 80 alunos, encerrando-se assim mais ano de trabalhos naquele município, com êxito e a sensação do dever cumprido, levando assim mais uma vez o conhecimento a esses alunos, que sem dúvida estarão à partir de agora, preparados para vivenciarem as pressões por parte dos amigos em relação ao uso de drogas.


terça-feira, 30 de novembro de 2010

MARCHA DA PREVENÇÃO EM OLIVEIRA/MG

Oliveira/MG - A formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas em Oliveira/MG ocorreu no dia 26 de novembro/2010, iniciando-se com uma "Marcha da Prevenção" realizada pelos formandos, que percorreram a Rua Dr. Coelho de Moura, centro, com destino ao Poliesportivo onde foi realizada a solenidade de formatura.
O desfile preventivo contou com a participação da Fanfarra da Escola Estadual Professor Pinheiro Campos que abrilhantou o evento.
Os alunos chamaram atenção da comunidade Oliveirense pelo entusiasmo e empolgação com o Proerd.

A presença do mascote “PM Amigo Legal” foi marcante e agradou tanto as crianças quanto os adultos.


O Proerd foi aplicado para 574 alunos da rede municipal e estadual de Oliveira.



FONTE: Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

domingo, 21 de novembro de 2010

POLICIAIS CEARENSES REALIZAM TRABALHO DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS

(19/11/2010) - Na tentativa de minimizar a violência, policiais do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) realizam trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes. Eles desenvolvem atividades como cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outras, para alertar sobre os riscos de entrar no mundo das drogas.

De acordo com o fundador do Proerd no Estado, coronel da Polícia Militar (PM) Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, atualmente na reserva, o programa foi implantado no ano 2000 no Ceará e em março desde ano o Proerd completou dez anos de existência estadual. “Ao longo deste tempo cerca de 130 mil alunos, de 96 municípios, encontram-se orientados contra as drogas”, afirma o fundador.

Ives Felipe, de 11 anos, aluno da 6ª série do Colégio 21 de Abril, que participou do curso oferecido pelo Proerd no primeiro semestre de 2010, mesmo com a pouca idade, considera as drogas um atraso de vida e afirma querer ficar longe delas.

As aulas, de prevenção e orientação sobre os diversos aspectos das drogas, são ministradas por policiais militares fardados a alunos do 5º e 6º anos, com faixa etária de 9 a 12 anos de idade. Ao final do curso é realizada uma formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de “Aluno Proerd”.

Além do programa coordenado pela PM, policiais civis da Dipre também realizam atividades de conscientização acerca da problemática das drogas, suas possíveis causas e consequências, individuais e coletivas, com fundamentos científicos.

O delegado da divisão, Germano Camelo, afirma que eles tratam de outros temas como tabagismo, alcoolismo, legislação sobre drogas e valorização da vida, onde o público-alvo destes trabalhos são jovens entre 12 anos e 18 anos, educadores e familiares. Diferentemente do Proerd as palestras, oficinas, debates e cursos desenvolvidos pela Dipre estão presentes não apenas nas escolas, mas em universidades, ONGs e demais instituições.

A Dipre forma multiplicadores para desenvolver ações preventivas de combate à violência e ao uso indevido de drogas dentro das comunidades, com carga horária de no mínimo 40 horas. Até o final de 2010, serão formados mais de mil profissionais em todo Estado, ressalta o delegado Camelo. Ele destaca que o papel do multiplicador é sensibilizar a população sobre os temas citados, com a finalidade de preservar a saúde e proteger, principalmente, a criança e o adolescente. Seja uma liderança comunitária ou religiosa, um morador do bairro, ou seja, qualquer pessoa pode se tornar um multiplicador, lembra Camelo.

Saiba mais:

O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de Drug Abuse Resistance Education (Dare), em parceria com o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia, para ser implantado nas escolas.

Hoje o Proerd está presente em aproximadamente 50 Países. O Ceará foi quinto Estado a implantar o programa. Foram formados 249 instrutores, todos policiais militares, para ministrar o curso. A Dipre com seu trabalho já beneficiou mais de 50 mil pessoas.

A escola que tiver interesse em participar do Proerd, seja pública ou particular, pode procurar diretamente o programa.

Mais informações:

Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd): 85 - 3101.3551

Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre): 3101.7416

Fonte: Assessoria de Imprensa da SSPDS - Marcos Cavalcante / Joslen Herbster (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 - 3101.6518)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BOA ESPERANÇA/MG EM FESTA COM O PROERD


A Polícia Militar na cidade de Boa Esperança/MG realizou no dia 22 de Outubro de 2010 no Ginásio do Colégio São José, a formatura de 900 alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistências às Drogas), o evento contou com a participação de pais dos alunos, professores, diretores e demais autoridades civis, militares e religiosas.

O PROERD é um programa desenvolvido pela Polícia Militar, tendo como público alvo alunos matriculados no 5º ano de toda rede escolar, e tem como finalidade conscientizar crianças e adolescentes dos males causados pelo uso de substâncias entorpecentes, bem como da violência que atinge a sociedade e que está diretamente relacionado às Drogas.

Neste ano de 2010 o programa atingiu aproximadamente 900 alunos, que após intensa preparação com palestras, encontros e atividades realizadas pelos policiais militares instrutores do PROERD, agora se encontram orientados para lidar com alguns problemas relacionados a DROGAS e VIOLENCIA.

Durante o evento, houve premiação pela melhor redação, que abordou como tema assuntos inerentes ao programa. Houve também o sorteio de uma bicicleta como forma de incentivo aos formandos.

A formatura contou com a presença de aproximadamente 3 mil pessoas, além do prestígio de algumas autoridades civis da cidade e membros de entidades religiosas.

Ao final, ao som da música do PROERD que todos os alunos entoam sempre com motivação e alegria, deu-se o encerramento dessa festa maravilhosa, que celebra mais crianças longe das drogas e dentro da escola.

Parabéns aos formandos!



terça-feira, 26 de outubro de 2010

DEIXE DE FUMAR ENQUANTO HÁ TEMPO


Lavras/MG – Na semana passada, no período de 18 a 22, a partir de 19:30, nas dependências do auditório da FADMINAS ocorreu um curso inteiramente gratuito para incentivar aos fumantes a deixarem o vício.

A PMMG/8.º BPM foi convidada a fazer parte da equipe de palestrantes e enviou os Policiais Militares Instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) que juntamente com Médicos, Dentistas e Psicólogos, além do profissionais daquela instituição também palestraram ao público presente, com intuito de conscientizá-los sobre os malefícios do tabagismo.

Os militares do PROERD (Cb Audrey e Sd Rodrigues) deram a sua contribuição quando demonstraram ao público o poder do "Exemplo em casa". Explicando como as crianças enxergam os familiares fumantes. Muitas frases recolhidas durante as aulas PROERD foram citadas durante esse curso da FADMINAS, o que contribui para conscientizar os participantes.

Ao final os participantes do curso foram presenteados com cartinhas de incentivo para largarem de vez o cigarro, feitas pelos alunos PROERD da escola SESI.


PMMG E COMUNIDADE – SOLIDÁRIOS NA PREVENÇÃO.

Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FORMATURA DO PROERD NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO GRAMA


IMPLANTAÇÃO
O Programa foi implantado em Santo Antônio do Grama/MG em março de 2010 pelo Comando da 118ª Cia PM em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura daquele município e com o apoio do Conselho Tutelar, sendo assistida primeiramente a Escola Municipal São Domingos Sávio, num total de quatro turmas, totalizando cerca de 90 alunos do 5º ano escolar, tendo como instrutor o Cabo Edimar Olevate, profissional capacitado pedagogicamente para interagir com as crianças em idade escolar, bem como seus familiares.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As aulas do PROERD foram ministradas durante encontros semanais na Escola Municipal São Domingos Sávio, sendo abordados temas fundamentais como: Informações sobre tabaco, álcool e drogas afins, forma de dizer não às drogas, decisões positivas preventivas, auto-estima e resistência às pressões que as envolvem.

FORMATURA
Ocorreu no dia 08/10/10, tendo início às 16h30min com uma passeata dos alunos, familiares, professores e populares, saindo da Escola São Domingos Sávio, passando pela Praça da Rodoviária, seguindo para o Ginásio Poliesportivo Gramense.

No Ginásio, ocorreu a formatura, um momento grandioso, tendo reunido instrutor, pais, professores, autoridades e alunos. Durante a cerimônia ocorreram várias atividades, como: apresentações de teatro dos alunos com temas relacionados à prevenção ao uso de drogas e da violência, danças, e premiação de redações dos alunos que se destacaram durante o transcorrer do Programa.

Um dos momentos mais emocionantes ocorreu quando os formandos prestaram o Juramento, proferindo um compromisso público de ficarem longe das drogas e da violência.
O Comandante da 118ª Cia PM, Cap Adenilson Damasceno do Amaral, em suas palavras, ressaltou a importância do PROERD na educação das crianças, preparando-as para resistirem as drogas e à violência, bem como que a Polícia Militar se destaca no papel principal ligado à prevenção, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias, ajudando a promover a paz social e esperando que todos sejam multiplicadores dos ensinamentos adquiridos com Proerd.

MENSAGEM DO INSTRUTOR
"Educai as crianças e não será preciso punir os homens"

A educação é a base, o princípio de uma vida. Sem ela seria impossível viver em uma sociedade,onde todos precisam se comunicar uns com o outros.A educação começa desde criança.Uma criança bem educada automaticamente será um adulto educado,responsável,ao contrário da criança mal educada.

Educar não é espancar, nem impor uma ditadura, mas é impor limites, corrigir quando necessário. É mostrar o caminho certo a seguir.Tudo ou quase tudo o que o ser humano aprende quando criança, provavelmente ele fará quando se tornar um adulto.Nossos filhos serão amanhã aquilo que nós ensinarmos hoje.

Por que será que existem tantos jovens na criminalidade, no tráfico, na prostituição? Será que é por falta de escolhas? Ou por impulso de alguém? Ou será por falta de educação? Será que demos muita liberdade quando precisavam de limites? Será que os mimamos quando precisavam ser corrigidos? Será que os ignoramos quando na verdade o que queriam era um pouco de atenção?

Talvez essas sejam as perguntas que "maquinam" nossas cabeças, tudo o que plantarmos hoje, certamente colheremos amanhã. Se o ser humano não for educado quando criança, provavelmente será punido mais tarde por suas atitudes.

Parabéns a todos que estão unidos nesta caminhada!
(Cb Edimar Olevate)


Fonte: 118 Cia/21.ª Cia PM Ind

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CURSO PROERD PAIS EM NEPOMUCENO

Nepomuceno/MG (05/10/10), às 20:00, na sede do Projeto Curumim, ocorreu a formatura da 1ª turma do Curso Proerd Pais nessa urbe.

O curso foi realizado durante cinco semanas, quando os pais puderam acrescentar aos seus conhecimentos informações que vão auxiliá-los a lidarem com a problemática da droga, melhorando seus conhecimentos em relação à dependência química e também em relação a alguns pontos que devem ser trabalhados com as crianças e adolescentes no seio da família, minimizando os riscos a que eles estão expostos, aumentando assim os fatores de proteção por intermédio de conceitos discutidos pelo grupo. O instrutor do curso foi o Cabo PM Márcio, da cidade de Perdões. Em Perdões também existem pais participando do citado programa.

DICAS PM
Se alguma empresa quiser aplicar o PROERD PAIS para seus funcionários, basta realizar contato com o Núcleo de Prevenção Ativa do 8.º BPM através do telefone 3829-3216 ou por e-mail: aco8bpm@gmail.com. O curso é gratuito, necessitando apenas adequar o horário com os Instrutores Proerdianos.

Vale a pena investir na capacitação da comunidade, visando uma sociedade melhor para todos.


Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ASSISTA MATÉRIA INTERESSANTE




FONGTE: http://mundofox.com.br?

sábado, 25 de setembro de 2010

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE PREVENÇÃO AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançaram no dia 1º de setembro o Projeto de Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas. O lançamento ocorreu por meio de uma videoconferência transmitida pela Internet aos presidentes dos Tribunais de Justiça e das Corregedorias dos Estados e do Distrito Federal.

Durante o evento foi divulgado o projeto criado para atender ao Decreto nº 7.179/10, que instituiu o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, e aos Provimentos nº4 e nº9, do CNJ, que definem medidas com vistas à eficácia e ao bom desempenho da atividade judiciária na implantação das atividades de atenção, proteção e reinserção social de usuários e dependentes encaminhados aos Juizados Especiais Criminais, bem como as crianças e adolescentes encaminhadas às Varas da Infância e Juventude.

Fundamentação do Curso
O abuso de drogas é um fenômeno complexo e multifacetado que impõe à sociedade e ao poder público uma ação conjunta a partir de políticas intersetoriais nas áreas jurídica, da educação, da saúde e da assistência social na busca de soluções para minimizar os prejuízos decorrentes deste comportamento.

Na área do Direito, isso tem gerado modificações nas leis específicas relacionadas ao uso de substâncias psicoativas. No campo legislativo e da política pública relacionada às causas e consequências do consumo abusivo de drogas, a Lei nº 11.343/06, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) e prescreve medidas para a prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, é o marco jurídico de mudança de paradigma e de procedimentos penais ao atender ao pressuposto da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) que prevê o reconhecimento das diferenças entre o usuário, a pessoa em uso indevido, o dependente e o traficante de drogas, tratando-os de forma diferenciada, sem, no entanto, descuidar e negligenciar os mecanismos de repressão ao tráfico. Até a publicação da referida Lei, o usuário e dependente eram vistos, no imaginário da sociedade, como um risco ou ameaça.

Os procedimentos eram restritos a ações policiais (punição) e ao encaminhamento a hospitais psiquiátricos (doença mental).

Ao contrário, no escopo da nova Lei, o indivíduo que for processado por posse de droga para uso próprio terá direito à definição de um projeto terapêutico individualizado (re-socialização), orientado para a inclusão social e para a redução de riscos e de danos sociais e à saúde (art. 22, inc. III).

Neste contexto, os usuários e dependentes não estarão mais sujeitos à pena privativa de liberdade, mas, sim, às medidas sócio-educativas aplicadas pelos Juizados Especiais Criminais. Esse novo paradigma encontra-se previsto no Art. 28 da referida Lei a seguir transcrita:

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I. Advertência sobre efeitos das drogas;

II. Prestação de serviços à comunidade;

III. Medida educativa de comparecimento ao programa ou curso educativo.
§ 1º Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.

§ 2º Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente. Sendo assim, o pressuposto da ação educativa prevista nessa Lei é de que o Estado, com a participação da sociedade, não só pode como deve formular e implementar políticas ou programas de prestação de serviços à comunidade
.

Como reflexo da nova Lei nº 11.343/06 e com vistas a sua aplicação mais eficaz e adequada pelos Operadores do Direito dos Juizados Especiais Criminais e Juizados da Infância e da Juventude envolvidos na persecução penal, se faz necessário o aprimoramento de conhecimentos teórico-metodológicos em áreas direcionadas à problemática das drogas (fora da ciência do direito) e adequação da ação conjunta (enfoque multidisciplinar) entre os Operadores do Direito (juízes, promotores, defensores, delegados, conciliadores, advogados e outros serventuários da justiça), os profissionais da área de atenção psicossocial (assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, dentre outros) e os profissionais da área de Segurança Pública.

Em abril de 2010, o corregedor Nacional de Justiça, Ministro Gilson Dipp, definiu medidas para o aperfeiçoamento do trabalho dos Juizados Especiais e Juizados da Infância e da Juventude no âmbito da sua atribuição de promover a reinserção social dos usuários e dependentes de drogas, conforme estabelece a Lei 11.343/2006. As normas, que constam no Provimento nº 04 e no Provimento nº 09, deverão ser adotadas pelos Tribunais de Justiça e Varas dos Juizados da Infância e Juventude.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e o Conselho Nacional de Justiça celebraram, ao 21º dia do mês de junho de 2010, um acordo de cooperação técnica entre si, objetivando o aprimoramento das ações do Judiciário, quanto às atividades relacionadas à atenção e reinserção de usuários ou dependentes de drogas.

Em parceria com as Faculdades de Direito e de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) foi desenvolvido um projeto que prevê ações nas áreas de pesquisa, capacitação, seminários regionais de boas práticas e projetos pilotos para o desenvolvimento de metodologias, no intuito de contribuir para a melhoria desse atendimento, e a primeira ação desta parceria é o curso de extensão universitária “INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO DESEMPENHO DA ATIVIDADE JUDICIÁRIA COM USUÁRIOS E DEPENDENTES DE DROGAS”

Objetivo do curso
Promover a capacitação dos diferentes profissionais envolvidos na aplicação da lei, visando ao cumprimento de penas e medidas alternativas, medidas protetivas e medidas sócio educativas, de modo a garantir o aprimoramento do serviço judiciário e diminuição da reincidência.

Inscrições e matrícula
As inscrições poderão ser realizadas No site http://www.senadcnj.edm.org.br/senadcnj/ até o dia 30 de setembro. Após, será divulgada no site do curso a lista dos alunos selecionados. Os alunos selecionados também serão comunicados via e-mail e orientados quanto aos procedimentos para matrícula.

Após a matrícula, o Cursista receberá, no seu endereço residencial, com 15 (quinze) dias antes do início do curso, um kit contendo os seguintes materiais didáticos:
a. Um vídeo, disponibilizado em mídia DVD;
b. Livro texto, com guia de orientação ao cursista, instruções para realização de atividades em grupo, exercícios de verificação de aprendizagem, links para pesquisa e textos complementares;
c. exemplar da Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil;
d. ficha de controle de recebimento do material;
e. instrumento de avaliação do curso.

Conteúdo do curso
• Drogas: classificação e efeitos no organismo
• Crack
• Experimentação, uso, abuso e dependência de drogas
• Epidemiologia: o uso de drogas psicotrópicas no Brasil
• Mudança da Cultura Jurídica sobre Drogas
• Prevenção nos Juizados Especiais Criminais
• Entrevista Motivacional e Intervenção Breve com Usuários de Drogas
• Modelos de Tratamento
• Redução de Danos
• A Família como rede de proteção do uso indevido de drogas
• Redes Sociais
• Implementação da justiça restaurativa por meio dos Juizados Especiais Criminais (JEC) e Varas da Infância e da Juventude
• Políticas de Saúde para a atenção integral a Usuários de Drogas
• Uso de Drogas versus Violência e Criminalidade

Abrangência
O curso será ministrado a 15.000 (quinze mil) Operadores do Direito dos Juizados Especiais Criminais e Juizados da Infância e da Juventude, profissionais da área de atenção psicossocial e profissionais da área de segurança pública de todo o Brasil.

Abordagem
O Curso é gratuito, na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120 horas, duração de três meses e certificado de extensão universitária expedido pela Universidade de São Paulo (USP).

Os participantes terão acesso aos ambientes interativos com chats, fóruns, teleconferências, videoaulas, dentre outros.

Na USP, uma equipe de tutores capacitados estará à disposição dos cursistas para auxiliá-los e acompanhá-los no estudo dos conteúdos. O acompanhamento será realizado por e-mail, fax ou via telefonia gratuita na modalidade 0800, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Avaliação dos alunos e Certificado
Os critérios de avaliação dos alunos serão divulgados no guia de orientação ao cursista.

Será certificado pelo Decanato de Extensão da Universidade de São Paulo, mediante a obtenção de aproveitamento superior a 70% da média.

Os certificados serão emitidos num prazo máximo de 60 dias após a conclusão do curso.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

JOGADORA DE FUTEBOL, EX ALUNA DO PROERD VISITA O 8.º BPM

Lavras/MG (10/09/10) – Nesta manhã o 8.º BPM recebeu a visita de Claudiele Pedroso Alves, 17 anos, jogadora do time feminino do Clube Atlético Mineiro.

A jovem atleta, filha de militar, ex-aluna do Colégio Tiradentes da PMMG e ex-aluna PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) informou que desde os 8 anos começou a jogar futebol com os amigos em Lavras/MG, em um “campinho” na Vila Murad.

Iniciando sua trajetória, em 2005 começou a treinar no CNEC e em 2007 passou para SELT com intuito de disputar a “Copa SEMEL”, sendo que a partir daí, com 14 anos ainda continuou no time juvenil feminino; somente em 2009 passou para o time adulto, disputando JIMI e vários outros campeonatos de Futsal Feminino.

Neste ano de 2.010 Claudiele foi para o Estado de São Paulo jogar em um time de futsal feminino da cidade de Sertãozinho/SP, através de contato intermediado pela amiga Lucimara (atual volante da Seleção Brasileira de Futebol Feminino); antes de ir para o interior paulista, Claudiele fez teste no Clube Atlético Mineiro, despertando interesse dos dirigentes, porém optou em jogar no futebol paulista.

Claudiele permaneceu no clube paulista até que nas férias de julho, fez novamente o teste no Atlético mineiro, decidindo ali permanecer. A partir de sua ida para o “Galo” é que passou a jogar no futebol de campo, porque anteriormente sua experiência nos gramados se dava apenas em decorrência dos treinos na cidade de Ribeirão Vermelho/MG. Segundo ela, que reside no Centro de Treinamento do Atlético, existem somente duas atletas do sul de minas jogando no clube; as demais são todas de Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH).

A atleta lavrense afirmou que está gostando muito de jogar no futebol de campo profissional devido a experiência que está recebendo nos principais campeonatos disputados, tais como Copa do Brasil e Campeonato Mineiro. Embora muito jovem, reconhece que o futebol ainda está em ascensão para o público feminino. Ela confidenciou ser admiradora da jogadora Marta, pelo seu profissionalismo, agililidade, competência e domínio de bola, características e fatores que fizeram com que o futebol feminino brasileiro ganhasse notoriedade no exterior.


A jogadora Claudiele demonstrou que gosta muito do que faz, porém não se ilude e segue firme nos estudos, pois almeja formar-se na área de engenharia. Assim, concilia seus estudos com uma programação bastante puxada, aliando exercícios físicos com rigorosa dieta nutricional.

Claudiele foi aluna do Proerd no ano de 2.003 na Escola Estadual Firmino Costa e afirmou que tal programa, juntamente com o carinho e atenção dos professores que passaram pela sua vida na infância, contribuiu muito para sua formação e pode afiançar que não só no ramo do esporte, mas como em toda vida, quem se perde pelos caminhos das drogas não consegue desfrutar de nenhuma oportunidade que a vida oferece.
Encerrando a entrevista, Claudiele deixou uma mensagem de incentivo a todos aqueles que assim como ela, acreditam nos seus sonhos, dizendo: “Não desistam de lutar por seus objetivos, sejam eles quais forem....” e enfatizou: “...as drogas jamais deixam as pessoas realizadas!

A EQUIPE DO 8.º BPM DESEJA MUITO SUCESSO NA CARREIRA DA ATLETA LAVRENSE. SIGA AVANTE REALIZANDO SEUS SONHOS!

Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ITUTINGA CONFRATERNIZA O PROERD

(Mãe e filho, formandos do Proerd em Itutinga/MG)
Itutinga/MG (27/08/10) – Aconteceu nesta noite (18:30) mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, que foi aplicado pelo Policial Instrutor (Sgt Aílton) naquela hospitaleira localidade.
O evento ocorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Itutinga e contou com a presença do Prefeito Municipal (Sr. Fabiano Ribeiro do Vale), do Secretário Municipal de Educação (Sr. Tiago Carvalho Pio); do Coordenador do Proerd/8.º BPM (Cap PM José Deon da Silva), do Cmt da 112.ª Cia PM (1.º Ten PM Rodrigo de Fátima Afonso), do Cmt do Pelotão de Itumirim (1.º Sgt PM Tony Marlowee), do Cmt do Destacamento PM de Itutinga (3.º Sgt PM James Gonçalves), da direção escolar, professores, pais, além de outras lideranças comunitárias que compareceram para prestigiar o evento.


(Mesa de personalidades)

(Prefeito Fabiano elogia a PMMG e o Proerd)
(Apoio das Professoras é fundamental)
Cerca de 70 alunos do 5.º ano da Escola Municipal Erinéia de Carvalho e mais 15 adultos (pais da comunidade) concluíram os respectivos currículos do Proerd e ali receberam seus certificados.

(Momento da leitura das redações)


PROERD – ATUANDO PARA PROMOVER A RESILIÊNCIA AO USO/ABUSO DE DROGAS.

(A família unida compareceu para participar do evento.)


Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CARRANCAS COMEMORA A FORMATURA PROERD

Carrancas/MG (20/08/10) – A comunidade se reuniu em festa para celebrar a formatura do PROERDPrograma Educacional de Resistência às Drogas, cuja solenidade teve início a partir de 20:00 no Salão de eventos da “Escola Estadual Sara Kubitschek.”

(Leitura de redação)

(Leitura de redação)

(Alunos prestam homenagem ao Policial Proerd)

Estiveram presentes várias autoridades locais, representantes da comunidade, além, é claro dos alunos do 5.º ano da Escola Municipal “Maria da Graça Souza” que receberam os certificados do Policial Proerd (Sgt Aílton).

(Alunos prestam juramento)

Também receberam os certicados, 18 adultos que participaram pela primeira vez em Carrancas do PROERD PAIS (Currículo Parent Program).


PROERDATUANDO PARA PROMOVER A RESILIÊNCIA AO USO/ABUSO DE DROGAS.