Aconteceu em Nepomuceno/MG entre os dias 24 e 26 de outubro, o I Fórum de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas.
O evento promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas de Nepomuceno – COMAD, ocorreu nas dependências do CEFET.
A abertura do Fórum em 24/10 contou com a apresentação de uma peça teatral (“Ainda”) que emocionou todos os presentes e serviu como tema para debates sobre as questões afetas ao uso/abuso de drogas na sociedade contemporânea.
No 2º dia do Fórum (25/10) o primeiro tema da noite foi “Dependência Química: Desafio e compromisso”. A mesa foi composta pela representante da Secretaria Municipal da Saúde (Dra. Cleucimara Camilo – Psicóloga e Mestre em Saúde Mental), também pelo Sr. Ricardo Gattini, do Departamento de Políticas Públicas de Nepomuceno, pela Secretária Municipal de Educação, Sra. Maria José Soares Pereira e também pela Secretária de Cultura e Esporte, Sra. Darcy Piva Dessimoni. A mediadora dos debates foi a Sra. Ludmila Barbosa Rodrigues, Secretária Municipal de Saúde de Alfenas/MG.
Em seguida, ocorreu a apresentação do segundo tema da noite:“Desafios e Compromissos na Legislação Brasileira e na sua aplicação”. A mesa foi composta pelo Juiz de Direito da Comarca de Nepomuceno, Dr. Dênis Ferreira Mendes; pelo Vereador e Delegado representante da Polícia Civil, Dr. João Bosco da Silva Penha e também pelo representante da Polícia Militar, Capitão PM José Deon da Silva (Master Proerd e Especialista em Dependência Química pela UFSJ). O mediador foi o Dr. Carlos Rodrigues Masson, Presidente da OAB de Nepomuceno/MG.
No 3º e último dia do evento (26/10) iniciou-se com o tema: “Dependência química na rede de proteção – desafio e compromisso”, contando com a participação da Coordenadora do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Assistente Social Mariana Braga; do Coordenador do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Assistente Social Beltessar Dias de Carvalho; do representante do Conselho Tutelar, Sr. Cesar Pedroso e da Coordenadora do Projeto “Pró Jovem”, Assistente Social Gisele Ferreira dos Santos. A mediação ficou a cargo da Assistente Social do CEFET Mariana Coelho.
Para o encerramento de tão importante evento, a 4ª mesa de debates foi composta pela Secretaria Municipal da Promoção da Cidadania de Lavras/MG, Sra. Belkis Eriana Amaral de Souza; pela Presidente do COMAD de Nepomuceno/MG, Sra. Cláudia Maria de Cristo (Técnica em Dependência Química e Terapeuta em aconselhamento individual e Familiar) e com a participação do Presidente do COMUDA/SP – Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Alcool e Drogas e Coordenador de Atenção às Drogas da cidade de São Paulo (PMSP) – Especialista em Dependência Química, Dr. José Florentino dos Santos Filho.
Ainda esteve presente em todos os momentos do evento, o Prefeito Municipal, Sr. Marcos Memento, além de representantes do Poder Legislativo e outros segmentos sociais de Nepomuceno e região, os quais entenderam a importância de tão significativo evento. Interessante foi a manifestação de um participante que estava na platéia e disse que "(...) apesar de todos dizerem que a guerra contra as drogas está perdida, aqui em Nepomuceno podemos fazer diferente e eu acredito nisso!" O cidadão consciente foi ovacionado por todos.
Drogas: uma questão a ser tratada por toda sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM