Belo Horizonte/MG - Aconteceu no período de 07 a 11 de novembro/2011 o Seminário Internacional de atualização DARE/Proerd destinado aos Policiais Militares brasileiros que aplicam o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.
O evento ocorreu nas dependências do Hotel do Sol e contou com a presença da equipe de Policiais americanos da Fundação D.A.R.E América que vieram pessoalmente retransmitir os conhecimentos do novo currículo previsto para o 8.º ano (antiga 7.ª série) a diversos Policiais Militares de norte a sul do Brasil.
A capacitação foi organizada pela PMMG através da DAOP-Diretoria de Apoio Operacional e além da participação da equipe do Centro de Treinamento Proerd da PMMG, recebeu a visita de integrantes de outras instituições policiais militares (Polícia Militar do Rio Grande do Norte – Polícia Militar do Distrito Federal – Polícia Militar de Goiás – Polícia Militar do Rio de Janeiro – Polícia Militar do Paraná – Polícia Militar de Santa Catarina e Brigada Militar do Rio Grande do Sul).
Além de treinar os Policiais Militares nos novos currículos do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd, o seminário objetivou renovar a chancela internacional da PMMG com o Centro de Treinamento Internacional, com a presença de Mike Kuhlman, Diretor do DARE para as Américas, África e Europa.
O coordenador do treinamento foi o Policial Bobby Robinson, que juntamente com sua equipe de mentores, repassou o conteúdo do novo currículo (“Caindo na Real”) aos Policiais Militares facilitadores do PROERD no Brasil, os quais brevemente irão multiplicar o treinamento aos demais instrutores proerdianos.
No decorrer da semana, a Polícia Militar de Minas Gerais, aproveitou o evento para promover um intercâmbio de segurança cidadã aos policiais visitantes. Assim, a equipe de policiais americanos e de outros estados da federação foram levados até ao Jardim América, onde ocorre a aplicação do Projeto Juventude e Polícia.
O Projeto Juventude e Polícia está sendo aplicado na Escola Municipal Oswaldo Cruz – EMOC, através de cinco oficinas (Teatro, basquete, dança, grafite e percussão).
Na oportunidade, os policiais visitantes (brasileiros e norte-americanos) puderam experimentar a sensação de participar de um grupo de percussionistas, sendo regidos pelo Sgt Jonhy que coordena a oficina de percussão para várias crianças e adolescentes daquela comunidade.
Ao final os participantes do Projeto foram ovacionados pelos visitantes que ficaram entusiasmados com tamanha interação entre Polícia e Comunidade.
Na sexta-feira, o Comandante Geral da PMMG – Coronel Renato, esteve presente ao encerramento da capacitação onde falou da grande importância da aplicação do PROERD como ferramenta de prevenção.
Fonte e imagens: PMMG