sábado, 9 de junho de 2012

FAMÍLIA CIDADÃ - PMMG apresenta Plano Estratégico para prevenir criminalidade


Belo Horizonte/MG (08/06) - O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais,  Coronel Márcio Martins Sant´Ana, lançou na última quarta-feira, 6, o Plano Estratégico 2012/2015, que prevê inúmeras ações voltadas para segurança pública, com resultados de médio prazo, por meio da prevenção e controle da criminalidade.

Dentre as medidas, constam estratégias para intensificar, ainda mais, a repressão qualificada à criminalidade violenta; a redução de acidentes no trânsito, com mortos e feridos, e o combate ao tráfico de drogas. O primeiro exemplar do Plano foi apresentado ao governador do Estado, Antonio Anastasia, durante a solenidade do 237º aniversário da Instituição, na Academia de Polícia Militar – APM, Bairro Prado - Belo Horizonte.
 
O plano, segundo o Cel Sant'Ana, tem três vertentes: a otimização das atividades, a sistematização dos serviços e impor metas, dentro do orçamento disponível. Acrescentou que o Plano reavalia as ações até então adotadas pela Polícia Militar, com vistas a aumentar a segurança e a sensação de segurança em todo o Estado. Ele disse que a meta é manter, sempre, os índices de criminalidade em queda, “otimizando nossos meios e e atacando os pontos vulneráveis”.

ALINHAMENTO

Alinhada com a Gestão Governamental, que, com a publicação do atual Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI instituiu o Estado para a Cidadania, a PMMG elaborou a estratégia seguindo diretrizes constantes na Rede de Defesa e Segurança. O ciclo gerencial foi desenhado no Sistema de Gestão Estratégica da Corporação.
 
Assim, serão potencializadas as medidas que visam aumentar a sensação de segurança nas áreas urbanas, rurais e no trânsito. As ações para reduzir a criminalidade violenta, por meio de intervenções qualificadas, continuam como prioridade, assim como a ampliação da qualidade na prestação dos serviços de segurança publica.
 
Para isso, foi instituída uma gestão por processos com modernização organizacional e aplicação da tecnologia da informação, agregando valor à satisfação das pessoas; aperfeiçoar a gestão logística; melhorar a qualidade do gasto público  e aprimorar a captação de recursos financeiros e modernizar o sistema de comunicação organizacional.

PROGRAMAS

Com o Plano Integrado de Enfrentamento à Violência, a Polícia Militar desenvolveu projetos de policiamento de trânsito, segurança rural, cidadania e meio ambiente. São eles:
 
“Polícia para Cidadania” e seu subprojeto “Polícia e  Família”, este implantado em março último, com 21 núcleos em Belo Horizonte, Vespasiano, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ouro Preto, Nova Lima, Contagem e Igarapé, que contam com 693 policiais militares e 132 viaturas.     A previsão é que, até o final do ano, sejam instalados 19 núcleos em 10 regiões.

Programa Educacional de Resistências às Drogas
– Proerd, integrante do Programa Minas mais Segura, será estendido a 3.533 escolas de 509 municípios e atenderá aproximadamente 253 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e pais. O programa inclui o treinamento de policiais militares.

Prevenção de Violência Escolar - Integrante do Polícia para a Cidadania, utilizará 92 viaturas no patrulhamento preventivo escolar. Vai atender 70 Regionais de Educação no Estado.

Projeto Cinturão Rodoviário - Intensifica o patrulhamento nas rodovias estaduais e federais delegadas de Minas. Contará com helicóptero, viaturas, fuzis, coletes à prova de bala, motocicletas e outros equipamentos.

Bases Comunitárias Móveis – Já podem ser vistas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ibirité, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Uberaba e Varginha para consolidar o policiamento comunitário, prevenir a criminalidade e atuar na solução de problemas de segurança pública de maior incidência, com o envolvimento da comunidade.

Grupamento Especializado de Policiamento em Áreas de Risco – Gepar – Continua atuando em apoio ao Projeto Fica Vivo. Serão adquiridas novas viaturas e equipamentos de proteção.  

Segurança Rural – Amplia o serviço de Patrulhamento Rural, com aquisição de novas viaturas e equipamentos necessários ao atendimento das comunidades.

De acordo com o Cel Sant'Ana, o Plano Estratégico para o quadriênio 2012-2015 visa o aumento da sensação de segurança, com atuação qualificada no controle da criminalidade, por meio da inteligência de segurança pública e do policiamento ostensivo. “Continuamos trabalhando, em prol da da família e da cidadania, com o firme propósito de fazer de Minas o melhor Estado do País para se viver”, destacou o comandante-geral. (Alexandre França)

Imagem: ACO/8 BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado pela participação!