quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROERD JÁ ATENDEU QUASE 2 MILHÕES DE ESTUDANTES EM MINAS GERAIS

Belo Horizonte/MG – 01/03/2011 - Cerca de dois milhões de crianças. Este é o número de crianças e adolescentes que receberam o diploma de participação do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas.

Introduzido no País pelo Educational Program for Resistance Against Drugs and Violence (Dare), órgão internacional que já disseminou o programa em 50 Estados norte-americanos e em 52 países.

O Programa foi implantado inicialmente em Uberlândia, em 1998, em algumas escolas da rede pública municipal, em caráter experimental, sendo estendido para as cidades de Diamantina, Varginha, Divinópolis, Ipatinga e Montes Claros, com instrutores formados pela Polícia Militar de Minas Gerais. Atualmente, o Proerd, coordenado pelo Capitão Hudson Ferraz, está instalado nas 18 Regiões de Polícia Militar.

FAMÍLIA

O seu objetivo principal é reduzir a violência e prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, que concluem o curso em lições, ministradas por instrutores militares.

O Proerd auxilia também pais, que são informados sobre os malefícios causados pelo uso de drogas e a importância do fortalecimento da estrutura familiar.

Os resultados do Proerd com os jovens é visto de perto, uma vez que os policiais militares envolvidos trabalham com o coração e sentem-se realizados quando percebem a transformação nas crianças e em seus pais, destaca um professor.

Para melhor coordenação do Programa, o CPC - Comando de Policiamento da Capital mantém um banco de dados dos alunos, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento dos participantes e saber como eles são influenciados.

O Programa é aplicado em dois semestres e é destinado a crianças que cursam a 4ª série do ensino fundamental, a adolescentes da 6ª série e aos pais ou responsáveis pelos alunos.


Para obter o atendimento em suas instalações, as escolas procuram a Unidade da PM local e se inscrevem. Os militares instrutores são capacitados no Proerd e participam também dos Conselhos Estaduais e Municipais Antidrogas e das campanhas promovidas pela Subsecretária Antidrogas do Estado de Minas Gerais.

Em Minas, o Proerd é desenvolvido pela Diretoria de Apoio Operacional - DAOP que tem a finalidade inovar e transformar o conceito de prevenção às drogas.

PROERD – Esforço cooperativo entre FAMÍLIA – ESCOLA e POLÍCIA

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado pela participação!