terça-feira, 26 de abril de 2011

PÁSCOA PARA ALUNOS DO MORRO DAS PEDRAS


Belo Horizonte/MG (25/04/11) Policiais militares instrutores do Programa Educacional de Resistência às drogas - Proerd da 125ª Companhia Especial do 22º Batalhão distribuíram ovos de páscoa para os alunos do turno da manhã da Escola Estadual Mário Casassanta, localizada no aglomerado Morro das Pedras.

Sensibilizados pelo Soldado Souza Costa, os alunos fizeram uma campanha entre as turmas e conseguiram chocolates. A atividade foi realizada graças ao trabalho do Proerd, em que alunos do 5º ano do SESI/COMAR, atendidos elo programa tiveram tal iniciativa.


Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

segunda-feira, 25 de abril de 2011

POLÍCIA MILITAR DE CAMPOS GERAIS REALIZA PALESTRA AOS PAIS DE ALUNO DO CURSO PROERD NA ZONA RURAL.


Na manhã de quarta-feira (20 de abril de 2011) nas instalações da Escola Rural João Cândido de Faria, situada na “Comunidade do Galo”, zona rural da cidade de Campos Gerais foi ministrada palestra para aproximadamente 50 pessoas, pais de alunos do curso PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

Foi passado aos pais informações sobre como detectar indícios de uso de drogas na família e a melhor maneira de intervir em situações desta natureza.

Também foi explicado como manter os filhos longe dos assédios de traficantes e usuários de drogas; como não estimular o consumo de drogas lícitas tais como álcool e tabaco, através do exemplo e orientações a respeito das consequências negativas que essas drogas podem acarretar.


A palestra foi conduzida pelo Cabo da Polícia Militar Luis Antonio dos Santos, instrutor do PROERD.

Esta palestra faz parte de um trabalho que vem sendo realizado pelos integrantes do Pelotão da Polícia Militar, objetivando orientar, conscientizar e estimular pais, educadores e jovens a engajarem na luta pela redução do consumo de drogas no município de Campos Gerais, principalmente por crianças e adolescentes.


Fonte: Assessoria de Comunicação da 18ª Cia Ind PM

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PMMG LEVA PREVENÇÃO E CULTURA A ESCOLA DE AGLOMERADO


Belo Horizonte/MG (20/04/2011) - Interagir com a comunidade escolar, mostrar os trabalhos preventivos e ouvir os questionamentos dos jovens. Estes foram alguns dos objetivos dos instrutores do Programa Educacional de Resistências às Drogas - Proerd do 22º Batalhão que visitaram, na manhã de hoje, 20, a Escola Municipal Senador Levindo Coelho, localizado na Rua Caraça, Bairro Serra, em Belo Horizonte. A visita, coordenada pelo Sargento Arantes, contou com a presença dos músicos da Academia Musical Orquestra Show - AMOS da Polícia Militar.

RECONHECIMENTO

Quando a atual instrutora do Proerd na escola,
Soldado Virgínia, chegou ao centro do pátio, dezenas de crianças correram e se apertaram para poder abraçá-la, beijá-la, não sem antes cobrar, "professora a senhora ainda não passou na nossa sala hoje.", frase repetida por quase todos os jovens, que apareciam nas sacadas e janelas para mandar um "tchau" para a militar.
A policial, recém-formada no curso para instrutores do programa, disse que sempre se emociona com as intervenções carinhosas e descreve o trabalho como gratificante. "Os adolescentes, às vezes, tem apenas contato com a PM quando ela atua de maneira repressiva. Nosso trabalho é mostrar que a Corporação investe muito na prevenção e que os policiais militares são amigos e que eles podem contar com nosso trabalho.", explicou a Soldado.

Enquanto explicava seu trabalho, a garota Jaiana Conceição de Sousa, de 11 anos, e aluna da Sd Virgínia, interrompia a fala da militar, para elogiar seu trabalho. "Adoro as aulas da professora Virgínia, ela me ensina que tenho que ficar longe das drogas."A jovem que acabou de chegar do Estado da Bahia para morar em Belo Horizonte afirmou que ficou maravilhada com essa novidade da PMMG. "Não conhecia o Proerd e estou gostando muito. Confio no trabalho dos policiais e na PM de Minas."

Esta opinião é compartilhada pelo extrovertido Andrew Felipe de Sousa, também de 11 anos. O jovem, morador do aglomerado da Serra, disse que adora as aulas do Proerd e acha "legal" o fato de militares estarem dentro das salas de aula. "Eu gosto muito das aulas, aprendo bastante e sempre gostei do trabalho da Polícia Militar." Talita Mayara de Souza, aluna do 5º ano, reforçou, "são ótimas as aulas, eles fazem brincadeiras e hoje confio mais na PM."

No ginásio do colégio, os alunos encontraram um antigo amigo. O Sargento Kerlston, que era o instrutor na escola até o ano passado e está há sete anos atuando no programa, foi também muito bem recepcionado pelas crianças com abraços e brincadeiras. "É gratificante ver esse carinho. Nós do Proerd trabalhamos com uma linguagem diferenciada para aproximarmos da realidade dos adolescentes. Ver estas manifestações mostra que estamos no caminho certo."

ELOGIOS

Há 25 anos a frente da coordenação pedagógica, Ana Cristina Biagini, reforça que, desde que o Proerd foi incorporado a grade curricular dos alunos, há seis anos, a mudança de comportamento positiva é muito grande." Sinto que os jovens ficam mais preparados e mais seguros para lidar com questões referentes a segurança pública. Os resultados são altamente satisfatórios." O diretor, Eduardo Baccarini, também confirma esta mudança de postura dos adolescentes. "Há uma modificação tanto dentro quanto fora das salas de aula."

"Queremos mostrar aos jovens que moram em aglomerados que o mundo é muito maior que a realidade que eles conhecem nos morros." Assim o Sargento Claudinei José da Silva, há oito anos no Proerd, explicou o grande desafio de mostrar as crianças moradoras de áreas carentes a importância de estar longe das drogas. Esta é também a opinião do Soldado Souza Costa, que assim como a Sd Virgínia, é recém-formado no curso de instrutores. "É importante que os adolescentes vejam na PM um modelo e que nós seremos, portanto, a referência pelas escolhas positivas que eles farão na vida." explicou o Soldado.

LUZ, CÂMERA, AÇÃO

O ponto alto da visita foi sem dúvida a apresentação dos músicos da AMOS. Depois de executarem o Hino Nacional Brasileiro, a banda apresentou um repertório repleto de sucessos que agradam aos jovens, que retribuíram cantando em alto e bom som. As crianças dançaram e cantaram junto com professores e militares e ainda mostraram que sabem de cor a letra da música tema do Proerd.

Ao final, o Sargento Arantes reforçou o compromisso da Polícia Militar ao logo dos seus quase 236 anos de existência que é o de promover a segurança. "Nós policiais trabalhamos diuturnamente todos os dias para garantir a tranquilidade e, por isso, vocês devem confiar na PMMG. Estamos prontos para servi-los", ressaltou o PM que adiantou que eventos em outras escolas das regiões atendidas pelo 22º BPM acontecerão ainda este ano. (Sheila de Ângelis)

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PMMG PROMOVE PÁSCOA SOLIDÁRIA

Belo Horizonte (19/04/11) - O 34º Batalhão promoveu, no último dia 15, a II Páscoa Solidária para 250 alunos carentes do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd.

A cerimônia, que aconteceu no pátio da Unida
de, contou com a participação das seguintes escolas: Escola Estadual Guia Lopes (Jardim Alvorada); Escola Estadual Eliseu Laborne e Vale (Jardim Montanhês); Escola Estadual Ursulina Andrade de Melo (Jardim Alvorada) e Escola Estadual Princesa Isabel (Aparecida).

Foram arrecadados, por meio de doações, de militares e seus familiares, da empresa Santa Cruz Acabamentos, ovos de páscoa que foram distribuídos para as crianças carentes. O evento contou com a presença do palhaço Espirro do circo "Marcos Frota Circus Show", que divertiu crianças e adultos presentes com suas brincadeiras.


Participaram ainda os mascotes PM Amigo Legal, DARE e Foguinho, do Corpo de Bombeiros, além do show musical com a banda Academia Musical Orquestra Show - AMOS da PMMG.

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PROJETO “GOLAÇO FUTURO CIDADÃO” REALIZOU PARTIDAS AMISTOSAS DE FUTSAL COM ALUNOS DO SESI DE ALFENAS/MG

Alfenas/MG - No último dia 09 de abril/11, o Projeto Golaço Futuro Cidadão da 18ª Companhia de Polícia Militar Independente de Alfenas realizou 5 partidas amistosas de Futsal contra o alunos do SESI de Alfenas. Os jogos foram realizados na quadra de esportes do clube.

Quarenta e Oito crianças e adolescentes participaram dos jogos e ao final puderam participar de um lanche, servido nas dependências do ginásio.


O Projeto Golaço Futuro Cidadão é formativo e social, não visando lucro comercial por meio do esporte. O importante é que as crianças tenham oportunidade de estarem socializando-se através de sua prática, fazendo uma descoberta do corpo em movimento, descobrindo o prazer do jogo e das brincadeiras, conhecendo direitos e deveres, tendo a chance de sair das ruas e serem educadas pelo esporte.

E mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de futebol serão sabedores de seu papel na sociedade: de homens responsáveis que procurarão cumprir as suas obrigações graças a esse projeto de futebol de quadra. Por isso a Polícia Militar e parceiros voluntários buscam a relevância dessa iniciativa.

Com o apoio da sociedade em geral: escolas públicas municipais e estaduais, instituições governamentais e não-governamentais, que porventura tenham a intenção de ajudar a se cumprir um sonho de muitas crianças e adolescentes, que se agarram no esporte em busca de uma oportunidade na vida e um diferencial para se viver, podem buscar no Projeto Golaço Futuro Cidadão o caminho para esta realização.

Estiveram presentes o Maj PM Daniel – Cmt da 18.ª Cia PM Ind, a Sra. Juliana coordenadora do Projeto, o Instrutor do PROERD – 3º Sgt PM Jaime, o 3º Sgt PM Cardoso lotado na cidade de Areado e a Sd PM Fem Polyana - todos voluntários, os quais proporcionaram um ambiente saudável em prol da juventude.


Assessoria de Comunicação Organizacional – 18ª Cia PM Ind

terça-feira, 19 de abril de 2011

INSTRUTOR DO PROERD PARTICIPA DE PALESTRA DE PREVENÇÃO EM LAVRAS/MG


Lavras/MG - Conforme breve convite, foi realizada na tarde do último sábado (16/04/11) uma Palestra sobre Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas para cerca de 30 integrantes da Igreja Presbiteriana de Lavras.

O local foi na Chácara do Gammon situada na Praça Dr. Jorge e foi incluída no 5º Encontro de congregações da 1ª Igreja Presbiteriana de Lavras.

Foi tratado vários tópicos sobre o assunto e os presentes ficaram bastante interessados em disseminar os conhecimentos adquiridos, tornando-se multiplicadores da prevenção e também manifestaram interesse em formar uma turma PROERD PAIS para o 2º Semestre/2011.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

FÓRUM REALIZADO NA UNIFAL-MG OFICIALIZA A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS DE ALFENAS – COMAD


Alfenas/MG - O evento inaugurou as atividades do Crefal - Centro de Referência da Unifal para a Formação Permanente de Profissionais que atuam na assistência aos usuários de crack e outras drogas.

Autoridades ligadas à segurança pública, profissionais da saúde e da assistência social, professores e pesquisadores além de líderes da comunidade participaram do Fórum de Discussão sobre o enfrentamento do crack e outras drogas na região de Alfenas.

Realizado no dia 1º de abril, no auditório Dr. João Leão de Faria, o evento inaugurou oficialmente as ações do CREFAL – Centro de Referência da Unifal para a Formação Permanente de Profissionais que atuam na assistência aos usuários de crack e outras drogas.

A Unifal foi à única Universidade da região a ser contemplada pela SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) para a implantação de centros de formação profissional.

O projeto, de autoria dos professores da Escola de Enfermagem da Unifal, Denis da Silva Moreira e Érika de Cássia Lopes Chaves, foi elaborado de acordo com o edital 002/2010, que tem a finalidade de promover a formação permanente de profissionais da rede pública de saúde e assistência social, que atuem com usuários de crack e outras drogas e também com os familiares deste público.

A elaboração do projeto contou ainda com a parceria da Facepe - Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas e do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais (Cislagos), que compreende uma população de mais de 500 mil pessoas, distribuídas por 28 municípios.

De acordo com os coordenadores do projeto, a demanda de atendimento ao usuário de álcool, crack e outras drogas nessa área de abrangência do Consórcio é significativa.

Na abertura do Fórum, o vice reitor, Edmêr Silvestre Pereira Júnior destacou a importância do Crefal para a região e também lembrou que a implantação deste centro, comprova a excelência dos serviços prestados pela instituição.

Professor Dênis da Silva Moreira fez a apresentação do CREFAL e descreveu como foi o trabalho de sua equipe na elaboração deste projeto, cujo resultado “reflete os esforços de todos os envolvidos”. “Neste trabalho foram fundamentais o apoio do reitor Professor Paulo Márcio e da Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade – Diretora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, além das parcerias com a Cislagos, representada por sua Secretária Executiva Maria Julieta Bruzadelli P. da Costa e do apoio do superintendente da Facepe, Saulo Rocha Leite”, enalteceu o coordenador do projeto.

Moreira explicou que o Crefal tem como meta capacitar, nos cursos que serão oferecidos durante este ano, 328 profissionais de 28 municípios. Serão promovidos cursos para capacitação de profissionais que atuam de forma direta ou indireta nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares.

Os cursos serão oferecidos na modalidade presencial, com carga horária específica a fim de atender uma formação abrangente, crítica, reflexiva e com competências técnicas para a atuação profissional frente à problemática das drogas.

Em seguida, o comandante da 18ª Companhia de Polícia Militar Independente de Alfenas – Major Daniel Paulino de Souza falou sobre "A realidade social do crack e outras drogas na região dos Lagos". Ele apresentou registros relativos às ocorrências envolvendo o tráfico de drogas, de 2001 a 2010, que comprovam o crescimento desta modalidade de crime.

Em 2001 foram registradas 8 ocorrências de tráfico de drogas em Alfenas. Em 2009, este número chegou a 86 e em 2010 foram 74 ocorrências neste sentido. Em 2001, o total de ocorrências com drogas em toda região foi de 141. Em 2009 este número chegou a 630 e em 2010 foram 519 em toda a área que fica sob o comando da polícia militar de Alfenas. “O tráfico aumenta e, junto com ele, a criminalidade e a violência.

Por isso é fundamental formarmos uma rede social para o enfrentamento às drogas. Sentimos uma grande satisfação nessa parceria com a Unifal. A criação deste centro, e a realização deste fórum são um divisor de águas no combate ao tráfico de drogas”, refletiu Major Daniel.

Os eventos transcorreram durante todo o dia. Às 10 horas houve a realização de uma mesa redonda cujo tema foi o ‘Enfrentamento do crack e outras drogas: ações do Estado e da Sociedade’, com o Vander Cherri Marcolino – Presidente do CONSEPA, Vera Porto Sinazee – Federação Brasileira de Amor Exigente – FEBRAE, Renato Dias D`Andréa – Farmacêutico e Membro do Ministério Universidades Renovadas e do Núcleo de Estudos Multidisciplinar: Religião e Espiritualidade e Alex Jorge Hernandez Chaves – Comunidade Externa.

Às 14:00 houve o fórum: “Drogas - reflexões e estratégias de enfrentamento”.
No final da tarde, foi oficializado o Conselho Municipal Antidrogas – COMAD de Alfenas e proposta a Formação de uma Rede de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas coordenada pelo Crefal, Consepa - Conselho Comunitário de Segurança Pública e Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Os Instrutores do PROERD – 1º Sgt PM Duarte e o 3º Sgt PM Jaime, participaram do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 18ª Cia PM Ind

segunda-feira, 4 de abril de 2011

OLHA SÓ QUEM TAMBÉM PRESTIGIA O PROERD


Lavras/MG (04/04/11) - Durante apresentação na cidade, o cantor Luan Santana aceitou o convite em levantar a bandeira do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

PROERD INICIA TRABALHOS PARA 2011 EM MURIAÉ


Muriaé/MG (31/03/11) - Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd do 47º BPM se reuniram com os diretores das escolas que serão atendidas com o programa no 1º semestre de 2011. Na reunião foram repassados os objetivos, orientações para o sucesso na execução do programa neste ano.

Somente neste primeiro semestre serão atendidas 23 escolas na sede do município e em distritos, e entre as instituições de ensino estão escolas municipais, estaduais e particulares.

LUAN SANTANA
O cantor Luan Santana fez um show na cidade de Muriaé. Na oportunidade o cantor recebeu em seu camarim, os Instrutores do Proerd de Muriaé Sgt Ronaldo, Cb Madriaga e Sd Coutinho e a aluna Laryssa da E. E. Silveira Brum que fez o programa no 2º semestre do ano passado. O cantor falou que já conhecia o programa e que também foi aluno quando cursou o 5º ano do ensino fundamental, cantando até um trecho da música do Proerd.

Na oportunidade, ele gravou um depoimento que será repassado as crianças e adolescentes do programa incentivando a ficarem longe das drogas e da violência, além de autografar um livro do estudante que será repassado ao aluno que se destacar durante as aulas do Proerd desse semestre de 2011.

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br