quinta-feira, 14 de abril de 2011

FÓRUM REALIZADO NA UNIFAL-MG OFICIALIZA A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS DE ALFENAS – COMAD


Alfenas/MG - O evento inaugurou as atividades do Crefal - Centro de Referência da Unifal para a Formação Permanente de Profissionais que atuam na assistência aos usuários de crack e outras drogas.

Autoridades ligadas à segurança pública, profissionais da saúde e da assistência social, professores e pesquisadores além de líderes da comunidade participaram do Fórum de Discussão sobre o enfrentamento do crack e outras drogas na região de Alfenas.

Realizado no dia 1º de abril, no auditório Dr. João Leão de Faria, o evento inaugurou oficialmente as ações do CREFAL – Centro de Referência da Unifal para a Formação Permanente de Profissionais que atuam na assistência aos usuários de crack e outras drogas.

A Unifal foi à única Universidade da região a ser contemplada pela SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) para a implantação de centros de formação profissional.

O projeto, de autoria dos professores da Escola de Enfermagem da Unifal, Denis da Silva Moreira e Érika de Cássia Lopes Chaves, foi elaborado de acordo com o edital 002/2010, que tem a finalidade de promover a formação permanente de profissionais da rede pública de saúde e assistência social, que atuem com usuários de crack e outras drogas e também com os familiares deste público.

A elaboração do projeto contou ainda com a parceria da Facepe - Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas e do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais (Cislagos), que compreende uma população de mais de 500 mil pessoas, distribuídas por 28 municípios.

De acordo com os coordenadores do projeto, a demanda de atendimento ao usuário de álcool, crack e outras drogas nessa área de abrangência do Consórcio é significativa.

Na abertura do Fórum, o vice reitor, Edmêr Silvestre Pereira Júnior destacou a importância do Crefal para a região e também lembrou que a implantação deste centro, comprova a excelência dos serviços prestados pela instituição.

Professor Dênis da Silva Moreira fez a apresentação do CREFAL e descreveu como foi o trabalho de sua equipe na elaboração deste projeto, cujo resultado “reflete os esforços de todos os envolvidos”. “Neste trabalho foram fundamentais o apoio do reitor Professor Paulo Márcio e da Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade – Diretora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, além das parcerias com a Cislagos, representada por sua Secretária Executiva Maria Julieta Bruzadelli P. da Costa e do apoio do superintendente da Facepe, Saulo Rocha Leite”, enalteceu o coordenador do projeto.

Moreira explicou que o Crefal tem como meta capacitar, nos cursos que serão oferecidos durante este ano, 328 profissionais de 28 municípios. Serão promovidos cursos para capacitação de profissionais que atuam de forma direta ou indireta nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares.

Os cursos serão oferecidos na modalidade presencial, com carga horária específica a fim de atender uma formação abrangente, crítica, reflexiva e com competências técnicas para a atuação profissional frente à problemática das drogas.

Em seguida, o comandante da 18ª Companhia de Polícia Militar Independente de Alfenas – Major Daniel Paulino de Souza falou sobre "A realidade social do crack e outras drogas na região dos Lagos". Ele apresentou registros relativos às ocorrências envolvendo o tráfico de drogas, de 2001 a 2010, que comprovam o crescimento desta modalidade de crime.

Em 2001 foram registradas 8 ocorrências de tráfico de drogas em Alfenas. Em 2009, este número chegou a 86 e em 2010 foram 74 ocorrências neste sentido. Em 2001, o total de ocorrências com drogas em toda região foi de 141. Em 2009 este número chegou a 630 e em 2010 foram 519 em toda a área que fica sob o comando da polícia militar de Alfenas. “O tráfico aumenta e, junto com ele, a criminalidade e a violência.

Por isso é fundamental formarmos uma rede social para o enfrentamento às drogas. Sentimos uma grande satisfação nessa parceria com a Unifal. A criação deste centro, e a realização deste fórum são um divisor de águas no combate ao tráfico de drogas”, refletiu Major Daniel.

Os eventos transcorreram durante todo o dia. Às 10 horas houve a realização de uma mesa redonda cujo tema foi o ‘Enfrentamento do crack e outras drogas: ações do Estado e da Sociedade’, com o Vander Cherri Marcolino – Presidente do CONSEPA, Vera Porto Sinazee – Federação Brasileira de Amor Exigente – FEBRAE, Renato Dias D`Andréa – Farmacêutico e Membro do Ministério Universidades Renovadas e do Núcleo de Estudos Multidisciplinar: Religião e Espiritualidade e Alex Jorge Hernandez Chaves – Comunidade Externa.

Às 14:00 houve o fórum: “Drogas - reflexões e estratégias de enfrentamento”.
No final da tarde, foi oficializado o Conselho Municipal Antidrogas – COMAD de Alfenas e proposta a Formação de uma Rede de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas coordenada pelo Crefal, Consepa - Conselho Comunitário de Segurança Pública e Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Os Instrutores do PROERD – 1º Sgt PM Duarte e o 3º Sgt PM Jaime, participaram do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 18ª Cia PM Ind

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado pela participação!