domingo, 29 de maio de 2011

POLÍCIA MILITAR PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL EM PROL DO MEIO AMBIENTE



Campo do Meio/MG - Cumprindo ato de responsabilidade social, no dia 19 de maio de 2011, alguns alunos da Escola Municipal Carmem Rocha Peres, acompanhados da Diretora Maria das Graças Soares, do Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Robson e ainda dos Policiais Militares: 3° Sgt José Roberto de Brito (Comandante do Destacamento Policial) e do Cb PM Luis Antonio dos Santos (Instrutor do PROERD), efetuaram o plantio de árvores nativas em algumas avenidas da cidade.

O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas e demonstrou integração entre Polícia Militar e sociedade civil.

sábado, 28 de maio de 2011

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DR JOSÉ MIRANDA CHAVES, REALIZAM PASSEATA PELA PAZ NO BAIRRO BELA VISTA EM RIO CASCA/MG


Rio Casca/MG (27/05/11) - Durante a passeata estiveram presentes os familiares dos alunos, a secretária de educação do município (Sra. Maria Edith), o padre Hélio, o Presidente da Câmara dos Vereadores (Sr. Jair Heleno), todos os membros do Conselho tutelar e vários pastores das igrejas evangélicas.

Investir com o PROERD e PATRULHA ESCOLAR é interferir positivamente no processo do fortalecimento individual das crianças e adolescente, futuros condutores da sociedade, contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao uso de drogas e à prática de ações anti-sociais.

"O nosso objetivo é realizar uma Caminhada pela Paz em cada bairro, conscientizando todos sobre a construção de um mundo melhor" (Cb Edimar Olevate - Instrutor do Proerd).

Parabéns a todos que lutam por uma sociedade mais saudável e feliz.

"É MAIS FÁCIL CONSTRUIR UM MENINO DO QUE CONSERTAR UM HOMEM".

sexta-feira, 27 de maio de 2011

SERVIDORES MINEIROS CONCLUEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA ATUAR NA POLÍTICA SOBRE DROGAS

Socializando...
Belo Horizonte/MG (27/05/11) - Gestores das áreas da Saúde, Educação, Defesa Social e entidades sociais de atendimento aos usuários de drogas de diferentes regiões de Minas Gerais receberam, nesta sexta-feira (27), certificados de conclusão do Curso de Especialização Latu Sensu em Dependência Química. A cerimônia de encerramento aconteceu no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Ao todo, 295 alunos se formaram.

A iniciativa consiste em um das ações da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), visando à capacitação e qualificação profissional de agentes sociais envolvidos na implementação da Política sobre Drogas no Estado. O curso de especialização, realizado na modalidade à distância, foi promovido pela Subsecretaria em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), sem custos para o servidor.

Para obter o certificado, os participantes tiveram que executar todas as atividades propostas pelo curso, ter frequência mínima de 75% da carga horária e aproveitamento mínimo de 60% em cada disciplina. E apresentar ainda uma monografia desenvolvida de acordo com o tema e área específica do seu trabalho, no término do segundo semestre.

Álcool, drogas e tabaco
O objetivo foi proporcionar recursos para que os novos especialistas possam atuar em tratamento, prevenção, políticas públicas e pesquisas relacionadas ao álcool, drogas e tabaco. “Esta é uma ação elogiosa, tanto pelo apoio do Governo de Minas, quanto pela coragem da Universidade Federal de São João del-Rei em assumir e acreditar neste tema”, destacou o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides.

De acordo com ele, o Estado conseguiu, por meio do projeto, formar o que representaria uma dezena de turmas na área de especialistas em álcool e drogas, com uma dinâmica distinta nas suas várias frentes de atuação no âmbito das políticas públicas e com condições de atuar nos diversos sistemas que oferecem ajuda aos dependentes químicos.

O subsecretário conta que acompanhava de perto as discussões dos alunos, as entradas na internet durante a madrugada, os fóruns e apresentações de trabalho. “Essa dinâmica fortaleceu não só o conhecimento individual de cada gestor, mas teve o poder de criar uma rede de partilha em toda Minas Gerais”, explica.

Seleção
Cerca de 540 servidores que atuam em atividades relacionadas à prevenção, tratamento da dependência de drogas, segurança e políticas públicas no Estado, participaram do processo seletivo para formação da primeira turma do curso. Eles apresentaram anteprojetos de intervenção na área de dependência química e foram avaliados por uma comissão julgadora, constituída por meio de Resolução, pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas.

Representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e do Conselho Estadual Antidrogas (Conead) compuseram a comissão.

O curso de Especialização em Dependência Química teve início em novembro de 2009 e foi concluído em fevereiro deste ano. Durante o período, os alunos tiveram aulas via internet em suas respectivas cidades, alternando alguns momentos presenciais na faculdade, como a aula inaugural, ministrada pelo professor e doutor em Filosofia da UFMG, Alexandre Simões Ribeiro, e os encontros para avaliação escrita, realizados a cada final de semestre.

Multiplicadores

A grade curricular abordou temas como políticas públicas em álcool e outras drogas, prevenção e tratamento em dependência química e principais substâncias psicoativas e problemas relacionados. A carga horária total foi de 360 horas/aula.

O reitor da UFSJ, professor Helvécio Luiz Reis, disse que se sentiu honrado em entregar os primeiros certificados do curso. “É preciso reconhecer esta iniciativa e destacá-la. A questão das drogas não cabe apenas ao governo. Precisamos nos unir e nos comprometer com ações voltadas ao combate das drogas. Espero que os formandos se multipliquem com ações em todo território mineiro e fora dele”.

Projetos
A experiência adquirida no trabalho com dependentes químicos, realizado durante o período de residência médica, levou o tenente do 38º Batalhão de Polícia Militar de São João del-Rei, Ícaro Carvalho Moreira, a ver na especialização a possibilidade de ampliar seus conhecimentos e trabalhar a prevenção ao uso de drogas entre os jovens em idade escolar.

Ele conta que o tema de seu projeto foi “Educação para prevenção da dependência”, e destaca que o curso lhe ofereceu toda bibliografia necessária para desenvolvê-la. “Agora pretendo passar adiante o que aprendi, colaborando, principalmente, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da PM,” disse.

O psicólogo e coordenador regional da Organização não governamental (ONG) Amor Urgente, João Francisco de Souza Duarte, fez questão de relatar que está satisfeito com o que aprendeu na especialização. “Com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), fizemos uma pesquisa junto a dez escolas públicas de Lagoa Santa e ficamos assustados em encontrar 37% de uso de álcool entre jovens de 12 a 17 anos. Meu interesse em fazer este curso foi transformar esta pesquisa em um trabalho acadêmico. Minha monografia teve como objetivo identificar como a escola poderia contribuir para evitar o uso de drogas e álcool na adolescência”, disse.

Solenidade
Uma apresentação da Orquestra Jovem de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), formada por crianças e adolescentes moradoras de áreas de risco social, marcou a abertura da solenidade de formatura, emocionando os presentes ao executar o Bolero de Ravel.

Em seu pronunciamento, o secretário-adjunto da Seds, Genilson Ribeiro Zeferino, afirmou que a discussão realizada somente no campo da repressão não soluciona o problema e destacou que é preciso estudar a violência e produzir conhecimento. “Essa luta é incansável e precisa de dedicação. Parafraseando Guimarães Rosa, digo: as pessoas são como os rios, elas só crescem quando se encontram. Tenho certeza que o resultado deste trabalho será a vitória”, concluiu.

Durante a solenidade, a psicóloga Sabrina Presman, especialista em dependência química pela Uniad/Unifesp e coordenadora do Programa de Tabagismo da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, ministrou uma palestra sobre Tabagismo, Mídia e Adolescência, antecipando o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio.
O presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Aloísio Andrade, o reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, professor Helvécio Luiz Reis, a vice-reitora da UFSJ, Valéria Kemp, o presidente do Núcleo de Educação à Distância da Nead/UFSJ, Heitor Antônio Gonçalves, a juíza da Vara Infracional da Infância e Juventude, Valéria da Silva Rodrigues, o deputado federal Eros Biondini (PTB-MG) e o deputado estadual Célio Moreira (PSDB) também participaram do evento.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/
Imagens: Osvaldo Afonso/Secom MG

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ORQUESTRA JOVEM DE CONTAGEM

Fundada há 14 anos pelos músicos mineiros Renato Almeida e Rosiane Reis, a Orquestra Jovem de Contagem é um projeto realizado com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, lei de incentivo à cultura, Supermix Concreto, Belgo Bekaert e Copasa, voltado para a promoção do desenvolvimento humano, por meio do acesso à arte, cultura e educação.

A partir da educação musical, a Orquestra Jovem de Contagem busca a inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais.

Diante deste cenário, o projeto pretende contribuir para a formação cidadã dos alunos e a transformação da realidade e justiça social.

Atualmente, o projeto que tem caráter permanente atende 250 crianças e adolescentes e, desde a sua fundação, acolheu mais de 1.200 alunos.

Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a sede do projeto oferece oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo) e de sopro (flauta transversal, fagote, oboé e clarinete) às crianças e jovens das comunidades de baixa renda em situação de vulnerabilidade social.

A Orquestra Jovem de Contagem tem caráter permanente, ou seja, procura atualizar seu contato com a comunidade por meio de freqüentes ações de sensibilização através de concertos e recitais.

O projeto também estabelece parcerias com equipamentos sociais e culturais para divulgação das oficinas, como associações e escolas públicas.

A Orquestra Jovem de Contagem tem compromisso com valores fundamentais para uma comunidade cidadã: Ética – Inovação – Sustentabilidade – Espírito Jovem – Comprometimento e Paixão pela Música.

Ao longo de 14 anos de atuação, o projeto Orquestra Jovem de Contagem tem contribuído de forma efetiva para a melhoria da realidade local, alcançando resultados significativos.


Dentre eles estão:

. 7 alunos, atualmente na faixa etária de 16 a 20 anos, tornaram-se educadores do projeto.

. 16 ex-alunos, com idade entre 18 e 22 anos cursam graduação em Música
– cinco deles já estão formados.

. 7 jovens trabalham profissionalmente em outras orquestras.

. 1 jovem profissionalizou-se como luthier (faixa etária atual de 24 anos).

Resultados:
. Melhoria nas relações sociais e familiares em 80% dos educandos;
. Redução em 80% dos índices de fracasso e/ou evasão escolar;
. Redução em 85% do envolvimento dos educandos com violência e marginalidade;
. Multiplicação do projeto para cidades de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Ibirité e Betim;
. 90% dos relatos de pais, professores e vizinhos apontam melhora na disciplina individual em sala de aula e na convivência familiar, além do desenvolvimento da autoestima dos alunos que participam do projeto.

Participações
O grupo já participou de vários festivais nacionais e internacionais:
. Orchestraers Universelles, na França, em 2000 e 2005;
. Orquestrades da Catalunya, na Espanha, em 2001 e 2006;
. Festival Orchestre Giovanili da Itália, em 2004;
. International Youth Music Festival, na Alemanha em 2010.

Prêmios
2008 – 1º prize – Folklore Ensemble/AICE – Viena - Áustria
2005 – Cidadania Cultural – Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Contagem.
2004 – Musicisti Senza Frontiere/Associazone Internazionali di Volontariato Culturale.

Conheça mais sobre a orquestra e veja fotos no site: www.orquestrajovemdecontagem.com

Fonte: Subsecretaria Antidrogas – CREAD/MG

CAPACITAÇÃO EM PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Cruz Vermelha Brasileira do Rio Grande do Sul

Curso de Capacitação - Setor de Prevenção


Prevenção à Dependência Química

Data: 18 de junho
Hora: das 8:30 às 17:30
Local: sede da CVB
Fone: 33115140
Inscrições: secretaria (c/Neusa), em horário comercial
Valor: R$40,00

Curso especializado para profissionais da área de saúde mental e interessados.


Programa


Manhã
1- Apresentação da equipe e da CVB
2- História das drogas
3- Conceitos Básicos
O que são SPAs - tipos e classificação uso, abuso e dependência de SPAs

Intervalo

4- Crack

Tarde

5- Adolescência e uso de drogas
6- Mulheres e o uso de drogas

Intervalo

7- Tratamento
8- Prevenção e redes de apoio.

Fonte: CONEN/RS

terça-feira, 24 de maio de 2011

POLÍCIA MILITAR DE RIO CASCA REALIZA “CAMINHADA PELA PAZ”

Rio Casca/MG - A fim de promover a paz nas escolas e destacar a importância das crianças longe das drogas, a 118ª Companhia da PM em uma iniciativa do Instrutor Proerdiano (Cb Edimar), realizou na tarde desta sexta-feira (20) uma “Caminhada pela Paz”, que contou com a participação de todas as escolas do município e aproximadamente 500 alunos.

Durante a caminhada os alunos cantavam as músicas do Proerd, sendo bastante aplaudidos pelas pessoas nos comércios e residências.

O evento foi prestigiado também por diversas autoridades municipais e teve a participação dos mascotes do Proerd (“Darezinho”) e do “PM Amigo Legal”, além de crianças fardadas, algumas delas filhas de policiais militares, demonstrando o orgulho pela profissão de seus pais.

Ao final, na Praça da Igreja Matriz, o Sargento Roberson, Comandante do 1º Pelotão da 118ª Cia PM agradeceu a presença de todos e destacou que a paz nas escolas é prioridade da PM de Rio Casca e que os alunos têm que estudar em um ambiente de tranquilidade e principalmente livre das drogas, enfatizando que esses objetos estão sendo alcançados através da implementação da Patrulha Escolar e do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas. (Cb Edimar Olevate)

Fonte: Informativo da Polícia Militar de Rio Casca

sexta-feira, 20 de maio de 2011

OXI... MAIS DESTRUIDOR QUE O CRACK.

Ainda desconhecido pela maioria da população, o oxi ou oxidado, uma droga parecida com o crack, só que mais devastadora, já se espalhou por dez Estados do país e recentemente chegou a São Paulo. Assim como o crack, o princípio ativo do oxi é a pasta base da folha de coca. Enquanto o crack é obtido a partir da mistura e queima da pasta base com bicarbonato de sódio e amoníaco, no oxi são utilizados cal virgem e algum combustível, como querosene, gasolina e até álcool de bateria --substâncias que barateiam o custo do entorpecente.

O oxi é inalado ou fumado, assim como o crack, na lata ou no cachimbo. A droga é produzida na Bolívia e no Peru e começou a entrar no Brasil em 2005 pelo interior do Acre. Em pouco tempo, chegou a Rio Branco, onde atualmente há um número elevado de usuários, e se espalhou para outras capitais da região Norte, como Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Macapá (Amapá) e Porto Velho (Rondônia).

Nos últimos meses, houve apreensões e registros de usuários em Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Piauí --onde foram confirmadas 18 mortes só neste ano por conta do uso do óxi. Há rumores da circulação da droga no Mato Grosso, Maranhão e Paraná, embora não haja registros oficiais.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), subordinada ao Ministério da Justiça, informou que pesquisadores do órgão registraram a circulação da droga em Santos (SP), mas não forneceu mais detalhes. Na capital, não há registros de usuários de oxi no SUS (Sistema Único de Saúde), segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde da capital paulista, que faz um trabalho com usuário de drogas na Cracolândia, região central, também afirma não ter encontrado a droga.

Oficialmente, o Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) da Polícia Civil ainda não fez apreensões da droga. Segundo o órgão, no entanto, o oxi já pode ter sido apreendido, mas não foi diferenciado em razão de sua semelhança com o crack. A maior diferença na aparência entre as duas drogas é a cor mais amarelada do oxi, enquanto a pedra do crack é mais clara.

Composição da droga

- Pasta base da folha de coca
- Cal virgem
- Combustível, como querosene, gasolina e até álcool de bateria

O delegado Reinaldo Corrêa, da Divisão de Prevenção e Educação (Dipe) do Denarc, cita um episódio ocorrido em março deste ano, em que foram apreendidos 200 kg de crack em um laboratório no Ipiranga, zona sul de São Paulo. Na ocasião, a polícia prendeu oito mulheres contratadas em Alagoas para empacotar a droga, além de seis homens que compravam a droga no atacado na Bolívia. Na época, o Denarc anunciou que a apreensão era de crack, mas segundo Corrêa, tudo indica que, na verdade, tratava-se de oxi.

Os investigadores queimaram algumas pedras para analisar o material e a substância soltou uma espécie de óleo, que é um resíduo do querosene do oxi que o crack não solta. Só foi registrado como crack porque os investigadores não sabiam da existência do oxi. Agora, qualquer coisa que a gente apreender, vamos ficar de olho”, afirmou o delegado.

Ainda segundo Corrêa, pedras estão sendo vendidas na cracolândia por R$ 2 a R$ 5, valor inferior ao que normalmente o crack é comercializado (entre R$ 7 e R$ 10), o que pode ser um indício do comércio de oxi. Também há relatos não-oficiais de uso de oxi na região da avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital. “Se olharmos o percurso da droga, o próximo destino é São Paulo, que é o grande centro consumidor de crack. Nada impede que o oxi chegue aqui”, disse.

Efeitos e danos ao organismo

A pasta base é feita a partir da trituração da folha de coca, encontrada nos países andinos (Bolívia, Peru, Colômbia e Equador). Para obter a pasta base, utiliza-se ácido sulfúrico e outros componentes tóxicos. No oxi, a pasta base é misturada com combustível e cal virgem, componentes corrosivos e extremamente danosos ao organismo.

A droga inalada chega ao cérebro entre 7 e 9 segundos, apenas, e acelera o metabolismo do usuário, causando sensações de euforia, depressão, medo e paranóia. Diferente da cocaína, os efeitos duram pouco tempo, no máximo 10 minutos. Essas circunstâncias obrigam o drogado a inalar o oxi repetidamente para manter o “barato”, o que aumenta as agressões ao organismo.

De acordo com o psiquiatra Pablo Roig, diretor de uma clínica particular de recuperação de drogados, o que torna o oxi mais letal que o crack é, em primeiro lugar, os componentes adicionais --cal e combustível-- e, em segundo, a quantidade do princípio ativo da cocaína, que no oxi é de 60% do composto, um pouco superior ao encontrado no crack.

“São substâncias com alta toxicidade, que causam dificuldades na respiração, fibroses e endurecimento do pulmão. Afetam o sistema cardiorrespiratório e promovem uma vaso constrição muito intensa. Muitos usuários têm perda de consciência, o que leva a uma parada cardíaca e ao coma”, afirma o médico.

A maioria dos usuários intercala as inaladas com doses de álcool para controlar a sensação de abstinência causada pela droga, o que ataca o fígado e o sistema digestivo, fazendo com que os usuários tenham diarréia e vômito. Muitos usuários de oxi apresentam aparência amarela por conta dos efeitos da droga no fígado.

O álcool com a substância da cocaína forma o coca etileno, que pode provocar esteatose hepática (gordura no fígado) e cirrose”, diz Roig. O coca etileno também é uma substância tóxica para o miocárdio, o que pode também provocar morte súbita.

Ainda não há um estudo sobre a letalidade do oxi. Nos próximos dias, a Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Justiça, divulgará um amplo estudo sobre o crack que também deve abordar o oxi. No entanto, segundo o delegado do Deic, em média 30% dos usuários da droga não sobrevivem após um ano de uso.


Matéria recebida via e-mail do CONEN/RS

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DIA DA ADOÇÃO SERÁ COMEMORADO NO RIO GRANDE DO SUL


A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e a Associação Filhos Adotivos do Brasil, têm a honra de convidá-lo para o Seminário em comemoração ao Dia da Adoção.

Associação Filhos Adotivos do Brasil e SJDH realizam evento pelo Dia da Adoção.

“A adoção no Brasil – aspectos legais e psicológicos; necessidade de implemento de mudanças já impostas pela lei” é o tema do seminário organizado pela “Associação Filhos Adotivos do Brasil”, em parceria com a Secretaria da Justiça e Dos Direitos Humanos (SJDH). O evento também tem por objetivo divulgar a associação, e será realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa – Praça Marechal Deodoro, 101, em Porto Alegre, no dia 25 de maio, à partir das 19h. A data é alusiva ao Dia da Adoção.

O projeto foi criado há mais de três anos pelo atual presidente que, por ser filho adotivo, sentiu a necessidade de lutar para que pessoas como ele tenham chance de saber sobre o seu passado e sua origem biológica. Cerca de 350 famílias já foram beneficiadas pela associação, que promove buscas e usa o site www.filhosadotivosdobrasil.com.br como ferramenta de trabalho. Hoje, a associação passa por necessidades para dar continuidade no desenvolvimento do projeto.

As atividades envolvem a busca da identidade da família biológica, a luta por mudança nas leis de adoção, a promoção de curso de capacitação para filhos e pais adotivos e o combate à descriminação e ao preconceito familiar e social. Além dessas atividades, a associação tem como objetivo formar um grupo de estudos permanente, para oferecer assistência psicológica capacitada. A associação ainda pretende desenvolver um projeto de acompanhamento de prevenção ao abandono, acompanhando as mães durante a gravidez.

Em visitas a SJDH, o presidente da associação, Ricardo Fischer, solicitou apoio ao Secretário Fabiano Pereira. Fischer afirmou que a associação está passando por necessidades e sofre com a falta de verba, de profissionais capacitados na área e de sede para desenvolver um trabalho de qualidade. Para ajudar a associação, a SJDH está apoiando a realização do evento para divulgar o trabalho desenvolvido pela Filhos Adotivos do Brasil. “Precisamos unir forças para ajudar a associação. O trabalho desenvolvido pela instituição é único, eles já beneficiaram muitas famílias e precisam de apoio para seguir em frente”, afirmou Fabiano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO OCORRERÁ NO DIA 20 DE MAIO/2011 EM PORTO ALEGRE/RS

Prestigie a exibição do documentário SUPERAR para a rede de atendimento/proteção de Porto Alegre, seguida de debate sobre a violência sexual contra meninos.

A exibição será na próxima sexta, às 10:00, na Sulpetro (Rua Cel. Genuíno, 210, Centro - POA).

SUPERAR - Documentário sobre a Violência Sexual contra Meninos - http://vimeo.com/22827535

Estimativas apontam que um entre cada seis meninos e uma entre cada quatro meninas é vítima de abuso sexual antes de completar 18 anos. Embora em menor número, os casos envolvendo meninos existem e merecem atenção. O Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua (Psicologia/UFRGS), em parceria com o Núcleo de Ensino e Produção de Vídeo (NEPTV/UFRGS) produziu o documentário SUPERAR

O relato de uma vítima de abuso sexual e de profissionais que trabalham com esta temática trazem informações e esclarecimentos importantes. O vídeo aborda as características da violência sexual, suas consequências e a importância de se buscar ajuda para que esta vitimização seja SUPERADA.

Veja mais no Portal Prómenino:
(http://www.promenino.org.br/Viol%C3%AAnciaSexual/tabid/221/Default.aspx).

Fonte: CONEN/RS

terça-feira, 17 de maio de 2011

CAMINHADA PELA PAZ EM RIO CASCA/MG

Saudações proerdianas!

Convidamos todos a participarem da CAMINHADA PELA PAZ em Rio Casca.

DATA: 20 de Maio de 2.011
HORÁRIO: 15:30
LOCAL DA CONCENTRAÇÃO: Praça Eyer Nogueira, sentido à Praça Furriel Ângelo Vieira

O nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias, visando a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.


Temos certeza que o Senhor Jesus estará abençoando mais este evento.

EFEITOS DO OXI



domingo, 15 de maio de 2011

PRESÍDIO CENTRAL TERÁ ALA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

Será inaugurada nesta segunda-feira, 16, uma ala para dependentes químicos no Presídio Central de Porto Alegre.

O espaço será destinado aos detentos do Hospital Vila Nova. A iniciativa integra o projeto de prevenção e tratamento de dependentes químicos no sistema prisional.

A inauguração ocorre a partir das 14:30 e será acompanhada pela Promotoria de Justiça Especializada de Controle e de Execução Criminal da Capital. (Jornalista Juliano Rodrigues)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROERD JÁ ATENDEU QUASE 2 MILHÕES DE ESTUDANTES EM MINAS GERAIS

Belo Horizonte/MG – 01/03/2011 - Cerca de dois milhões de crianças. Este é o número de crianças e adolescentes que receberam o diploma de participação do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas.

Introduzido no País pelo Educational Program for Resistance Against Drugs and Violence (Dare), órgão internacional que já disseminou o programa em 50 Estados norte-americanos e em 52 países.

O Programa foi implantado inicialmente em Uberlândia, em 1998, em algumas escolas da rede pública municipal, em caráter experimental, sendo estendido para as cidades de Diamantina, Varginha, Divinópolis, Ipatinga e Montes Claros, com instrutores formados pela Polícia Militar de Minas Gerais. Atualmente, o Proerd, coordenado pelo Capitão Hudson Ferraz, está instalado nas 18 Regiões de Polícia Militar.

FAMÍLIA

O seu objetivo principal é reduzir a violência e prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, que concluem o curso em lições, ministradas por instrutores militares.

O Proerd auxilia também pais, que são informados sobre os malefícios causados pelo uso de drogas e a importância do fortalecimento da estrutura familiar.

Os resultados do Proerd com os jovens é visto de perto, uma vez que os policiais militares envolvidos trabalham com o coração e sentem-se realizados quando percebem a transformação nas crianças e em seus pais, destaca um professor.

Para melhor coordenação do Programa, o CPC - Comando de Policiamento da Capital mantém um banco de dados dos alunos, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento dos participantes e saber como eles são influenciados.

O Programa é aplicado em dois semestres e é destinado a crianças que cursam a 4ª série do ensino fundamental, a adolescentes da 6ª série e aos pais ou responsáveis pelos alunos.


Para obter o atendimento em suas instalações, as escolas procuram a Unidade da PM local e se inscrevem. Os militares instrutores são capacitados no Proerd e participam também dos Conselhos Estaduais e Municipais Antidrogas e das campanhas promovidas pela Subsecretária Antidrogas do Estado de Minas Gerais.

Em Minas, o Proerd é desenvolvido pela Diretoria de Apoio Operacional - DAOP que tem a finalidade inovar e transformar o conceito de prevenção às drogas.

PROERD – Esforço cooperativo entre FAMÍLIA – ESCOLA e POLÍCIA

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

POLICIAL PROERDIANO IMPEDE QUE CRIANÇA MORRA AFOGADA


Juiz de Fora/MG – 24/03/11 - O Cabo PM Luiz Filho, lotado da 173ª Companhia do 27º Batalhão e instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd, salvou, ontem, 23, uma criança de oito anos que estava afogando no Rio Paraibuna.

O militar iria ministrar uma aula do programa em uma escola da região e quando passava pelo Bairro Ponte Preta foi acionado por populares que, desesperados, informaram que um garoto estava afogando no rio.

O Cabo solicitou apoio, acionou os Bombeiros e entrou nas águas do rio, junto com o pai da criança e conseguiu salvá-la. Ela estava sem sinais vitais e, com o apoio do Soldado Marcos Lúcio, o militar iniciou o procedimento de reanimação da vítima. Após algum tempo, o garoto reagiu e expeliu grande quantidade de água. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, ele foi socorrido para a Policlínica de Benfica, onde ficou sob cuidados médicos. (Sheila de Ângelis)

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

POLICIAL DO PROERD MOVIMENTA A COMUNIDADE ESCOLAR EM MANHUMIRIM/MG


Manhumirim/MG - O Policial Instrutor do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas (3.º Sgt Silvino) demonstra todas suas habilidades técnicas para promover a prevenção entre crianças e adolescentes das escolas do município, o que acaba sendo reconhecido pelos discentes, comunidade escolar e principalmente pelos pais e familiares das crianças e adolescentes atendidos pelo PROERD.


PROERD - Ferramenta de prevenção utilizada pela PMMG junto a ESCOLA e FAMÍLIA.

domingo, 8 de maio de 2011

PROERD SUCESSO TOTAL


Em Alfenas/MG, 19 de Abril de 2011, aconteceu nas dependências da Escola Estadual Dirce Moura Leite, uma Reunião com os Pais ou responsáveis dos alunos dos 5º anos, da citada escola e participação também do Centro Educacional Brilho do Saber, sendo a palestra de prevenção proferida pelo 3º Sgt PM Jaime (Instrutor do PROERD – Programa Educacional de Resistência às drogas), representando a 18ª Cia PM Ind, foram abordados diversos assuntos, como destaques: Responsabilidades e Deveres por parte dos envolvidos no curso; as conseqüências causadas à saúde quanto ao uso de cigarro, bebida alcoólica e outras drogas; o respeito aos amigos e aos professores nas escolas; a valorização da família e comportamento em seu cotidiano.

Houve um retorno positivo e a demonstração de preocupação dos familiares em promover investimentos de hábitos saudáveis aos jovens, onde o palestrante enfatizou a importância dos trabalhos de prevenção.

Ocorreu um momento em que uma senhora disse que tomaria providências imediatamente, no sentido de colocar em prática o que aprendeu e os participantes elogiando a Polícia Militar pela iniciativa.

Evento ficou evidenciado o triangulo das três forças: Escola, Polícia Militar e Família.

Assessoria de Comunicação Organizacional – 18ª Cia PM Ind

sábado, 7 de maio de 2011

POLICIAL PROERDIANA REALIZA PALESTRA PARA PAIS EM TRÊS CORAÇÕES/MG


Três Corações/MG - Sabemos que é fundamental a participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos. Vivemos em um mundo globalizado onde é possível diferenciar vários tipos de pais, o pai atento e preocupado, que vai à escola com regularidade, que participa nas reuniões e das atividades da escola; o pai que só vai à escola quando é convidado a ir, que não aparece nas reuniões porque não tem tempo, não participa das atividades porque as considera uma perda de tempo; o pai perfeitamente despreocupado do filho, que não sabe e nem quer saber o que anda acontecendo na escola; o pai completamente alheio que só se posiciona mediante uma situação no qual de imediato julga ser responsabilidade exclusiva do estabelecimento de ensino.

A Escola é um prolongamento do lar, onde o aluno socializa com o outros e partilha o seu dia-a-dia, portanto é fundamental a participação dos pais na educação dos filhos.

Foi com este objetivo, que ontem em Três Corações, a Cb PM Lenise Aparecida Paulino esteve reunida com pais de alunos da Escola Municipal Zilah Rezende Pinto.

Durante a reunião, os pais puderam conhecer de perto o trabalho de prevenção realizado pela Polícia Militar em Três Corações, através do PROERD e durante a explanação a proerdiana evidenciou a necessidade dos pais estarem mais atentos e presentes na vida dos filhos, falou ainda do papel da Escola e principalmente da interação que deve existir entre família e escola.

Assessoria de Comunicação Social – 16ª Cia PM Ind.
Disponível em www.pmmg.portalregional.mg.gov.br

JUIZ DE FORA - PMMG PROMOVE AÇÃO SOCIAL


Juiz de Fora/MG (06/05/11) - O 27º Batalhão promoveu, ontem, 5, uma ação social no interior do Batalhão. O evento contou com o apoio do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) e Prefeitura de Juiz de Fora.

A atividade, em homenagem ás mães, trouxe à comunidade que participou do evento diversas atividades, sendo disponibilizadas várias estações com prestações de serviços como testes de glicemia, hepatite C, aferição da pressão arterial, aplicação de vacina contra a gripe, ações de atenção à saúde materna e palestra direcionada à mulher.


A comunidade aproveitou as atividades para colocar a saúde em dia avaliando positivamente o evento realizado de forma inovadora dentro de um Batalhão de Polícia.

Foi realizado pela Polícia Militar uma blitz comemorativa ao Dia das Mães com participação da equipe do HU e com cerca de 20 crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd que, no momento da abordagem ofertavam às mães um cartão acompanhado de bombons, perfumes e uma rosa.

O evento durou toda amanhã desta quinta-feira, que contou ainda com a distribuição de brindes, presentes, oficina de corte de cabelo e maquiagem, pipoca, além da apresentação da Banda de Música e do Canil da PMMG.

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br

terça-feira, 3 de maio de 2011

PAIS DÃO LIÇÃO DE CIDADANIA E PARTICIPAM DE CURSO DE PREVENÇÃO AO USO/ABUSO DE DROGAS

Nepomuceno/MG (04/05/11) - O Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas aplicado na Subárea da 112ª Cia PM continua em ação.

Na última segunda-feira (02/05/11), ocorreu em Nepomuceno/MG a formatura da segunda turma do Proerd Pais, tendo a participação de 34 pais, os quais receberam das mãos do Policial Instrutor (Cb Márcio), o certificado de conclusão do curso, o qual materializa o conhecimento recebido por estes pais, que a partir de agora estarão aptos para lidarem com as situações que envolvem os riscos e conseqüências advindas de contatos com pessoas que são usuários de Drogas.

O Proerd Pais aborda temas relacionados à convivência de pais de crianças/adolescentes, que convivem com fatores de risco, que possam em algum tempo da vida acabar experimentando drogas, que consequentemente dificultará a convivência harmoniosa e pacífica de uma família estruturada.


PROERD – PAIS – UNIDOS EM PROL DE UMA FAMÍLIA FELIZ!

Assessoria de Comunicação Organizacional do 8.º BPM