quinta-feira, 21 de novembro de 2013

18ª RPM realiza curso de capacitação do PROERD


O curso está sendo realizado pela 18ª Região de Polícia Militar até o dia 29 de novembro. O objetivo é capacitar Policiais Militares para atuarem junto aos estudantes do 5º ao 7º ano do ensino fundamental, na conscientização para prevenção ao uso de drogas. 

O curso terá carga horária de 82 horas e será realizado em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS, campus de Machado, sendo as aulas ministradas nas dependências do Centro de Excelência do Café.


São 36 Policiais Militares que realizarão o curso, sendo 11 da 18ª RPM - Poços de Caldas, e as demais vagas distribuídas para a 17ª RPM (Pouso Alegre), 7ª RPM (Divinópolis), 6ª RPM (Lavras) e 5ª RPM (Uberaba). Os militares serão capacitados de acordo com o novo currículo do PROERD, versão intitulada “Caindo na Real”, visando a aplicação em escolas das redes pública e particular, bem como orientar os jovens estudantes sobre as diretrizes estaduais de prevenção da demanda e da oferta de drogas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 18ª RPM

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Proerd: uma evolução constante!

Entre os dias 02 e 04 de setembro, foi realizada uma reunião de nivelamento na Comunidade Terapêutica Adequar, em Betim/MG, onde a Equipe de Treinamento do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas – se atualizou para ministrar aulas e treinamentos baseados no novo currículo para o 5° ano do ensino fundamental.
Personagens do novo currículo Proerd 5º ano

Participaram da reunião o Capitão Deon, da cidade de Perdões, e a Tenente Bianca, de Varginha, que ficarão com a responsabilidade de atualizar os instrutores da 6ª Região da Polícia Militar. Além dos Policiais Militares mineiros do Proerd, JCC e Patrulha Escolar, também participaram Policiais Militares do Rio Grande do Sul (Brigada Militar), Paraná, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte.
Maj Ferraz apresenta o novo currículo aos Policiais Militares

Desde 1983, o programa D.A.R.E./Proerd tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são o diferencial desse Programa. 
Cloves Benevides - Subsecretário Estadual de Políticas sobre drogas/MG

O Currículo Proerd “Caindo na REAL” para o 5º ano do Ensino Fundamental mantém esse compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para se fazer escolhas seguras e responsáveis. 
Casal de Pastores dirigentes da Clínica ADEQUAR

Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do jovem cidadão. 
Integrantes da Brigada Militar saboreando um chimarrão, tchê!

Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, o currículo promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção. 
PM do Rio Grande do Norte e PM Orientador do JCC-Proerd/MG 

O Novo Currículo Proerd “Caindo na REAL” para o 5º ano foi projetado com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (Socio-Emotional Learning Theory - SEL). A teoria SEL identifica as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo: 

-autoconhecimento e auto-gerenciamento; 
-tomada de decisão responsável; 
-compreensão dos outros (alteridade);
-habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal; 
-lidar com desafios e responsabilidades. 

O novo currículo para o 5° ano começará a ser aplicado nas escolas em Minas Gerais no ano de 2014.

Proerd e Polícia Militar: Nossas crianças longe das drogas!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Formatura do PROERD foi muito prestigiada em Nepomuceno/MG

Em Nepomuceno/MG, na noite de quinta-feira (28/08),  às 19:00 foi celebrada no ginásio Felipe Capelo mais uma grandiosa formatura do ProerdPrograma Educacional de Resistência às drogas.

Público e autoridades locais prestigiaram o evento

Diante um ginásio totalmente lotado pelos alunos e seus familiares, a formatura contou com a presença de diversas autoridades e lideranças comunitárias, tais como: Marcos Memento (Prefeito Municipal); Rodrigo Caldeira Grava Brazil (Promotor de Justiça na Comarca);  Júlio Ezequiel (Vereador); Maria José Soares (Secretária de Educação); Wanderlei Spury (Secretário de Esporte e Cultura); Júnio César Amaral (Secretário de Assistência Social); Jorcelina Ferreira (Assessora do judiciário da Comarca); Marcos Pedroso (Presidente do Consep);  Cláudia Maria de Cristo (Presidente do COMAD e membro do  CONEAD/MG); Wellington Leandro de Aguiar (Conselheiro Tutelar); Juliana Zacaroni (Coordenadora do programa Minas Olímpica em Nepomuceno); José Maria Mendonça (radialista proprietário da FM Liberdade 104,9); Tenente Josirlei Alvarenga (Comandante do Pelotão PM de Nepomuceno).

Alunos recebem brindes

O evento também teve a participação de todas as diretoras das escolas das redes municipal, estadual, e particulares, juntamente com  seus respectivos professores; compareceram diversos empresários do município e diversos líderes religiosos e de organizações de bairros.

Brindes doados pela comunidade (8 bicicletas)

Durante a programação foram apresentadas peças teatrais e a entrega de prêmios arrecadados com doações do empresariado e particulares, arrecadando um total de oito bicicletas e mais de quinhentos troféus designados aos alunos de melhor desempenho comportamental, melhor redação, melhor trabalho em equipe, maior capricho. 

Performance teatral dos alunos do Proerd

Todos que compareceram ao evento saíram extasiados com as dinâmicas apresentadas pelos alunos Proerd. A melhor redação escolhida foi elaborada pela aluna Kailaine Barbosa Aguiar (Escola rural de Santo Antonio do Cruzeiro) da turma da professora Ligiane Oliveira Veiga Santos. Foram diversos momento de emoção a flor da pele, com a apresentação do teatro pela Escola Estadual Licas de Lima com alunos da turma do professor Rodrigo Cezar Reis,que também realizaram diversas homenagens ao Cabo Manoel, instrutor do Proerd.

Cb Manoel (Instrutor do Proerd) ao lado de aluna fomanda

Finalizando a programação o Cabo Manoel citou a grande importância da confraternização daquele evento que envolveu diversos conselhos e demais entidades em apoio maciço ao Proerd com doações e voluntariados, além das autoridades constituídas, os quais reforçaram a rede protetiva de enfrentamento ao consumo e tráfico de drogas e a violência no município de Nepomuceno, confirmando que a união faz a força e promove o futuro saudável de nossas  crianças e adolescentes na construção da paz social

Fonte e fotos: NCO Pel Nepomuceno

Na manhã de quarta-feira (28/08), às 10:00 do auditório da Escola Municipal Cantinho Feliz, em Ingaí/MG, foi realizada, pelo Cabo Rodrigues, Instrutor do Proerd, uma palestra com o tema "Drogas, Família e Conscientização" para pais de alunos daquele educandário. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas dentre educadores e autoridades daquele município.

A Polícia Militar de Minas Gerais, representada então pelo instrutor proerdiano atendeu a um pedido formal da escola que entende a importância da família na conscientização quanto ao uso e abuso de drogas.

O Cb Rodrigues iniciou a palestra explicando aos presentes sobre o Proerd e seus objetivos. Em seguida mostrou os resultados quantitativos do programa no ano de 2012 onde foram atendidos mais de 8123 alunos em 121 escolas diferentes.


Naquele ano, 323 turmas de alunos, em 20 cidades da área do 8º BPM receberam a visita de policiais fardados uma vez por semana para falar sobre as consequências do uso e abuso de drogas.

O militar também comentou sobre uma recente pesquisa acadêmica de pós graduação realizada pelo Cap Deon (também instrutor Proerd), sobre a eficácia do Programa Educacional de Resistência às Drogas na cidade de Lavras.

Dentre elas destacou que, em média, a nota atribuída ao Proerd pelos professores e diretores foi de "9,61", sendo que mais da metade dos entrevistados deram nota "10".

O restante da palestra foi uma visão geral sobre as drogas mais comuns encontradas no Brasil e a importância do diálogo dos pais com os filhos sobre este assunto. 

Ao final o Prefeito Municipal fechou a palestra agradecendo a Polícia Militar por desenvolver o Proerd em sua comunidade.

Fonte: Núcleo de Prevenção Ativa do 8º BPM

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Formatura do Proerd em praça pública foi um show de prevenção em Oliveira/MG


Na sexta-feira (23/08), às 19:00 foi realizada a formatura do Programa Educacional de Resistência às drogas - Proerd que contou com a presença de mais de 500 alunos  das redes públicas de ensino municipal e estadual da cidade de Oliveira/MG. 

A inédita formatura ao ar livre em plena Praça XV de Novembro, no centro da cidade, foi um verdadeiro show de prevenção, pois os formandos, perante toda a sociedade oliveirense, prestaram um compromisso público com os ensinamentos adquiridos e foi uma maneira de comemorar os 10 anos de aplicação do Proerd na área do 8º BPM.

Além da importante presença dos alunos, seus pais, professores, diretores, demais autoridades e comunidade em geral, também estiveram presentes marcantes a Banda de música do 8º BPM, o mascote PM "Amigo Legal e o mascote do Proerd  "Darezinho".  

O evento em praça pública foi coordenada pelo comandante da 59ª Cia PM, Cap PM Juarí Alexandre dos Santos que contou com apoio  dos Instrutores do Proerd  da 59ª Cia PM: Cb Juliana, Sd Oliveira, Sd Ferreira e Sd Paula Bethania.

Vinte alunos das melhores redações de cada turma receberam medalhas Proerd e entre estas as três melhores receberam premiações, sendo para o 3º lugar um mix de brindes diversos, 2º lugar um agasalho Personalizado do Proerd e o 1º lugar foi uma bicicleta para o aluno Arthur Santos Luís, da Escola Estadual Desembargador Continentino. 

Fonte e fotos: NCO 59ª Cia PM

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Semana de prevenção às drogas em Cana Verde/MG


As comemorações da Semana Nacional de Prevenção às Drogas no município de Cana Verde  foram realizadas a partir da organização do COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas  sobre Drogas) e contou com a colaboração da Prefeitura Municipal, Secretarias de Assistência Social, Esportes, Educação e Cultura, Escolas, PSF,  Projeto Vida Nova , CRAS e Polícia Militar.

O tema proposto, visto a realidade do município, foi  “EU CURTO UMA VIDA SEM DROGAS... E VOCÊ?”

A Semana contou com várias atividades como incentivo ao esporte, palestras educativas, torneio de futsal, estréia da Escolinha de Futebol Cana Verde Futebol Clube no torneio regional, tenda da saúde e passeata em prol da prevenção ao uso de drogas.

Fonte e fotos: COMAD Cana Verde/MG

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dez anos de aplicação do PROERD em Lavras/MG e no 8º BPM

Hoje (05/07) completam-se 10 anos da primeira formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD na cidade de Lavras e no 8º BPM. Cerca de 280 alunos de 9 escolas lavrenses receberam as aulas de prevenção ao uso de drogas entre os meses de fevereiro e julho de 2003. 

A chegada do PROERD em Lavras no ano de 2003 demonstrou que a Polícia Militar de Minas Gerais iniciava um ciclo de educação preventiva inédita na área de atuação do 8º BPM. A princípio, o fato de ver um Policial Militar, fardado, interagindo com o público estudantil em locais públicos (escolas, praças, ginásios, etc), causou uma certa estranheza na sociedade local e também entre o público interno da PMMG; mas a primeira formatura do PROERD serviu como um “quebra gelo”, pois na época o Ginásio do LTC ficou lotado e a comunidade lavrense testemunhou  o início de uma estratégia de prevenção primária realizada pela PMMG, no ambiente escolar, tendo como público alvo as crianças e adolescentes. 
Primeira formatura PROERD do 8 BPM em Lavras - 050703

Os alunos das primeiras turmas do PROERD atualmente estão na faixa etária de 20 a 21 anos; alguns já se casaram, outros estão no mercado de trabalho e muitos continuam estudando (cursos técnicos ou universitários) e alguns deles inclusive participaram de uma pesquisa sobre a “Análise do PROERD em Lavras.” (SILVA, 2013).

Com o decorrer dos anos, a equipe do PROERD no 8º BPM aumentou o número de Instrutores, os quais passaram a atuar em diversas cidades e disseminando a cultura de prevenção ativa entre o público estudantil. Nesses anos também ocorreram diversos workshop, seminários, congressos e conferências que contribuíram para a atualização dos currículos. Atualmente o PROERD é aplicado nos currículos de Educação Infantil, 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e PROERD Pais. Provavelmente no 2º semestre de 2013 ocorrerá nova atualização do currículo do 5º ano.

Desde fevereiro de 2003 até julho de 2013 na cidade de Lavras foram atendidos  17.994 alunos do PROERD nos 5º e 7º anos; já em toda área do 8º BPM, composta de 25 cidades, foram atendidos  69.272 alunos  entre 2003 e 2013. 

Recentemente, por ocasião do Curso de Especialização em Segurança Pública realizado pela Academia de Polícia Militar (APM) e Fundação João Pinheiro (FJP), foi realizada uma pesquisa analisando o PROERD na cidade de Lavras entre 2003 e 2012. Para consecução do trabalho acadêmico utilizou-se a pesquisa por amostragem proporcional estratificada entre os alunos e ex-alunos do PROERD. Vejamos alguns resultados:

A nota média geral atribuída pelos alunos e ex-alunos ao PROERD foi 9,44;  quanto à atuação do Policial Militar como Instrutor do PROERD em sala de aula,  76% dos pesquisados julgaram “ótimo”; 91% dos respondentes alegaram não terem usado algum tipo de droga nos últimos 30 dias antecedendo a pesquisa. Ressalta-se que dos 9% que alegou ter usado drogas, prevaleceu a bebida alcoólica (principalmente entre ex-alunos que atualmente estão com 19 anos e na maioria do 3º ano do ensino médio e universitários). Dentre os respondentes, 90% não se envolveram em ocorrências policiais; dos 10% que tiveram algum envolvimento em ocorrência, somente 2,92% foram autores de atos infracionais diversos, os demais (7,08%) foram vítimas ou testemunhas.

Após consulta, verificou-se que 16 ex-alunos do PROERD praticaram 25 atos infracionais, sendo que quatro desses jovens contribuíram com 13 atos infracionais (portanto eram bastante reincidentes). Dentre os 25 atos infracionais cometidos pelos ex-alunos do PROERD, somente 3 são relativos ao consumo de drogas e 3 referentes ao tráfico de drogas.

Entre 2003 e 2012 na cidade de Lavras/MG a Polícia Militar registrou 236 ocorrências relativas ao uso de drogas envolvendo crianças e adolescentes, dos quais, somente  1,27%  tiveram aulas do PROERD. No mesmo período foram registradas 207 ocorrências de tráfico ilícito de drogas envolvendo crianças e adolescentes, sendo que apenas 1,44% foram de alunos/ex-alunos do PROERD.

Ainda foram pesquisados alguns diretores e professores de escolas que tiveram o PROERD em Lavras entre 2003 e 2012, sendo que a nota média geral dada ao programa pelos educadores foi de 9,61, sendo que 98% dos respondentes acham que o PROERD deve continuar a ser aplicado nas escolas, pois auxilia na socialização secundária e  67%  dos respondentes afirmaram que nas escolas não há outro programa ou projeto de prevenção ao uso indevido de drogas, exceto o PROERD e 92% afirmou que nenhuma outra instituição (exceto PMMG através do PROERD) realiza regularmente algum tipo de intervenção preventiva na escola do respondente.

Desta forma, somando-se as notas atribuídas pelos alunos (9,44) e educadores (9,61), nesses 10 anos de aplicação em Lavras/MG, o PROERD recebeu uma nota média de avaliação de 9,52.

O estudo cientifico sobre o PROERD em Lavras foi muito importante para se analisar a qualidade e eficiência desse programa de prevenção primária, no entanto, o fato mais relevante é o apoio, a credibilidade, a parceria e a legitimidade que a comunidade lavrense e da região confiou a Polícia Militar, acolhendo os Instrutores proerdianos de braços abertos em todos os educandários, para que a atividade de prevenção ao uso de drogas chegasse até ao público infanto-juvenil.

PROERDesforço cooperativo entre Família – Escola e Polícia, para conscientizar nossas crianças e adolescentes sobre as drogas!

Fonte e foto: Núcleo de Prevenção Ativa do 8º BPM
Logotipos criados por Sd Almeida e Sd Ferreira
Dados da pesquisa retirados da monografia: “Análise do PROERD em Lavras/MG

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Campo Belo comemora a Semana Nacional e Estadual de Prevenção às drogas


Em comemoração a Semana Nacional e Estadual de prevenção às drogas, a Polícia Militar, juntamente com o COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre drogas), Escolas municipais, estaduais e particulares, PROVIN – Projeto Vida Nova, Território Aliança, com apoio da sociedade, realizaram diversas ações durante a semana, como palestras, teatro, dança. 

O território Aliança que é vinculado ao PROVIN – Projeto Vida Nova, lançou o tema “Quem se informa não usa drogas” e também desenvolveu ações na I Semana de Combate às Drogas de Campo Belo.

Em destaque no dia 27 de Junho na parte da manhã foi a caminhada de enfrentamento às drogas, onde as crianças e adolescentes carregaram cartazes com dizeres sobre os malefícios das drogas.

A caminhada contou com a participação de diversos setores da sociedade e aproximadamente 400 crianças e adolescentes. 

Toda a comunidade apoiou e aplaudiu a ação.

Fonte e fotos: NCO 161 Cia PM

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alunos do Proerd dão show em mais uma formatura em Cristais/MG

Ocorreu em Cristais/MG, na última quarta-feira (26/06) os instrutores PROERD (Programa Educacional de Resistência a drogas), Cabo Silvana, Cabo Emerson em conjunto com os Professores das Escolas Estaduais Antero Maia e Padre Celso Pinheiro, realizaram a formatura de seis turmas do 5º ano do ensino fundamental.


Com muita vibração e alegria os alunos cantaram e dançaram o hino do PROERD e receberam seus diplomas.


O Capitão Rodrigo de Fátima Afonso, Comandante da 161ª Cia PM de Campo Belo e os instrutores do PROERD, receberam homenagens.

A formatura terminou com uma bela demonstração de carinho entre professores, instrutores do PROERD e alunos.


A Polícia Militar agradece a todos que colaboraram com o PROERD e contribuíram para que nossas crianças fiquem longe das drogas.

Fonte: NCO 161 Cia PM

Caminhada da Paz contra o crack e outras drogas em Nepomuceno/MG

No último  sábado (22/06), foi realizada a “Caminhada da paz contra o crack e outras drogas" na cidade de Nepomuceno sob a coordenação do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas – COMAD, através de sua Presidente, Sra. Cláudia Maria de Cristo (que também é uma integrante do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas - CONEAD-MG).

Mobilização em Nepomuceno reuniu mais de 2.000 pessoas

O evento foi  idealizado pelo Cabo Manoel – Instrutor do PROERD e contou com apoio de diversos órgãos, entidades e conselhos de Nepomuceno, tais como: CONSEP - Conselho Comunitário de Segurança Pública; OAB - Ordem dos Advogados do Brasil; Prefeitura Municipal; Conselho Tutelar;  líderes religiosos e voluntários de diversas áreas do comércio local e escolas municipais, estaduais e particulares.

Caminhada pela paz uniu diversas entidades em Nepomuceno

Compareceram aproximadamente mais de 2.000 pessoas que bradavam o grito ‘’VIDA SIM, DROGAS NÃO!’’. A caminhada percorreu por todas as ruas do centro da cidade e contou com a participação de crianças do Núcleo Educacional Curumim; Projeto Minas Olímpica, com as quais o Cabo Manoel faz um trabalho voluntário com aulas de percussão, música e artes; daí as crianças se apresentaram com uma banda de percussão montada com 120 alunos dos dois órgãos citados, que por onde passavam balançavam a multidão que aderiam à caminhada. 


Cb Manoel - Instrutor do Proerd e voluntário no grupo de percussão

Foi também apresentada uma peça teatral composta pelos alunos PROERD da Escola Estadual Licas de Lima em um palco montado com toda infraestrutura de som e imagem que emocionou a todos os presentes. 

Alunos do Proerd atuam em peça teatral de prevenção

Durante o trajeto da caminhada foi o ponto mais emocionante foi o ABRAÇO DA PAZ que foi realizado em torno da Praça Cônego Menezes local onde se nos finais de semana ocorrem os encontros da juventude nepomucenense; na oportunidade todos entoaram com muita emoção  o hino nacional e a canção do PROERD.

Abraço da paz - participantes abraçam a Pça. central da cidade

Ao final do evento foram oferecidos algodão doce, lanches, refrigerantes, pipoca, cama elástica, balões e diversas outras brincadeiras às crianças participantes.

Evento mobilizou toda comunidade

A caminhada foi um ponto histórico na cidade de Nepomuceno e ficará marcada para sempre na memória das crianças, adolescentes, jovens e demais participantes.

O comandante do pelotão de Nepomuceno, Tenente Josirlei esteve presente a toda a caminhada e durante o seu planejamento, sendo participante ativo do COMAD e CONSEP. O comandante deste pelotão demonstrou total interesse e apoio às ações de prevenção.

Fonte e fotos: NCO Pel Nepomuceno

sábado, 8 de junho de 2013

O ECA e sua função na contemporaneidade

Os padrões de educação e criação de filhos tem mudado ao longo dos anos. Para cercear essa mudança muitas vezes inapropriada foi constituída leis que admoestam a convivência dos menores.

O Estatuto da Criança e do Adolescente veio para proteger os filhos das mudanças, uma vez que alguns pais estão oferecendo maus exemplos e toda sorte de violações morais, ao invés de desenvolver as capacidades dos filhos para que eles venham a se tornar cidadãos éticos na sociedade. A família está perdida e acaba achando que a escola é que tem que educar seus filhos. A família é responsável pela educação, pela moral, pelo repasse de valores e a escola, pela formação de habilidades para competências na vida adulta.

Neste contexto, nós que nos importamos e que priorizamos nossos filhos, o melhor que podemos fazer é sermos consistentes na formação dos menores, sendo que o limite, o respeito e o repasse de valores, sempre favorecem a conscientização cidadã.

Mas, nada disto terá qualquer significado se não for mediado pelo exemplo dos adultos; nossos filhos são frutos do meio, porém é na relação familiar que os verdadeiros valores se formam e se consolidam.

De nada adianta os pais darem limites, como assistir à tevê só em determinadas horas, cobrar respeito ao próximo, exigir que não falem palavrão, se eles burlam as leis e os valores morais e adotam uma postura ainda pior a que recriminam: "faça o que eu falo, mais não faça o que eu faço", esse discurso não cola mais.

Suas atitudes valem mais que mil palavras. Busque ações simples e concretas que possam ajudar seu filho a assumir responsabilidades de forma coesa e correta!

Lembre-se: "a palavra convence, o exemplo arrasta". Seja um modelo a ser seguido.

Polícia Militar, educar para não precisar reprimir!

Fonte: ACO 8º BPM
Imagem ilustrativa da internet

sábado, 25 de maio de 2013

Instrutores proerdianos participam do programa de rádio “Mesa Redonda”em Campo Belo/MG

Campo Belo/MG (25/05) – Os Policiais Militares Instrutores do Proerd (Cb Silvana e Cb Emerson) participaram do programa "Mesa Redonda" da rádio Clube AM Campo Belo, no horário das 10:00 às 12:00, onde puderam comentar sobre a importância e a maneira de atuar do PROERD nas escolas de Campo Belo e região, onde estão sempre juntos das turmas do 5º e 7º anos.

Alguns alunos do 7º ano da escola Professor José Monteiro juntamente com seus pais também se fizeram presentes ao programa.

Ficou a certeza do importante trabalho de prevenção primária realizado pela Polícia Militar através do PROERD e da forte parceria entre PM e os meios de comunicação locais na divulgação das ações preventivas visando sempre a Paz Social.

A PM agradece à Rádio Clube AM pela oportunidade e aos alunos e pais que testemunharam a eficácia do PROERD na vida de seus filhos.

Fonte: NCO 161ª Cia PM